4 motivos para você não tentar desentupir o esgoto sozinho

Quando um cano entope, o desespero de tentar resolver a questão pode levar às tentativas de desentupir o esgoto sozinho. Por mais que, em alguns casos, a iniciativa dê certo, é muito comum que a solução caseira não seja definitiva e o entupimento volte. Outros problemas causados pelo desentupimento amador são os danos ao encanamento, acidentes e uso de técnicas incorretas.

Para que você saia convencido de que é melhor deixar o desentupimento com profissionais, vamos mostrar 4 motivos para isso. Veja a seguir!

1. Você pode se machucar

Acidentes graves acontecem quando a pessoa não tem prática, não conhece os procedimentos seguros ou não considera todas as variáveis antes de realizar um procedimento. Se você não souber manusear as ferramentas, não conhecer o caminho das tubulações, ou até mesmo ignorar quanta força sua pia aguenta antes de despencar, a probabilidade de acidentes é alta.

Você pode cair, ser atingido por materiais, se cortar e perfurar a pele tentando desentupir o esgoto sozinho. A falta de conhecimento, uso de ferramentas impróprias e ausência de materiais de proteção individual geram riscos consideráveis, que devem ser considerados com cautela.

2. Nem sempre o produto químico é inofensivo de verdade

Os acidentes domésticos com produtos químicos são muito comuns. As pessoas nem sempre sabem que não podem combinar certos produtos, como álcool e água sanitária, ou então que a soda cáustica é corrosiva e pode causar queimaduras.

Segundo dados do Centro de Intoxicação de São Paulo, os atendimentos por problemas com produtos para sanitização e outros agentes químicos aumentaram no ano de 2020. Com as pessoas em casa, em razão da pandemia do Coronavírus, é muito comum que se tente resolver tudo sozinho. Para desentupir tubulações, no entanto, é importante saber o que está sendo feito e por quê.

Se falarmos da soda cáustica para desentupir, ainda há outro ponto importante. Nem sempre ela vai resolver o problema, podendo piorar a obstrução. Como essa substância reage com a gordura, na chamada saponificação, ela pode solidificar gorduras dentro do cano, piorando o entupimento em vez de desentupir.

3. Você pode danificar o encanamento

Além de riscos para sua segurança, a tentativa de desentupir esgoto sozinho pode criar problemas maiores, danificando a tubulação. É muito comum que a falta de uso de técnicas corretas cause riscos na parte interna do cano, rupturas na rede, desgaste por corrosivos e até mesmo derretimentos.

O tempo e os recursos necessários para corrigir esses problemas teria sido mais bem empregado com um trabalho profissional. Por isso, chame quem entende do assunto para cuidar de seu entupimento de esgoto.

4. Você pode ficar doente

O esgoto não tratado é um material cheio de substâncias com potencial de causar doenças. Por isso, mexer no cano de esgoto para tentar desentupir coloca a pessoa em risco.

Os respingos do esgoto, se entrarem em contato com a pele, olhos ou boca, podem causar doenças. As possibilidades de ficar doente são inúmeras, destacando-se, por exemplo, viroses, verminoses e infecções bacterianas. Os profissionais que lidam com desentupimento são treinados e contam com os materiais de proteção necessários para reduzir os riscos de contaminação.

Desentupir o esgoto sozinho não é uma boa ideia. Os riscos de acidentes, doenças e danos ao encanamento não compensam a tentativa. Você pode prevenir encanamentos por conta própria, evitando jogar resíduos nos canos, recolhendo restos de comida, cabelos e pelos dos ralos e fazendo o descarte correto do óleo de cozinha. Mas, quando tiver um problema com seu encanamento, é melhor procurar um especialista.

Quer entender melhor os motivos para usar um desentupimento profissional? Conheça mais sobre como o desentupimento é feito!


Fortaleza Desentupidora

Desentupidora 24h em São Paulo.
R. Javaés, 626/630 São Paulo, SP
Tel: 0800-3333-3000

Atendimento premiado

Vencedora por 8 anos consecutivos do Prêmio Internacional Quality Brasil em atendimento.

Garantia de qualidade

Todos os nossos serviços oferecem prazo de garantia.

Sustentabilidade

Respeitamos o meio ambiente e nossos procedimentos incluem apenas descarte de esgoto em estabelecimentos credenciados.