Um fato que costuma passar despercebido são os riscos de não fazer uma limpeza de caixa d’água adequada. Não importa o local, seja em um imóvel residencial, numa indústria ou empresa, uma caixa d’água contaminada oferece uma série de perigos para quem consome o conteúdo armazenado.
Há inclusive, várias doenças que são transmitidas por água contaminada, oriundas da não higienização deste reservatório tão importante no dia a dia das pessoas. Sem contar parasitas e vermes que se alojam no local quando o mesmo não é limpo com a frequência adequada.
Eles são um dos principais focos da limpeza de caixa d’água contaminada. Para saber mais, confira o post!
Por que é importante a limpeza da caixa d’água?
Você sabe como identificar uma água contaminada? Se a resposta for não, está correta. Pois, nem sempre a água que está contaminada muda de cor, cheiro ou gosto, sendo difícil a identificação da mesma a olho nu.
Por isso é ainda mais importante fazer a limpeza adequada para garantir que o líquido que estamos consumindo está realmente limpo. Os purificadores e filtros não são capazes de tratar a água, eles só melhoram um pouco sua qualidade, por isso as companhias de tratamento são responsáveis por essa tarefa.
Para prevenção das doenças, também é necessário que a caixa d’água seja limpa corretamente. Essa é uma das responsabilidades dos donos das empresa, residência ou administradores do prédio onde a caixa está disposta.
Quais são as principais doenças causadas pela caixa d’água contaminada?
A caixa d’água contaminada pode causar diversas doenças, pois é um local onde bactérias, fungos, vírus, parasitas e microrganismos podem se alocar.
As doenças causadas por essa contaminação geralmente afetam o sistema digestivo, mas também podem atingir outros órgãos e até causar morte em casos mais graves.
Veja as doenças que a caixa d’água contaminada pode causar:
Dengue
Fazer a limpeza da caixa d’água, além de eliminar os vermes que contaminam a água, livra também as pessoas de doenças como aquela causada pelo mosquito Aedes Aegypti- a dengue.
Ainda mais se a caixa d’água não tiver tampa, é mais um agravante, pois o mosquito tem o facilitador necessário para depositar os ovos na água parada, ou seja, a caixa d’água do recinto se torna um verdadeiro paraíso para a proliferação do Aedes Aegypti e a disseminação da dengue.
Hepatite A
A temida Hepatite A, doença que ataca o fígado, é mais uma patologia que pode ser transmitida pelo consumo de água contaminada. Muitas pessoas ignoram este fato, porém, além de alimentos contaminados, a doença também se dá pela ingestão de água oriunda de uma caixa d’água suja.
Giardíase
A giardíase atinge o intestino delgado. É causada pelo protozoário Giardia lamblia, que causa sintomas como fadiga, cólicas, mal-estar, perda de peso, inchaço, desidratação, entre outros.
Leptospirose
A leptospirose é capaz de atingir todos os órgãos. A bactéria Leptospira é responsável por causar a doença, que causa dor de cabeça, febre, dor no corpo, diarreia, vômitos e tosse. Pode evoluir para problemas mais sérios, como insuficiência renal, respiratória, hepática e até o óbito.
Cólera
Na cólera, o órgão atingido é o intestino delgado. Vibrio cholerae é o nome da bactéria que causa a doença. Apresenta sintomas como câimbras, vômitos, diarreia, podendo causar desidratação.
Amebíase
A amebíase atinge o estômago, é causada pelo protozoário Entamoeba, gerando sensações como fezes pastosas, cólicas abdominais, gases, febre, perda de peso e vômito. Pode evoluir para desidratação e causar danos ao fígado.
Mas não é só isso, outras mazelas como a febre tifóide, gastroenterite e outras doenças também têm relação direta com a caixa d’água contaminada.
Para proteger a saúde de quem frequenta o local, como: clientes, funcionários, moradores e a sua mesma, além da reputação da empresa, do seu restaurante, bar; bem como de sua família e/ ou colaboradores, execute a limpeza regular e correta de sua caixa d’água.
Como realizar a limpeza da caixa d’água?
Para fazer a limpeza da caixa d’água, é necessário contar com uma empresa desentupidora especializada nesse serviço. Pois a mesma saberá as técnicas necessárias para que a tarefa seja feita da forma correta e eficiente.
A Fortaleza Desentupidora faz esse serviço com excelência, tendo profissionais e equipamentos necessários para garantir uma limpeza adequada e dando a orientação para que a caixa d’água fique sempre higienizada, com o objetivo de não expor os frequentadores do local a riscos de doenças.
Por conseguinte, para evitar as doenças causadas pela caixa d’água contaminada, é necessário que a limpeza da caixa seja feita da forma adequada. Para isso, empresas como a Fortaleza Desentupidora são ótimos exemplos de solução, com técnicas e profissionais especialistas para o serviço.
A falta de higienização pode causar doenças como a amebíase, cólera, leptospirose, giardíase, hepatite A, dengue, entre outras. Por isso é importante manter a rotina de limpeza e evitar danos à saúde.
Gostou do post? Deixe seu comentário e consideração sobre o assunto!