Como desentupir o ralo do banheiro? Confira nossas dicas!

Quem nunca teve um ralo entupido em casa? Além da dor de cabeça para desentupir, inúmeros outros problemas surgem quando um ralo está obstruído: água tomando toda a área do box, mau cheiro, inutilização do ambiente e, nos piores casos, infiltrações.

A boa notícia é que existem diversas formas de desentupir ralo de banheiro, mas é importante descobrir qual delas é a mais adequada e segura para sanar o contratempo na sua residência. Assim, você evita um transtorno ainda maior.

Pensando nisso, desenvolvemos este artigo com a intenção de explicar como o ralo do banheiro entope e quais são as melhores formas de acabar com esse incômodo. Confira!

Por que o ralo do banheiro entope?

A principal causa de entupimento de ralo no banheiro são os cabelos longos que caem durante o banho, os quais vão se acumulando no encanamento, formando um emaranhado que impede a água de passar.

Outra causa comum é o sabão, já que ele nada mais é do que gordura. Restos de sabonete vão impregnando no ralo, e o volume de espuma aumenta, obstruindo a passagem da água.

Três outros grandes vilões quando o assunto é desentupir ralo de banheiro são pedaços de papel, pó e pelos de animais de estimação.

Como desentupir o ralo do banheiro?

Quando o entupimento ainda não está tão grave, você mesmo consegue desentupir o ralo do banheiro com alguns truques simples. Confira dois métodos!

Com o auxílio de um arame

Para desentupir o ralo do banheiro corretamente, você deve começar observando se o transtorno está sendo causado por algo superficial. Retire a tampa do ralo e insira um arame forte e com uma pequena envergadura na ponta. Quando não for mais possível avançar, significa que você chegou ao problema.

Utilize uma lanterna para conseguir ver a causa do entupimento e utilize o arame como se fosse uma broca dentro da tubulação, puxando o que estiver impedindo a água de passar.

Com bicarbonato de sódio e vinagre

Este provavelmente é o jeito mais simples de desentupir ralo, e é a melhor alternativa quando o entupimento é causado por gordura. Despeje meio copo de bicarbonato e meio copo de vinagre branco no local. Abafe o ambiente com a ajuda de um pano e deixe a solução agir por meia hora. Em seguida, jogue água quente para dissolver o que estava impregnando a tubulação.

Caso não tenha desentupido por completo, repita a operação. Para potencializar a mistura e deixar um aroma mais agradável, adicione suco de limão à água quente.

Para evitar obstruções, mantenha uma rotina de limpeza, utilize protetores de ralo a fim de evitar que impurezas e objetos entrem em contato com encanamento e despeje água quente no interior do ralo com frequência. Com essas simples ações, você prevenirá o entupimento e ainda manterá o ambiente mais limpo.

Se o seu ralo continuar entupido após a utilização dos métodos mostrados, a melhor opção é desentupir o ralo do banheiro com a ajuda de um profissional. Mas, como você já deve saber, o melhor é sempre prevenir!

Agora que você já sabe como sanar entupimento no ralo do banheiro, aprenda também como desentupir o vaso sanitário!


Fortaleza Desentupidora

Desentupidora 24h em São Paulo.
R. Javaés, 626/630 São Paulo, SP
Tel: 0800-3333-3000

Atendimento premiado

Vencedora por 8 anos consecutivos do Prêmio Internacional Quality Brasil em atendimento.

Garantia de qualidade

Todos os nossos serviços oferecem prazo de garantia.

Sustentabilidade

Respeitamos o meio ambiente e nossos procedimentos incluem apenas descarte de esgoto em estabelecimentos credenciados.