Ar no cano de água da caixa, o que fazer?

Em algumas regiões a falta da água é recorrente ou eventual. Quando isso ocorre, o ar ocupa o espaço da tubulação  e quando temos a volta da água, haverá um hiato sem o abastecimento pelas torneiras, chuveiro e descarga.

Esse problema surge exatamente pelo fato de que o ar impede a passagem de água, evitando que o fluxo ocorra normalmente.

O ar no cano de água da caixa não é um problema exclusivo das regiões que falta água. Pode  ocorrer também quando se realiza limpezas periódicas na caixa, ou ao manter o registro fechado para efetuar algum conserto de torneira.

Você sabe o que se pode fazer para solucionar o ar no cano de água da caixa? Confira algumas dicas a seguir, sobre como retirar o ar dos canos.

Retirando o ar do cano

Os canos da caixa da água abastecem principalmente três principais pontos, os quais devem ser usados para a saída do ar, são eles:

  • Vaso sanitário;
  • Torneira;
  • Chuveiro

Sempre que faltar água na caixa, se deve fechar o registro, isso para impedir que o ar circule no encanamento já que não há água para fazer isso.

A descarga deve ser a primeira a ser acionada depois de a caixa encher novamente, justamente por ser a saída do encanamento mais próxima do registro. Depois em ordem se aciona as torneiras da pia do banheiro e da cozinha, dessa forma o ar no cano de água da caixa irá ser tomado pela água de volta.

O chuveiro deve ser o último a ser acionado, e por precaução, é aconselhável que o coloque no modo desligado, pois caso esteja na temperatura quente ou morno, ele pode acabar queimando. Após notar que a água está saindo de forma correta de todas as saídas, feche as torneiras e chuveiro.

 Equipamentos para auxiliar a saída do ar no encanamento

Uma boa alternativa para lidar com o ar na tubulação da caixa, são os equipamentos disponíveis nos comércios, como é o caso da bomba d’água, que deve ser instalada no encanamento da residência. Esse utensílio trabalha tirando todo o ar presente nos canos.

Apesar dessa disponibilidade de equipamento, sua funcionalidade não é total, além do risco iminente de uma contaminação da água, caso não seja instalado da forma correta.

Exatamente por isso, muitas vezes  o melhor a se fazer é buscar o auxílio da Fortaleza Desentupidora, para que um serviço de confiança seja realizado e o problema resolvido rapidamente.

 


Fortaleza Desentupidora

Desentupidora 24h em São Paulo.
R. Javaés, 626/630 São Paulo, SP
Tel: 0800 3333 3000

Atendimento premiado

Vencedora por 8 anos consecutivos do Prêmio Internacional Quality Brasil em atendimento.

Garantia de qualidade

Todos os nossos serviços oferecem prazo de garantia.

Sustentabilidade

Respeitamos o meio ambiente e nossos procedimentos incluem apenas descarte de esgoto em estabelecimentos credenciados.