ATENDIMENTO 24 HORAS

Em que lugar deve ficar as fossas em relação aos poços

A questão do saneamento básico é imprescindível para o meio ambiente, além da saúde e o bem-estar das pessoas. Dentro desse contexto, saber em que lugar deve ficar as fossas em relação aos poços se torna fundamental.

Um erro nesse sentido é capaz de gerar a contaminação do solo e da água, promovendo assim a disseminação de inúmeras doenças.

Ainda mais se levarmos em conta que nem todas as regiões contam com tratamento de água, a utilização de poços e fossas ganha mais atenção e urgência.

Veja a seguir a definição dos conceitos de fossa e poço e qual a distância ideal que deve ser mantida entre ambos, para que não ocorra a contaminação.

A fossa

Quando não há tratamento de água e esgoto, a fossa surge como uma opção. Ela deve ser localizada de forma apropriada, bem afastada dos poços, por exemplo. Dessa forma, os riscos de contaminar a água potável são praticamente nulos.

Toda a água utilizada em um imóvel deve ser direcionada à rede hidráulica, chegando até a fossa. Posteriormente, da fossa essa água é levada até o esgoto da rua.

Em bairros em que não há o chamado esgoto geral da rua, essa água fica a céu aberto, exposta na fossa, gerando aquele péssimo odor, além de doenças e contaminação.

O poço

Muito utilizado em locais onde não há rede de distribuição de água, geralmente cavado no fundo do quintal do imóvel, o poço deve ser situado de forma a ficar bem afastado da fossa e também de depósitos de lixo.

Um dos grandes problemas em relação ao poço e fossa é o fato da localização ser muito próxima, entre a fossa rudimentar e o poço, que além de tudo, costuma ser raso.

De acordo com o site Brainly, a distância mínima recomendável entre o poço e a fossa é de 15 metros.

(Fonte: Link)

A fossa deve ser limpa ao menos uma vez ao ano para evitar contaminação e problemas.

Se precisar do serviço de limpeza de fossa, entre em contato agora mesmo com nossa equipe de atendimento.

Últimas do blog