ATENDIMENTO 24 HORAS

4 Dicas para evitar entupimento em condomínios

Já aconteceu de sentir um cheiro ruim vindo do apartamento vizinho, do ralo da pia retornar a água, ou até mesmo o teto do banheiro começar a pingar água? Todos esses fatores são indícios de um dos piores males que podem ocorrer em um imóvel: entupimento no condomínio!

Quando ocorre obstrução no encanamento, além de todo o desconforto e constrangimento causado, uma série de outros problemas, ainda mais graves, podem surgir. Sendo assim, aquela velha máxima de que é melhor prevenir do que remediar é sempre válida. Portanto, separamos a seguir, 4 dicas para evitar problemas de entupimento em condomínios, acompanhe!

Como é feita a manutenção preventiva?

É extremamente importante que o condomínio adote uma política de manutenção preventiva. Limpeza de caixa de gordura, e manutenção da tubulação em geral, por meio de uma empresa especializada, evitará dores de cabeça futuras aos moradores.

Proteger os ralos

Grades e protetores nos ralos ajudam a barrar a passagem de dejetos, restos de comida e demais materiais que possam acumular nos canos e obstruir a passagem de água. Use-os sempre!

Não use vaso sanitário como balde de lixo

Sabia que muitas vezes, o descarte de produtos e materiais sólidos e duros no vaso sanitário é o principal agente causador do entupimento em condomínios?

O povo costuma jogar de tudo, desde preservativos até absorventes higiênicos, bem como materiais que obstruem o encanamento. Portanto, procure jogar o lixo apenas no lixo.

Óleo e gordura na pia? Nunca!

Você cozinhou, fez aquele prato especial, e descartou o óleo da fritura no ralo da pia? Sabia que ele pode endurecer, se incrustar no encanamento e entupir a tubulação?

A mistura de gordura e óleo é extremamente nociva ao encanamento. Procure separar esse material em garrafas pet e dê o destino adequado a eles. Há opções sustentáveis, como a fabricação de sabão.

Como prevenir o entupimento no banheiro?

Durante o banho é muito comum ocorrer queda dos fios de cabelo, o ideal é fazer a remoção desses fios do ralo ao finalizar o banho, isso evita o entupimento e também previne aquele odor desagradável que pode sair do ralo quando o fio está deteriorando.

Após fazer a barba na pia, é necessário recolher os pelos e jogá-los no lixo, pois eles também podem causar um entupimento.

Como funciona o encanamento de um condomínio?

Os condomínios possuem duas redes de encanamento, uma horizontal que é destinada ao encanamento dos apartamentos, sendo a responsabilidade de cada morador, e uma vertical que é destinada ao condomínio, é também responsável por conduzir o esgoto ao local adequado.

Esses encanamentos de condomínio seguem um padrão de cores para facilitar a localização. Sendo elas:

  • água limpa: encanamento verde;
  • esgoto: encanamento marrom;
  • parte elétrica: encanamento cinza;
  • água quente: encanamento azul;
  • hidrante: encanamento vermelho;
  • gás: encanamento amarelo.

De quem é a responsabilidade do problema?

O primeiro passo é conseguir localizar a origem do problema, saber se o vazamento vem de uma tubulação horizontal ou vertical. Se o problema tiver origem na tubulação vertical, é um problema no abastecimento geral e o responsável por isso é o síndico.

É de extrema importância que o síndico contrate uma empresa especializada para fazer manutenção preventiva a cada 6 meses, como já falamos, a manutenção é sempre a melhor saída para evitar este tipo de problema que causa tanta dor de cabeça para os moradores.

Se o problema estiver em uma tubulação horizontal, ele está relacionado a alguma unidade individual, e neste caso é responsabilidade do morador contratar e arcar com os custos do conserto. 

Quais os principais métodos de desentupimento?

Apesar do entupimento de cano causar bastante dor de cabeça, existem algumas maneiras de resolver este problema, quando os entupimentos não são tão graves é possível tentar resolvê-lo com alguns métodos simples:

Desentupidor caseiro

É aquele objeto de borracha facilmente encontrado nas casas de construção, ele consegue criar um vácuo no ralo, removendo a obstrução e normalizando o fluxo de passagem de água. 

Arame

É bastante utilizado quando a obstrução está a uma curta distância, e é causada por objetos sólidos ou acúmulo de cabelos. 

Bicarbonato de sódio

É utilizado principalmente em entupimentos de ralos de pia de cozinha, a mistura do bicarbonato com água quente causa um efeito efervescente fazendo com que a gordura desgrude da tubulação.  

Assim, o entupimento em condomínio pode afetar qualquer local em diferentes momentos. É de extrema importância que seja realizada uma manutenção preventiva a cada seis meses, o ideal é contratar uma empresa especializada e de confiança, como a Fortaleza, uma empresa desentupidora consolidada no mercado, que tem equipes disponíveis 24 horas e ainda dão garantia do trabalho realizado, além de fazer a manutenção preventiva. 

A empresa conta com profissionais capacitados e equipamentos de última geração e também atuam realizando desentupimento com a técnica de hidrojateamento, e diversos outros serviços.

Se o condomínio entupiu, não se desespere! A Fortaleza Desentupidora é a solução. Entre em contato conosco!

Últimas do blog