Desentupimento de esgoto: quais os melhores métodos para adotar?

O desentupimento de esgoto é a maneira correta de resolver o problema de entupimentos em canos e deve ser feito tanto de forma corretiva como em uma estratégia preventiva.

Além disso, é fundamental conscientizar todos sobre simples atitudes, mas que são efetivas para evitar a recorrência desse problema para, consequentemente, reduzir os gastos quando as complicações já se instalaram.

Outro ponto é não utilizar meios sem eficácia comprovada para fazer o desentupimento de esgoto e piorar ainda mais a situação, sendo aconselhável buscar ajuda especializada nesse serviço.

Quer saber mais sobre os métodos para adotar em caso de desentupimento de esgoto? Então, não deixe de ler nosso artigo sobre o assunto!

Consequências do entupimento do esgoto

O esgoto é o resultado dos líquidos provenientes das atividades domésticas e profissionais, e são originárias da água do banho, lavagem de roupas, descarga de vaso sanitário, utilização de máquina, entre outros.

Quando ocorre o entupimento do esgoto, além do mau cheiro, é possível que ocorram alagamentos e o líquido que ficou exposto acaba constituindo uma fonte potencial de doenças devido à quantidade de microrganismos que sobrevivem nesse ambiente.

Outra complicação importante é o problema na infraestrutura do local gerando transtornos para as edificações com a necessidade de serviços mais complexos para a resolução completa daquela situação.

Medidas preventivas para evitar o entupimento do esgoto

O desentupimento de esgoto é uma ação necessária devido ao acúmulo de dejetos nos canos, impedindo a passagem do líquido para o seu destino, que na maioria das vezes é uma estação de tratamento.

Para evitar as consequências desse entupimento, listamos a seguir algumas medidas preventivas. Acompanhe conosco.

Não deixe cair restos de comida no ralo da cozinha

Nessa situação, o acúmulo de comida mais consistente dentro dos canos diminui a passagem do líquido, criando pequenos focos de contenção. Sendo assim, verifique constantemente os ralinhos e se restos de alimentos passaram pelo bojo da pia.

Não jogue objetos sólidos pelo encanamento

Nessa condição, os objetos sólidos jogados podem gerar uma obstrução no encanamento causando pressão positiva e, com isso, aumentar a possibilidade de ruptura. Pequenos objetos podem se aglomerar e causar uma obstrução significativa.

Não jogar gordura pelo ralo da pia

Como se trata de um líquido muito viscoso, a gordura dificulta a passagem dos demais dejetos dissolvidos em água, aumentando assim a resistência na parede do encanamento. Opte por armazenar a gordura em recipientes de plástico e vidro, e entregue nos postos de coleta destinados a essa finalidade.

Métodos para desentupimento de esgoto

O desentupimento de esgoto não é um processo simples, pois envolve diversas etapas entre a detecção do foco do problema e a indicação da solução mais adequada para os moradores da residência ou do condomínio.

Primeiramente, é importante descobrir o local exato do entupimento, considerando se o acesso é fácil ou requer utensílios para alcançar adequadamente o foco do problema, como escadas grandes.

Em seguida, é preciso saber qual é origem da obstrução do esgoto, se está relacionado ao acúmulo de objetos sólidos, provenientes de restos alimentares, se existe gordura na parte interna do encanamento ou se há algum ponto de fissura.

Após esse primeiro diagnóstico, recomenda-se avaliar a extensão do problema para iniciar algumas medidas caseiras plausíveis.

Jogue água quente e bicarbonato

Quando se despeja água quente para fazer o desentupimento de esgoto, tal ação tende a amolecer os objetos que estejam obstruindo o encanamento podem resolver o problema, caso não seja muito extenso.

O uso associado com bicarbonato de sódio é uma estratégia para acelerar o processo, pois gera uma reação química que facilita a dissolução dos resíduos domésticos que estejam encalhados no cano.

Por isso, recomenda-se o preparo de uma solução contendo uma porção de bicarbonato de sódio e meia porção de vinagre ambos diluídos em uma porção de água e em copos separados e jogue-a imediatamente dentro da pia. Em seguida, vede com pano e deixe em repouso por aproximadamente 30 minutos para a reação química acontecer.

Após esse período, despeje um balde de água quente para acelerar a reação e ajudar na remoção dos resíduos alimentares que ainda estejam incrustados no encanamento da cozinha do morador.

Utilize um arame comprido

Um arame comprimido pode ajudar no desentupimento de esgoto, pois ele poderá alcançar lugares mais profundos daqueles que se consegue ver. Além disso, esse material é mais resistente e não se desintegrará durante o processo.

Para tanto, o morador deve buscar um arame com uma extensão adequada para que possa chegar profundamente dentro do encanamento, sem forçar as estruturas, procurando fazer movimentos intensos para identificar os obstáculos.

Caso se observe um obstáculo que esteja estreitando o encanamento e que os movimentos com o arame não estejam funcionando, pode-se intercalar essa prática com a introdução de água quente com detergente.

Busque empresas especializadas

O desentupimento de esgoto pode ser mais complexo do que se imagina. Por isso, se as práticas anteriores não forem suficientes, é aconselhável buscar ajuda especializada nesse assunto que oferecem serviços individuais e para condomínios.

Isso porque, as empresas do ramo contam com outras estratégias para desentupir um encanamento, tais como sistema a vácuo, hidrojateamento ou outras soluções conforme o problema apresentado.

O hidrojateamento, por exemplo, é feito quando um caminhão equipado com um grande reservatório de água projeta esse líquido por meio da mangueira e bombeia em sistema de alta pressão para desintegrar os materiais sólidos que estejam bem fixos no cano.

Já o sistema a vácuo promove a retirada dos dejetos por meio de sucção no cano, porém requer um equipamento especializado para essa atividade.

Além disso, os técnicos da empresa especializada conseguem analisar o problema como um todo, inclusive prevendo as consequências, por isso são cautelosos e objetivos quanto à implantação das medidas resolutivas.

O desentupimento de esgoto é uma solução para os problemas de obstrução do encanamento devido aos objetos incrustados, acúmulo de gordura e falta de conscientização dos moradores. Além do mau cheiro característico, se o desentupimento não for realizado, pode ocorrer riscos de alagamentos, proliferação de doenças, entre outras complicações. Dessa forma, quando surgirem esses problemas, é fundamental contratar empresas especializadas nessa prática para evitar danos maiores e prevenir complicações futuras.

Agora que já sabe sobre a importância do desentupimento do esgoto, entre em contato conosco e entenda como podemos ajudar!


Fortaleza Desentupidora

Desentupidora 24h em São Paulo.
R. Javaés, 626/630 São Paulo, SP
Tel: 0800 3333 3000

Atendimento premiado

Vencedora por 8 anos consecutivos do Prêmio Internacional Quality Brasil em atendimento.

Garantia de qualidade

Todos os nossos serviços oferecem prazo de garantia.

Sustentabilidade

Respeitamos o meio ambiente e nossos procedimentos incluem apenas descarte de esgoto em estabelecimentos credenciados.