Na maior parte das vezes, escondido no interior de paredes, pisos e forros, o encanamento costuma ser lembrado quando ocorre algum problema em seu funcionamento, como por exemplo, entupimento, desgaste, furos, rachaduras, etc.
Na verdade, poucas pessoas se atentam ao fato de que o encanamento tem uma vida útil que varia, de acordo com o tipo de material que o cano é produzido.
Evite vazamentos e entupimentos realizando a manutenção
A manutenção periódica é determinante para que o sistema hidráulico de um imóvel seja bem-sucedido e a vida útil dos canos seja otimizada.
A falta deste cuidado acarreta em danos maiores à estrutura da tubulação, portanto, faça os reparos necessários regularmente, evitando assim, vazamentos e obstruções.
Materiais e durabilidade
Os materiais mais utilizados em um encanamento são tubos metálicos, tubos de cobre e tubos plásticos. Cada qual com suas características específicas e tempo de vida útil variados.
Os tubos metálicos são mais resistentes à alta pressão de água, sendo que sua durabilidade fica em torno de 12 até 18 anos.
Quanto aos tubos de cobre, estes possuem maior estabilidade química. Sendo assim, são mais indicados para o uso para sistemas de água quente, com tempo de vida útil por volta de 80 anos, se não for submetido à exposição corrosiva.
Finalmente, temos os canos plásticos, também conhecidos como PVC. Flexíveis e resistentes à corrosão com a manutenção adequada estes canos chegam até aproximadamente 45 anos de vida útil.
Para saber qual tipo de cano utilizar, bem como para evitar futuros contratempos com o encanamento, é preciso consultar ajuda técnica e especializada.
A Fortaleza possui profissionais especialistas que poderão lhe atender e tirar todas suas dúvidas neste sentido. Além disso, realizamos a manutenção correta do sistema hidráulico, trabalhando com soluções sob medida para suas necessidades,
Fale agora mesmo conosco, teremos o maior prazer em lhe atender!