Cheiro ruim vindo dos canos? Veja como eliminá-lo

Sentir um cheiro ruim vindo dos canos é sinal de problemas, não é mesmo? Isso porque, além da sensação desagradável, é possível que você tenha gastos financeiros para resolver essa situação. E, esses gastos extras muitas vezes não estão previstos no orçamento do mês, o que só gera mais dor de cabeça.

Felizmente existem algumas dicas caseiras que podem ser feitas para resolver o problema e evitar um dano maior, como também para identificar um cenário que necessita de uma ajuda profissional.

Quer saber mais sobre cheiro ruim vindo dos canos? Então, fique por aqui e entenda mais sobre isso!

Cheiro ruim vindo dos canos: quais são as causas?

Imagina você chegando em seu banheiro, preparando algo na cozinha ou lavando roupas na área de serviço. De repente, você sente aquele odor forte proveniente dos canos, ouve alguma coisa borbulhando pelos ralos ou fazendo barulho ao longo do trajeto. Isso é horrível, não é mesmo?

As causas são diversas e dependem do local onde se desenvolvem. Mas, na maioria das vezes, está relacionada ao entupimento de matéria orgânica, deterioração do encanamento ou passagem de resíduos em putrefação.

A partir do momento que você identificar esse problema, é fundamental tomar algumas medidas para não impactar na rotina da sua casa ou do vizinho, aumentando significativamente o prejuízo financeiro.

Como eliminar o cheiro ruim vindo dos canos?

O primeiro ponto é identificar de onde vem o mau cheiro, como começou e se tem relação com alguma atividade realizada. É comum, por exemplo, um mau cheiro vindo do cano após a arrumação da cozinha ou depois do banho, devido a acúmulo rápido de resíduos e espumas.

Outra medida interessante é fazer a limpeza dos ralos sifonados para evitar refluxo de água com mau cheiro. Em algumas situações, a limpeza pode solucionar o problema, porém se a situação persistir é recomendável procurar ajuda especializada.

Cuidar da vedação dos ralos é outra estratégia para prevenir o mau cheiro vindo dos canos, uma vez que impede que se exale o odor forte característico, principalmente daqueles ambientes em que a matéria orgânica está em decomposição.

Também é recomendável usar produtos específicos para combater o mau cheiro, registrados nos órgãos sanitários, e que tenham instruções seguras para uso e são de fácil aplicação.

Agora, se todas as medidas acima foram aplicadas e mesmo assim o problema persistir, é hora de contatar ajuda especializada para diagnosticar com mais precisão e indicar o tratamento corretivo e preventivo mais adequado.

Como prevenir a recorrência do mau cheiro ?

As medidas corretivas para mau cheiro vindo dos canos são pontuais, cabendo aos moradores zelar para evitar recorrência do problema. Então, nada mais vantajoso do que tomar as medidas preventivas cabíveis.

Nesse sentido, evitar o acúmulo de resíduos nos encanamentos, fazer limpezas regulares e procurar ajuda profissional são medidas eficazes e economicamente mais seguras do que adiar o problema.

Além disso, deve ter em mente que um problema pode gerar outras complicações para os vizinhos, trazendo transtornos na rotina dos moradores e gastos financeiros que poderiam ser poupados.

O mau cheiro vindo dos canos é um problema comum que pode ser resolver com medidas corretivas simples ou solicitando contato de empresas especializadas no assunto, para resolver a situação. Além disso, é fundamental que os moradores identifiquem precocemente o problema e se conscientizem que as medidas preventivas devem ser periodicamente aplicadas.

E você, tem mais alguma dúvida a respeito desse tema? Sugerimos também a leitura do artigo Cano entupido: guia completo para prevenir e resolver esse problema!


Fortaleza Desentupidora

Desentupidora 24h em São Paulo.
R. Javaés, 626/630 São Paulo, SP
Tel: 0800-3333-3000

Atendimento premiado

Vencedora por 8 anos consecutivos do Prêmio Internacional Quality Brasil em atendimento.

Garantia de qualidade

Todos os nossos serviços oferecem prazo de garantia.

Sustentabilidade

Respeitamos o meio ambiente e nossos procedimentos incluem apenas descarte de esgoto em estabelecimentos credenciados.