O entupimento do vaso sanitário é um daqueles imprevistos mais corriqueiros e que mais geram desconforto às pessoas. Ele deixa o aspecto higiênico do ambiente comprometido. Além disso, inutiliza o uso do banheiro, por razões mais que óbvias, não é mesmo? É prejudicial tanto dentro de casa quanto em empresas.
Porém, é possível resolver esta questão de forma rápida, com alguns procedimentos simples, quando não se trata de um entupimento mais profundo. Saber como fazer isso é essencial para não ficar com o banheiro muito tempo parado, ou evitar um entupimento muito mais sério.
Veja a seguir, 3 dicas para desentupir o vaso sanitário sem sujeira.
Como prevenir entupimento do vaso sanitário?
Melhor do que tratar o problema, é fazer a prevenção. Assim, algumas dicas bem simples podem ajudar a evitar o entupimento do vaso. Para isso, é necessário não jogar objetos no vaso. Nunca descarte absorventes internos ou externos no vaso sanitário, preservativos, lenços umedecidos, papel higiênico, restos de comida, ou qualquer outro objeto.
Isso contribui muito para o entupimento. Tenha um local correto para descartar esses materiais próximo ao vaso, uma lixeira de banheiro. Caso seja um banheiro público, coloque uma placa orientando sobre o descarte correto do papel higiênico.
Isso porque, com a constância de descarte desses objetos, pode acontecer a obstrução do canal por onde passa a água e ocasionar em entupimentos de diferentes graus.
Realize a limpeza correta do vaso, pelo menos uma vez por semana. Com essas medidas é possível evitar os entupimentos leves e graves.
Quais as dicas para desentupir o vaso sanitário sem sujeira?
Além disso, existem direcionamentos para desentupir o vaso sanitário sem sujeira. Isso pode ser feito com algumas técnicas caseiras, onde não é necessário muito material. Somente um balde, água fervente, plástico filme ou saco de lixo, detergente e/ ou um desentupidor já podem dar conta do recado. Veja as dicas:
1. Jogue água fervente
Uma das práticas mais antigas de desentupimento consiste em ferver uma certa quantidade de água e jogá-la no vaso sanitário. O ideal é utilizar o aproximado a um balde médio, o que dá cerca de 4 a 5 litros de água.
Com a água fervida, despeje o conteúdo dentro do vaso sanitário e dê descarga ao mesmo tempo. Depois, note se a obstrução foi resolvida.
Ah, cuidado com esse processo para não se queimar, hein?!
2. Jogue detergente e água no vaso
Se apenas a água fervida não solucionar o problema, vamos para um plano B: ferva mais um pouco de água e dilua um pouco de detergente na solução.
Depois, jogue no vaso e dê descarga. Se necessário, repita o processo em até 3 vezes.
3. Use um desentupidor
Supondo que nenhuma das dicas acima surtiu efeito, uma outra alternativa é investir em um desentupidor de borracha.
Em primeiro lugar, verifique se há uma boa quantidade de água no vaso. Depois, encaixe o desentupidor e faça movimentos de sucção com o instrumento. Simultaneamente, dê descarga.
Normalmente, essa técnica dá certo e salva muitas vidas. Mas, se não funcionou, existem outras soluções disponíveis.
4. Vede totalmente a entrada de ar
Outra tentativa é vedar totalmente a entrada de ar no vaso sanitário. Isso pode ser feito com a ajuda de um plástico filme ou mesmo um saco de lixo.
Com ele, feche totalmente o vaso, certificando-se de que não restou nenhum local aberto. Depois desse processo, feche a tampa, sente em cima dela para aumentar a pressão e dê descarga por 30 segundos.
Esse processo pode resolver o problema em alguns minutos, pois cria vácuo e causa a pressão para a parte de baixo, exigindo com que a água desça. Isso normalmente ajuda a desentupir caso a obstrução seja leve.
O que fazer se nenhuma das dicas der certo?
Você tentou todas as quatro dicas para desentupir o vaso sanitário sem sujeira e, no entanto, nenhuma delas deu certo?
Pode se acalmar que estamos aqui para ajudar. Provavelmente você deve estar pensando que o problema pode ser mais grave do que imaginávamos, não é verdade?
Caso tenha tentado mesmo todas as alternativas e nenhuma funcionou, o ideal a ser feito é chamar um profissional para realizar esse processo de desentupimento. Ao insistir na solução caseira você pode, em alguns casos, piorar o entupimento e danificar encanamento ou a louça sanitária.
Porém, não se preocupe. A melhor dica vem agora: você pode contar com o suporte de uma empresa especializada em desentupimento de vaso sanitário e resolver rapidamente este problema que tanto nos chateia.
Como escolher uma empresa para desentupir o vaso sanitário?
Para isso, é possível contar com a Fortaleza Desentupidora e em poucos instantes, o vaso será desentupido por profissionais altamente qualificados. Isso é necessário pois, as dicas passadas servem para entupimentos simples.
Quando há uma grande obstrução da passagem, outras técnicas são necessárias, com os equipamentos corretos, que só uma empresa especialista em desentupimentos tem. Logo, não hesite em chamar para resolver logo o problema e não causar danos à estrutura.
Finalmente, lidar com a situação de um entupimento em vaso sanitário causa grandes transtornos para uma casa ou uma empresa. Isso porque limita o uso do ambiente e deixa a área com um aspecto sujo. Além disso, também pode deixar todo o espaço com mal cheiro e pouco funcional.
Para evitar esse problema, algumas dicas podem ser seguidas para tentar desentupir o vaso sanitário sem sujeira. Lembre-se de que comentamos que você pode usar água fervente com ou sem detergente, investir em um desentupidor ou criar um sistema de vácuo com plástico filme.
E se nenhuma dessas opções der certo, você pode contar com a ajuda de uma empresa especializada, pois trata-se de um entupimento mais sério. Somente especialistas conseguem utilizar os produtos e equipamentos certos para evitar que problemas sérios aconteçam.
Ah, e fica dica: para evitar esse tipo de problema, nada de jogar papel higiênico, absorvente ou outras coisas no vaso sanitário.
Se precisar de ajuda, fale com nossa equipe!