ATENDIMENTO 24 HORAS

Água da pia do banheiro não desce? Saiba o que fazer

Todos nós já passamos por isso: você está lavando as mãos ou escovando os dentes e, de repente, percebe que a água da pia do banheiro não está descendo como deveria. Esse problema comum pode ser frustrante e inconveniente, mas não se preocupe! Há várias medidas fáceis de colocar em prática que você pode adotar antes de recorrer ao encanador.

Neste artigo, vamos explorar os meios de prevenção a esse entupimento e fornecer dicas práticas e eficazes para resolver o problema e evitar que ele ocorra novamente no futuro. Continue lendo para descobrir o que fazer quando a água da pia do banheiro não desce!

O que fazer para desentupir a pia do banheiro?

Use água quente

Às vezes, o entupimento é causado por acúmulo de gordura e restos de sabonete, que podem ser dissolvidos com água quente. Despeje uma panela de água quente diretamente no ralo da pia. Um cuidado, porém, deve ser tomado: jamais despeje água fervente, pois você pode se queimar e ainda danificar a tubulação.

Despeje bicarbonato de sódio e vinagre

Essa mistura simples pode ajudar a dissolver resíduos orgânicos. Para isso, vire meia xícara de bicarbonato de sódio sobre o ralo. Em seguida, despeje a mesma medida de vinagre branco. Cubra o ralo com um pano e deixe a mistura agir por um período de 15 a 30 minutos. Enxágue com água quente (não fervente).

Use um desentupidor manual

Se a água da pia do banheiro não desce, você pode usar um desentupidor manual para remover bloqueios. Coloque o desentupidor sobre o ralo da pia, pressione e puxe o desentupidor vigorosamente várias vezes. Remova o desentupidor e veja se a água está descendo.

Verifique o sifão

O sifão, a peça em forma de U sob a pia, pode acumular detritos. Por isso, saiba que o problema pode estar nele. Nesse caso coloque um balde sob o sifão para coletar água. Desaperte as porcas do sifão e remova-o. Limpe o sifão com uma escova ou arame. Em seguida, reinstale o sifão e teste o fluxo de água.

Utilize um fio de desentupimento

Um fio de desentupimento (ou “cobra de encanador”) também pode alcançar bloqueios mais profundos. Para utilizá-lo, insira o fio no ralo e gire a manivela para avançar. Continue empurrando e girando até sentir resistência. Puxe o fio e retire os detritos presos.

Utilize produtos químicos

Os produtos desentupidores químicos podem ser usados, mas apenas como último recurso. Siga as instruções do fabricante com cuidado e use equipamentos de proteção. Há muitos componentes fortes na fórmula desses produtos, o que pode prejudicar a sua saúde e danificar a tubulação.

Como evitar que o problema ocorra?

Como diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar, não é mesmo? Por isso, confira algumas dicas para evitar o entupimento da pia.

  • Use um filtro de ralo para evitar que cabelos e detritos entrem no ralo;
  • evite despejar óleo ou gordura na pia;
  • tome cuidado para que cremes e géis não caiam na pia, pois eles são difíceis de escoar;
  • limpe o sifão regularmente.

Caso você perceba que a água da pia do banheiro não desce, você pode colocar em prática as dicas acima. No entanto, lembre-se de que o barato pode sair caro. Portanto, para evitar colocar a estrutura da pia e até a sua saúde em risco, contrate uma desentupidora especializada, como a desentupidora Fortaleza.

Se você gostou destas dicas, que tal compartilhá-las nas suas redes sociais? Faça a sua parte e leve informação de qualidade aos seus amigos!

Últimas do blog