Fique por dentro das causas do encanamento entupido e como evitá-las

Uma das piores surpresas que você pode ter dentro de casa é o encanamento entupido. Não tem jeito, isso sempre gera um grande incômodo quando acontece. Água espalhada pelo chão, mau cheiro, prejuízo… Aí vem a pergunta: “o que fazer, afinal, para evitar esse tipo de problema?”

A resposta é simples: muita coisa! Se o sifão da pia sempre entope, ou se frequentemente volta água pelo ralo do banheiro, adquirir novos hábitos vai ajudar a preservar a tubulação da sua casa.

Neste artigo, vamos apontar as principais causas do encanamento entupido e o que fazer quando a situação fica ruim. Acompanhe a leitura para saber mais sobre o assunto.

Quais os principais riscos de ter o encanamento entupido?

Na introdução, já relatamos detalhes desagradáveis que acontecem quando há algum tipo de obstrução nos ralos, não é verdade? Acontece que um sifão entupido é bem fácil de resolver, diferentemente do caso de uma obstrução no encanamento, situação não tão óbvia. 

Para esse tipo de problema, você vai precisar identificar exatamente onde é o ponto em que não há mais passagem de fluido e fazer o conserto. Há casos em que é necessário quebrar trechos da alvenaria para eliminar o entupimento do cano e, consequentemente, refazer parte da tubulação.

Quais as principais causas para o encanamento entupido?

A boa notícia é que dá para adotar uma série de medidas para o cano não ficar cheio de partículas sólidas. Evitar o entupimento não é tão complicado, mas, caso isso aconteça, tenha tranquilidade para buscar ajuda profissional.

Restos de comida na pia da cozinha

O ralo deve estar tapado com alguma “tela” ou qualquer outro sistema de “filtragem” dos sólidos. Poderíamos fazer uma lista enorme de tipos de alimentos que acabam indo parar no ralo da pia, mas se você tem o costume de lavar a louça, sabe de tudo aquilo que pode descer cano abaixo, certo? São coisas como:

  • sementes;
  • cascas;
  • pó de café;
  • grãos de arroz. 

Descarte de dejetos inadequados no vaso sanitário

Se as pessoas soubessem como o papel higiênico pode ser prejudicial para o sistema de escoamento das casas e para o meio ambiente, certamente, não jogariam esse resíduo no vaso sanitário.

Restos de papel se agarram às incrustações do encanamento e causam entupimento facilmente. Sem contar que o dano ao meio ambiente pode ser evitado com o simples ato de usar a lixeira do banheiro.

Pelos e cabelos nos ralos do banheiro

São resíduos que demoram muito tempo para se desintegrar, além de embolarem dentro dos canos e segurarem a passagem de outros sólidos, o que acelera muito o processo de entupimento. Por isso, não jogue pelos e fios de cabelo nos ralos ou vasos sanitários se não quiser ter dor de cabeça.

Descarte de óleo de cozinha pelo ralo da pia

O descarte incorreto de óleo na pia da cozinha pode contaminar nossos rios, logo, trata-se de uma péssima decisão. A gordura gruda nas paredes internas dos canos e não tem detergente que resolva o encanamento entupido com restos de óleo.

Descarte de embalagens e pequenos objetos

Restos de algodão, maquiagem, fragmentos de embalagem de papelão e plástico frequentemente vão parar dentro da pia. Se a pessoa não tem uma telinha no ralo para evitar que esses resíduos desçam pelo cano, o entupimento é apenas uma questão de tempo.

Mas, se você ficou sabendo disso tudo agora, não tem problema. Basta criar hábitos mais adequados para o descarte e sempre contar com ajuda profissional de uma boa desentupidora para dar uma inspeção no ambiente, ou mesmo para realizar a desobstrução dos canos.

Você já conhecia todas essas causas do encanamento entupido? Quando não temos muita familiaridade com o tema, é importante pesquisar e buscar orientação de quem entende do assunto. Por isso, certifique-se de escolher profissionais realmente qualificados para ajudar com o desentupimento, combinado?

Se gostou do texto, vai querer ler também este outro em que explicamos alguns métodos utilizados para desentupir encanamento com eficiência. Não perca!


Fortaleza Desentupidora

Desentupidora 24h em São Paulo.
R. Javaés, 626/630 São Paulo, SP
Tel: 0800-3333-3000

Atendimento premiado

Vencedora por 8 anos consecutivos do Prêmio Internacional Quality Brasil em atendimento.

Garantia de qualidade

Todos os nossos serviços oferecem prazo de garantia.

Sustentabilidade

Respeitamos o meio ambiente e nossos procedimentos incluem apenas descarte de esgoto em estabelecimentos credenciados.