Todos os sistemas de drenagem recebem resíduos além da água. Assim, é importante prestar atenção nas condições e na manutenção das tubulações. Por mais que se tome cuidado, as incrustações em tubulações são esperadas e devem ser objeto de atenção.
A falta de manutenção para resolver as incrustações leva a problemas graves como entupimentos, rupturas de canos e impossibilidade de uso dos sistemas de drenagem.
Para que você entenda o que são as incrustações em tubulações, como elas se formam e como fazer a limpeza, preparamos este artigo. Confira a seguir uma visão geral do assunto!
O que causa incrustações em tubulações?
As incrustações são resíduos que se acumulam e solidificam nas paredes internas dos canos, ficando grudadas neles e diminuindo o espaço livre de circulação dos líquidos. Assim, a capacidade de drenagem dos sistemas com incrustações é reduzida, reduzindo o desempenho e causando entupimentos.
Os minerais que costumam causar incrustações em tubulações são carbonatos, sulfatos e compostos com ferro e manganês. Os resíduos orgânicos, por sua vez, são formados por microrganismos vivos ou matéria orgânica morta.
Há vários fatores que podem causar incrustações, tais como:
- circulação de água com excesso de minerais, a chamada “água dura”;
- sedimentação de partículas sólidas, com o acúmulo nos canos das partículas que estavam suspensas no líquido circulante nos canos;
- crescimento e proliferação de microrganismos, como algas e bactérias;
- circulação de líquidos com pressão inconstante;
- reações químicas nos tubos, como as corrosões da superfície dos tubos metálicos.
Quais são os problemas causados por incrustações?
As incrustações nas tubulações normalmente acontecem devagar, por isso, é bom fazer a revisão regular do sistema. Desde as instalações residenciais até as indústrias podem sofrer com os prejuízos e frustrações causados pelo encanamento com esse problema.
As consequências mais comuns quando os reparos não são feitos a tempo são:
- encanamento entupido por causa dos sedimentos acumulados;
- vazamentos e ruptura de canos por causa da corrosão em tubos metálicos;
- perda de pressão no cano de água pela redução de diâmetro nos tubos;
- acúmulo de bactérias nas rugosidades do tubo, contaminando a água potável;
- perdas nos sistemas de aquecimento de água, gerando desperdício de água e energia;
- falha de equipamentos ligados aos tubos em razão do acúmulo interno das impurezas.
Como solucionar problemas com incrustações em tubulações?
Há uma grande variedade de métodos para fazer a manutenção na parte interna dos canos, eliminando as incrustações. Fazer as revisões e limpezas de forma programada é muito melhor que esperar por uma ação emergencial.
Conheça cinco formas de combater incrustações a seguir!
Aplicação de sopragem de ar
A limpeza de tubos com sopragem de ar aplica o gás pressurizado nas tubulações. Com isso, as paredes do cano serão limpas, empurrando os resíduos incrustados, para que sejam removidos ou escoem pelo sistema de drenagem.
Limpeza de tubulações com água pressurizada
Uma técnica muito popular para a limpeza industrial, desentupimento de esgotos e remoção de incrustações em tubulações é o hidrojateamento. Trata-se da aplicação de jatos de água em alta ou ultra pressão, que atingirão as paredes do cano, removendo com a força da água todas as incrustações.
O hidrojateamento é uma tecnologia eficaz, limpa e muito recomendada para a limpeza de tubulações em diversos ambientes. A grande gama de funções do hidrojateamento se deve às possibilidades de adaptar a técnica ao tipo de problema. É possível usar vários níveis de pressão e bicos na mangueira de água, escolhidos pela equipe especializada de acordo com a incrustação que será removida.
Adoção de esferas de limpeza para incrustações em tubulações
Quando a tubulação que será limpa está em locais sem acesso, é possível utilizar esferas de borracha ou poliuretano, conhecidas como “pigs”. Essas esferas terão a mesma função que uma esponja, esfregando as paredes da tubulação e removendo os resíduos incrustados.
Flushing
O flushing funciona aproveitando o fluxo de líquidos pelo encanamento, para que a força da circulação trabalhe na limpeza do cano. A ideia é injetar um fluido hidráulico autolimpante, com baixa viscosidade, na rede.
A circulação de líquido na rede para a limpeza é controlada, com ajustes de temperatura, pressão e energia. Essa passagem de líquido por meio de “descarga” (a tradução da palavra flush) arrasta as incrustações, removendo a sujeira, tanto resíduos sólidos quanto pastosos.
Ao contrário da limpeza por sopragem, no flushing é possível avaliar a efetividade do procedimento enquanto ele é realizado. Mas, como se trata de um procedimento que usa um fluido diferente do que normalmente circula nos encanamentos, é importante só usar a técnica onde não houver problemas com risco de contaminação. Trata-se, portanto, de uma técnica eficaz, mas que deve ser avaliada com cuidado antes do uso.
Limpeza mecânica de incrustações
A remoção mecânica nada mais é do que usar a força manual de uma pessoa ou com equipamentos como escovas rotativas. O profissional entra na rede para avaliar e limpar as superfícies, usando os produtos apropriados para cada local.
Essa é uma técnica complementar e muito usada, pois permite a avaliação pelo profissional e a limpeza cuidadosa em locais que requerem maior atenção. Por ser mais comum em encanamentos de grande porte, é um procedimento mais visto nas indústrias.
Caso ocorra incrustações nas galerias residenciais, em condomínios, por exemplo, a técnica também pode ser usada, sozinha ou em conjunto com outros recursos como o hidrojato. O uso das técnicas adequadas para cada situação exige a procura por especialistas no assunto, que saibam combinar e aplicar diferentes soluções, dependendo do contexto e diagnóstico.
Como evitar as incrustações em tubulações?
A incrustação é um fenômeno comum nos encanamentos, especialmente quando os líquidos apresentam uma alta taxa de impureza, como é o caso da “água dura”. Por isso, uma das formas de aumentar o tempo até que elas se formem é instalar filtros, para redução dos minerais que circulam nos sistemas hidráulicos, seja em residências ou indústrias.
É importante ressaltar, no entanto, que uma incrustação identificada em estágio inicial, durante uma manutenção preventiva, é facilmente resolvida. Como qualquer infraestrutura, os canos precisam de cuidados e é importante se atentar aos prazos de manutenção, programando as revisões da rede.
Para evitar que as incrustações em tubulações se tornem um problema, é importante investir na manutenção preventiva, fazendo inspeções e limpezas periódicas. Uma empresa especializada em desentupimento pode te ajudar nesta tarefa. Quando a manutenção é feita nos prazos corretos, a ocorrência de entupimentos, rupturas e outras intercorrências é reduzida, aumentando a vida útil das tubulações.
Já enfrentou problemas com incrustações? O que conhece sobre as formas de limpar tubulações? Divida experiências conosco, deixando um comentário sobre o tema!