O que são incrustações em tubulações e como resolver esse problema?

Todos os sistemas de drenagem recebem resíduos além da água. Assim, é importante prestar atenção nas condições e na manutenção das tubulações. Por mais que se tome cuidado, as incrustações em tubulações são esperadas e devem ser objeto de atenção. A falta de manutenção para resolver as incrustações leva a problemas graves como entupimentos, rupturas de canos e impossibilidade de uso dos sistemas de drenagem.

Para que você entenda o que são as incrustações em tubulações, como elas se formam e como fazer a limpeza, preparamos este artigo. Confira a seguir uma visão geral do assunto!

O que causa incrustações em tubulações?

As incrustações são resíduos que se acumulam e solidificam nas paredes internas dos canos, ficando grudadas neles, diminuindo o espaço livre de circulação dos líquidos. Assim, a capacidade de drenagem dos sistemas com incrustações é reduzida, reduzindo o desempenho e causando entupimentos.

Os minerais que costumam causar incrustações em tubulações são carbonatos, sulfatos e compostos com ferro e manganês. Os resíduos orgânicos, por sua vez, são formados por microrganismos vivos ou matéria orgânica morta.

Há vários fatores que podem causar incrustações, tais como:

  • circulação de água com excesso de minerais, a chamada “água dura”;
  • sedimentação de partículas sólidas, com o acúmulo nos canos das partículas que estavam suspensas no líquido circulante nos canos;
  • crescimento e proliferação de microrganismos, como algas e bactérias;
  • circulação de líquidos com pressão inconstante;
  • reações químicas nos tubos, como as corrosões da superfície dos tubos metálicos.

Como solucionar problemas com incrustações em tubulações?

Há uma grande variedade de métodos para fazer a manutenção na parte interna dos canos, eliminando as incrustações. Fazer as revisões e limpezas de forma programada é muito melhor do que esperar por uma ação emergencial. Conheça três formas de combater incrustações a seguir!

Aplicação de sopragem de ar

A limpeza de tubos com sopragem de ar aplica o gás pressurizado nas tubulações. Com isso, as paredes do cano serão limpas, empurrando os resíduos encrustados, para que sejam removidos ou escoem pelo sistema de drenagem.

Limpeza de tubulações com água pressurizada

Uma técnica muito popular para a limpeza industrial, desentupimento de esgotos e remoção de incrustações em tubulações é o hidrojateamento. Trata-se da aplicação de jatos de água em alta ou ultra pressão, que atingirão as paredes do cano, removendo com a força da água todas as incrustações.

O hidrojateamento é uma tecnologia eficaz, limpa e muito recomendada para a limpeza de tubulações em diversos ambientes. A grande gama de funções do hidrojateamento se deve às possibilidades de adaptar a técnica ao tipo de problema. É possível usar vários níveis de pressão e bicos na mangueira de água, escolhidos pela equipe especializada de acordo com a incrustação que será removida.

Adoção de esferas de limpeza para incrustações em tubulações

Quando a tubulação que será limpa está em locais sem acesso, é possível utilizar esferas de borracha ou poliuretano, conhecidas como “pigs”. Essas esferas terão a mesma função que uma esponja, esfregando as paredes da tubulação e removendo os resíduos incrustados.

Para evitar que as incrustações em tubulações se tornem um problema, é importante investir na manutenção preventiva, fazendo inspeções e limpezas periódicas. Quando a manutenção é feita nos prazos corretos, a ocorrência de entupimentos, rupturas e outras intercorrências é reduzida, aumentando a vida útil das tubulações.

Veja mais sobre os cuidados com canos em nosso guia de como fazer o desentupimento de tubulação


Fortaleza Desentupidora

Desentupidora 24h em São Paulo.
R. Javaés, 626/630 São Paulo, SP
Tel: 0800-3333-3000

Atendimento premiado

Vencedora por 8 anos consecutivos do Prêmio Internacional Quality Brasil em atendimento.

Garantia de qualidade

Todos os nossos serviços oferecem prazo de garantia.

Sustentabilidade

Respeitamos o meio ambiente e nossos procedimentos incluem apenas descarte de esgoto em estabelecimentos credenciados.