Cano entupido: guia completo para prevenir e resolver esse problema

Lidar com problemas de cano entupido é algo muito normal. Quem ainda não encarou esse desafio, é bem provável que ainda tenha que fazê-lo, pois todas as residências estão sujeitas a isso em algum momento. Os motivos que geram esse incômodo variam e você pode tomar algumas providências para minimizar os danos. 

Sem contar que, quando alguém adquire uma casa, por exemplo, não tem a garantia de que a tubulação foi instalada corretamente. Aí é mora o perigo: o sistema hidráulico mal instalado pode causar obstruções, mas também infiltrações e outros problemas estruturais graves.

Neste texto, vamos falar tudo o que você precisa saber sobre cano entupido. Desde os sinais para identificar o problema até as soluções mais adequadas para cada caso. Acompanhe a leitura.

Quais as possíveis causas para o cano entupido? 

Várias situações podem causar o entupimento dos canos. Inclusive, se você é dessas pessoas que deixam todo o lixo do ralo da pia ou do chuveiro descer pelo cano, é bom mudar de hábitos. Isso é bem problemático para o sistema de escoamento da casa, mas vamos falar detalhadamente sobre isso mais adiante no texto.

Como já citamos na introdução do artigo, a situação mais grave quando o assunto é obstrução no encanamento é a tubulação com defeitos na instalação. É um trabalho minucioso, afinal, os canos passam por dentro das paredes e do teto — se algo “fica fora do lugar”, o resultado é água vazando continuamente.

Você pode se perguntar: a instalação mal feita certamente vai causar infiltração e mofo, mas como isso colabora para o cano ficar entupido? É simples. Encanamento mal feito não tem o apoio necessário para a tubulação e tem excesso de curvas, luvas, remendos e restos de obra.

O apoio para o cano é fundamental para garantir que a água vai de fato fluir por dentro da tubulação. O PVC é maleável e precisa ser fixado ao espaço, caso contrário, é bem provável que o material se deforme com o peso da água e o fluxo pode ficar prejudicado.

Se o fluxo ficar mais lento, é mais fácil de as partículas sólidas se grudarem às paredes e causarem a obstrução da passagem dos fluidos. Os restos de cimento e outros resíduos também são grandes responsáveis pelo cano entupido após a obra, pois eles são difíceis de identificar e remover.

Na pior hipótese, será preciso trocar todo o “trecho” comprometido do encanamento. Esse tipo de conserto não sai barato e certamente você terá que gastar com mão de obra do bombeiro hidráulico, serventes e com material de construção.

Como identificar o problema do cano entupido?

Quando um cano entope de vez, a água simplesmente para de descer, mas, antes disso, é possível reparar se o fluxo está lento. Isso é um indicativo de que, possivelmente, há excesso de sujeira e partículas sólidas bloqueando a saída. 

Outro detalhe para prestar a atenção é o barulho do ralo em funcionamento. O som de “borbulhas” indica dificuldade na passagem da água e, se há retorno de água ou esgoto pelo ralo, é bem provável que o cano entupido já esteja bem-comprometido.

Cano entupido no banheiro

O mau cheiro no banheiro é um sinal evidente de que o encanamento está completamente obstruído ou prestes a entupir. Água e resíduos não descem quando o cano está entupido, então, a matéria orgânica entra em composição dentro do encanamento e causa um odor bem desagradável que retorna pelo ralo.

Se o cano entupido for o da pia do banheiro, há chances de o problema ser fácil de resolver, mas, se o caso for no vaso sanitário, talvez você tenha que chamar uma empresa especializada para ajudar. 

Tente fazer a água descer com o auxílio do desentupidor doméstico. É uma ferramenta bem simples de usar e pode evitar que você gaste, por exemplo, com o hidrojateamento. Trata-se de uma técnica ecológica muito eficiente, mas que só deve ser feita por trabalhadores capacitados para isso.

Além de ser uma solução excelente para o cano entupido no banheiro, é também muito boa para outros tipos de tubulações, galerias pluviais, canaletas e até para remover gordura e restos de comida. Ela também é útil para lidar com cano de esgoto com cimento, pois a pressão da água é capaz de remover até as sujeiras mais incrustadas. 

Cano entupido na cozinha

Você vai notar que a água demora a descer, causando uma inundação dentro do bojo da pia. Isso sem contar que parte do conteúdo acumulado no encanamento pode voltar pelo ralo para complicar ainda mais a situação.

Esse evento também causa mau cheiro no cômodo, mas não tão característico quanto no banheiro. O lixo do ralo deve ser removido antes de tentar desobstruir o fluxo com o desentupidor de pia, daqueles pequenos mesmo. 

Lembrando que empresas especializadas utilizam maquinário próprio para encontrar os trechos em que o cano está entupido. Isso pode ser feito com um aparelho que detecta as anomalias por som (mais específico para vazamentos) e também por vídeo inspeção (para ver com câmera digital o grau da obstrução e o que está causando o entupimento).

Cano entupido ou quebrado?

São duas coisas bem diferentes, mas que podem ser resolvidas pela mesma empresa especializada. Enquanto o cano entupido causa refluxo de água suja para dentro da própria casa, as fissuras, juntas ruins, trincas e partes quebradas da tubulação prejudicam o interior das paredes de alvenaria, drywall, teto e acabamento em gesso. 

Em alguns casos, é bem fácil reparar se há algo errado com o encanamento de determinado cômodo. O surgimento de mofo nas paredes, por exemplo, é um sinal de que naquele ponto o cano tem uma pequena avaria.

Porém, como podemos supor que é apenas um pequeno problema somente de olhar a formação do mofo nas paredes? Acontece que se o problema fosse uma grande trinca nos canos ou um vazamento forte, a água desceria de forma constante e o local ficaria realmente molhado, não apenas úmido.

Se o vazamento é na cozinha, onde as paredes são (geralmente) cobertas por lajotas de cerâmica ou porcelanato, os azulejos começam a se desprender por causa do excesso de umidade. 

O cano quebrado não impede o escoamento da água, diferentemente do cano entupido. O que acontece é que a água sai do encanamento pelas partes quebradas ou rachaduras, causando infiltração por dentro das paredes. É um “problema silencioso”, por isso, é muito importante fazer vistorias periódicas para identificar qualquer defeito.

O melhor a se fazer é contar com uma empresa que atende 24H na sua região. Afinal, essas situações com encanamento não têm hora certa para acontecer, você concorda? Ninguém tem a obrigação de saber lidar com essas coisas, mas é bom ter em mãos o contato de quem rapidamente pode resolver isso.

Quais as consequências de não consertar o cano entupido?

Imagina a seguinte situação: o cano entupido no tanque não permite que a água suja desça, mas você precisa da área limpa para poder lavar mais roupas. Vai precisar recorrer ao auxílio de baldes para remover toda a água do tanque e gastar um bom tempo com essa atividade. 

Além disso, quando um cano entope, ele pode causar outros problemas ainda mais sérios. Por exemplo, se a água da máquina de lavar roupas não desce normalmente, ela pode voltar pela tubulação e inundar vários cômodos, principalmente se você mora em apartamento. 

Um cano entupido em seu banheiro pode vazar água nos andares inferiores e causar danos à casa de outras pessoas, aumentando o prejuízo. Sem falar que ninguém quer ter indisposição com os vizinhos, não é verdade?

O pior dos problemas é que o cano entupido, seja na cozinha ou no banheiro, pode causar estragos graves à estrutura da casa e, quanto mais tempo é gasto para resolver a situação, pior é o dano. A água “lava” a alvenaria e o concreto, deixando o composto sem “liga”, prejudicando as paredes e a fundação. 

Se isso acontece por muito tempo, é comum ver partes de concreto que se “esfarelaram”, deixando a edificação mais frágil e inadequada para ser habitada. É claro que você consegue contornar isso contratando uma empresa para resolver o problema de cano entupido. Lembre-se: quanto antes solicitar ajuda profissional, melhor e mais barato será.

O que fazer quando o encanamento estiver entupido?

Depende muito de qual cano estamos falando, você concorda? Se for um ralo de pia ou saída de água do tanque, por exemplo, você pode tentar desobstruir o duto com auxílio de um desentupidor ou sonda manual do modelo “cabo de aço”. São materiais baratos e que toda casa deve ter. Você encontra facilmente esse item em depósitos de construção e lojas do ramo. 

Entupimentos de fácil resolução

Antes de começar o trabalho, assista a alguns vídeos tutoriais para saber como remover a tampa do ralo e manejar o equipamento. Não se preocupe se não obtiver êxito. Os profissionais capacitados que trabalham nas desentupidoras podem socorrer você a qualquer momento. 

Limpar calhas e canaletas também não é muito difícil. Dá para fazer isso por conta própria, embora seja trabalhoso. Se o problema for a obstrução, aqui vai uma dica: tente desentupir a via inserindo uma mangueira longa nos orifícios entupidos para empurrar a sujeira para fora do cano. 

Inclusive, o hidrojateamento que já citamos neste artigo consiste em uma técnica bem parecida com essa dica de bombear a água com pressão no cano entupido. A diferença está principalmente no equipamento. O hidrojateamento é muito mais potente que as mangueiras que temos em casa.

Também é conveniente verificar como está a sua caixa d’água. Às vezes, a pessoa não consegue compreender como uma tubulação relativamente nova e bem feita pode entupir com certa facilidade. Acontece que algas se formam em ambientes úmidos ou molhados e detritos sempre caem na caixa. 

Isso colabora para que as paredes internas do cano fiquem sujas e outros resíduos se grudem, formando incrustações e deixando o cano entupido. Um problema desnecessário que pode ser evitado mantendo a caixa d’água bem limpa. 

Sabia que a limpeza de caixa d’água é manutenção obrigatória? Você pode fazer isso por conta própria em casa, sem problemas, mas se morar em condomínio, deve chamar o serviço especializado. Além da limpeza feita com os produtos e técnicas corretas, a empresa também deve emitir um laudo atestando a qualidade da água. 

Entupimento de difícil resolução

Não vá pensando que desentupir cano de esgoto é uma tarefa tão fácil. Sim, existem alguns métodos caseiros que você pode testar em sua casa para saber se vai resolver. Lembra da dica de bombear a mangueira d’água por dentro do cano? Ela pode servir para esses casos também, mas não é garantido.

Uma opção caseira é despejar soda cáustica e produtos do gênero no vaso ou diretamente no cano entupido para que a obstrução deslize mais facilmente pelo encanamento. O problema é que o cano entupido no esgoto não é tão simples de resolver quanto um ralo de pia. 

Aí, vem a pergunta: “tem chance de piorar o problema”? Sim, infelizmente. Os produtos podem não causar o efeito de efervescência ou “deslizamento” necessários e acabarem se grudando também à formação da incrustação. 

Por isso, os problemas mais graves de cano entupido devem ser resolvidos por quem entende do assunto. Em São Paulo, por exemplo, a Desentupidora Fortaleza garante o serviço por até 3 meses depois da execução. 

Como prevenir o problema de cano entupido?

Não tem como deixar a casa imune a entupimento nos canos, mas você pode assumir alguns hábitos que ajudam muito na prevenção desse problema. Em alguns países, é comum que as pessoas tenham trituradores de resíduos para ajudar a dispensar melhor as partes sólidas, principalmente na cozinha.

Não vá pensando que os trituradores resolvem todo tipo de problema. Na verdade, eles apenas ajudam a evitar entupimento. Se o cano já estiver comprometido, de nada vai adiantar triturar os resíduos antes de descartá-los, você concorda?

No Brasil, já existe esse tipo de maquinário, mas não é tão comum. Se a sua casa, como a maioria das residências no Brasil, não tem esse triturador, confira as nossas dicas para evitar cano entupido, seja na cozinha, banheiro ou lavanderia. 

Deixar o encanamento limpo

De vez em quando, despeje uma panela de água bem quente nos ralos. A temperatura ajuda a derreter as placas de gordura e sujeira e faz com que os resíduos desçam pelo encanamento. 

Existem outros métodos caseiros de limpeza de canos como o uso de “Diabo Verde”, soda cáustica e bicarbonato de sódio com vinagre. São soluções que visam deixar os tubos mais limpos para o escoamento da água e dos resíduos. Não resolve a situação definitivamente, mas auxilia na manutenção. 

Evitar jogar restos de comida pelo ralo

Isso evita o acúmulo de sujeira no ralo e ajuda a não haver empecilhos para o escoamento d’água. O sifão da pia da cozinha também é fácil de entupir se você não tomar o cuidado de eliminar na lixeira os restos de comida presos no ralo. 

Mesmo que os resíduos sejam pequenos, eles se acumulam dentro dos canos, impedindo a passagem de água.

Não descartar óleo indevidamente

Se você tem o hábito de descartar óleo de cozinha usado na pia ou no vaso sanitário, precisa acabar com esse hábito imediatamente. É um resíduo que pode ser reaproveitado e que, dentro dos canos, é sinônimo de entupimento. 

O óleo tem uma textura muito grudenta, que facilmente “cola” nas paredes da tubulação e, acredite, nem é esse o maior problema de se jogar o óleo fora indevidamente. Segundo a SABESP, 1 litro de óleo usado pode contaminar até 25 mil litros de água potável, causando enorme prejuízo ambiental. 

Não deixar fios de cabelos caírem pelo ralo

Se o problema de entupimento acontecer no box ou na pia do banheiro, pode ter certeza que o acúmulo de sujeira também conterá muitos fios de pelos corporais. O cabelo não é biodegradável, por isso, pode gastar dezenas de anos para se decompor. 

Mesmo os pelos da barba, que geralmente são curtos, não podem ser dispensados no ralo da pia. O ideal é retirá-los do aparelho de barbear com um papel higiênico e, em seguida, lavar o barbeador na água corrente. 

Não deixar resíduos de produtos de higiene descerem pelo ralo

Sabe aquele algodão usado para remover maquiagem? Ele deve ir para a lixeira, assim como os restos de maquiagem, cotonetes, rótulos e fragmentos de embalagens, e pedaços de sabonete. Tudo isso se acumula dentro da tubulação, formando incrustações complicadas de serem removidas, a não ser que procure ajuda profissional.

Instalar grelhas e telas

Grelhas e telas nas canaletas e galerias pluviais ajudam muito a prevenir entupimento. O objetivo é reter grande parte dos rejeitos sólidos como pedras, folhas e galhos. As pequenas telas no ralo também são eficientes em reter resíduos como fios de cabelo e restos de alimentos. 

Não jogar papel no vaso

Você pode se perguntar: “mas o papel higiênico não derrete na água”? Sim, derrete mesmo, mas, dependendo da quantidade, ele não dissolve por completo. Se no cano houver algum começo de obstrução do fluxo, o papel higiênico só piora as coisas. 

O ideal é que pudéssemos mesmo descartar o papel higiênico, que é biodegradável, no vaso, mas a infraestrutura de esgoto no Brasil é precária e, isso pode dar muito problema para quem não tem sua casa ligada à rede de esgotamento público. 

Quais as vantagens de contar com uma empresa especialista?

Além da garantia do serviço bem feito, os profissionais podem orientar você sobre como evitar cano entupido e outras dificuldades com a tubulação. Outro fator vantajoso para quem opta por deixar uma empresa de referência para realizar o trabalho é a rapidez e eficiência. 

Enquanto você gastaria horas para desentupir o cano do esgoto e ainda deixaria a maior sujeira pela casa, os especialistas estão mais acostumados a fazer esse tipo de atividade, são rápidos e não sujam tanto o espaço. 

Sem contar que, quando você faz o trabalho, não há nenhuma certeza que o problema será realmente resolvido. Ter a ferramenta adequada e saber manejá-la é fundamental, mas isso deve ser feito por profissionais. É preciso ter treinamento e experiência para que o cano seja competentemente desobstruído.

Dito isso, veja outras vantagens de poder contar com quem realmente entende do assunto. 

  • rapidez na tarefa;
  • desentupimento garantido;
  • excelente custo benefício;
  • atendimento 24h;
  • garantia de 3 meses após realização do trabalho (no caso da Desentupidora Fortaleza);
  • correto manejo de produtos tóxicos (ácido, soda cáustica e inseticidas).

Como escolher a empresa para prestar serviço em minha casa?

Essa parte é a mais fácil. A primeira coisa a fazer é pedir indicações às pessoas que você sabe que já precisaram do serviço de uma desentupidora, mas, caso não conheça ninguém, não precisa se preocupar. 

O Google é sempre um ótimo assistente nesses momentos. Por meio dele você consegue indicações de desentupidoras que atendem em sua região e também aquelas empresas que têm mais credibilidade com os clientes. Verifique as que têm boa avaliação e não esqueça de fazer mais de um orçamento antes de fechar o contrato, certo? 

Existem desentupidoras que trabalham com preços muito abaixo de mercado, o que pode ser preocupante. Se preço for o único diferencial da empresa, melhor não contratar. Afinal, o serviço muito barato não tem garantia de validade e nem de que o problema será resolvido. É o famoso “barato que sai caro”. 

Além disso, se os técnicos responsáveis pela empreitada não forem competentes, eles podem deixar restos de obra nos canos (as consequências disso você já sabe), poluírem o ambiente com produtos tóxicos e gerarem outras dores de cabeça para você.

Como destacamos acima, a Desentupidora Fortaleza é uma empresa séria em que você pode confiar. Além da garantia sobre o serviço prestado, ela tem mais de 20 anos de experiência no mercado, atende no ABC paulista e em toda região metropolitana de São Paulo.

Praticamente todo mundo vai ter problemas com cano entupido algum dia, mas nem todos vão poder contar com uma empresa especialista desse nível para ajudar a desobstruir a tubulação e dar uma solução definitiva para esse tipo de dificuldade. 

Agora que você terminou a leitura, o cano entupido em sua casa não vai ser mais sinônimo de dor de cabeça, certo? Já sabe muito bem o que fazer tanto para identificar o tipo de problema e para quem ligar caso o cenário seja difícil resolver. Só não é admissível ficar adiando o conserto e comprometendo ainda mais a tubulação. 

Por isso, entre em contato com a Desentupidora Fortaleza se quer ver o contratempo do cano entupido ser logo resolvido. Até mais!


Fortaleza Desentupidora

Desentupidora 24h em São Paulo.
R. Javaés, 626/630 São Paulo, SP
Tel: 0800-3333-3000

Atendimento premiado

Vencedora por 8 anos consecutivos do Prêmio Internacional Quality Brasil em atendimento.

Garantia de qualidade

Todos os nossos serviços oferecem prazo de garantia.

Sustentabilidade

Respeitamos o meio ambiente e nossos procedimentos incluem apenas descarte de esgoto em estabelecimentos credenciados.