Como desentupir o ralo do banheiro? Confira nossas dicas!

Quem nunca teve um ralo do banheiro entupido em casa? Além da dor de cabeça para desentupi-lo, inúmeros outros problemas surgem quando ele está obstruído: a água toma toda a área do box, sobe aquele mau cheiro, o ambiente fica inutilizado e, nos piores casos, acontecem infiltrações.

A boa notícia é que existem diversas formas de desentupir o ralo do banheiro. Porém, é importante descobrir qual delas é a mais adequada e segura para sanar o contratempo na sua residência. Assim, você evita um transtorno ainda maior.

Pensando nisso, preparamos este post para explicar como o ralo do banheiro entope e quais são as melhores formas de resolver esse problema. Confira!

Por que o ralo do banheiro entope?

A principal razão do entupimento de ralo no banheiro são os cabelos que caem na hora do banho e vão se acumulando no encanamento, fazendo aquele bolo de fios que não deixa a água descer.

Mas, além disso, restos de papel, sujeira ou qualquer outra coisa jogada no chão do box que normalmente acaba se acumulando ali e vai parar no ralo. No fim das contas, entope o ralo e não deixa a água passar.

Como desentupir o ralo do banheiro?

Quando o problema ainda não está tão grave, você mesmo consegue desentupir o ralo do banheiro com alguns truques simples. Veja alguns jeitinhos mais eficientes para resolver a situação!

Com a ajuda de um arame

Para desentupir o ralo do banheiro, você pode começar analisando se o problema está sendo causado por alguma coisa superficial. Tire a tampa do ralo e insira um arame forte que tenha um pequeno ganchinho na ponta. Quando não der mais para avançar, significa que você chegou ao problema.

Use uma lanterna para tentar achar a causa do entupimento e a pontinha do arame para puxar o que tiver impedindo a água de passar. Se tiver sucesso, depois que retirar o arame, a água vai conseguir descer normalmente.

Com desentupidor

O velho desentupidor de borracha pode ser de grande ajuda nessa hora. Aquele formato de borracha dele serve para ajustar ao redor da entrada do ralo. Seque o chão para formar um vácuo quando você começar a movimentar o cabo para cima e para baixo. Isso vai fazer força como se tivesse o ar de dentro do ralo, puxando o que estiver fechando a passagem.

Com produtos químicos

Alguns produtos químicos podem ser usados para desentupir ralo de banheiro, mas já adiantamos que você tem que ter muito cuidado. Os mais comuns são o hidróxido de sódio e a soda cáustica. E cuidado: eles são bem corrosivos e tóxicos.

Para utilizar, basta despejar diretamente no ralo. O efeito fica mais forte se você misturar com água quente. Como os dois soltam vapores muito tóxicos, use luvas e proteja olhos, nariz e boca.

Muita gente faz uso desses produtos, mas não é algo aconselhado por trazerem justamente muitos riscos. Crianças e animais podem se machucar caso você guarde esses frascos em um lugar de fácil acesso na sua casa. Além disso, o uso excessivo desse material pode danificar o encanamento e causar vazamentos.

Com água quente

Já a água quente pode ser sempre usada já que ela ajuda a dissolver gorduras acumuladas. Você pode misturar água fervente com um pouco de sabão líquido ou detergente neutro e despejar no ralo — só tenha cuidado para não se queimar.

Com bicarbonato de sódio e vinagre

Esse provavelmente é o jeito mais simples de desentupir ralo e é a melhor alternativa quando o entupimento é causado por gordura. Despeje meio copo de bicarbonato e meio copo de vinagre branco no local. Abafe o ambiente com a ajuda de um pano e deixe a solução agir por meia hora.

Se você juntar essa dica com a anterior, vai ter um efeito melhor: depois do tempo de ação, despeje a água quente e o detergente neutro no ralo.

Não ficou desentupido por completo? Então, repita a operação. Ainda dá para fortalecer a mistura e deixar um cheirinho mais agradável, adicionando suco de limão na água quente.

Como evitar que o ralo do banheiro fique entupido?

O encanamento das casas não foi feito para dar passagem para muitas sujeiras e objetos. O ideal é manter uma rotina de limpeza e deixar os protetores sempre no lugar para evitar que objetos estranhos e impurezas entrem no encanamento.

Além disso, ao despejar água quente no ralo com frequência, você vai dissolvendo a sujeira que fica impregnando na parte de dentro dos canos. São atitudes bem simples, mas que ajudam a prevenir o entupimento e deixam o ambiente mais limpo.

No ralo do banheiro, um dos principais causadores de entupimento são os cabelos. Por isso, existem vários coletores de cabelo disponíveis no mercado, em modelos diferentes. São simples de usar: você só segue as instruções, coloca por cima da tampa e ajusta. Assim, eles evitam que os cabelos entrem e se acumulem.

Quando devo tentar desentupir o ralo do banheiro?

Assim que notar que a água do banho está demorando para descer pelo ralo, acenda o sinal amarelo de alerta. Quanto mais cedo você agir, menor o risco de ter um entupimento mais grave depois.

Por isso, comece a tentar desentupir o ralo com medidas simples, até que o escoamento da água volte a acontecer normalmente. Se você notar que ele não está voltando ao normal ou que está piorando, chegou a hora de tomar providências mais enérgicas! Quando o jeitinho caseiro não funcionar, não perca tempo: chame ajuda profissional.

Por que buscar ajuda profissional?

As empresas especializadas em desentupir ralo do banheiro têm profissionais experientes. Elas já sabem exatamente como resolver o problema, rapidinho e sem riscos. Além disso, eles vão vir na sua casa com equipamentos de proteção, os melhores e mais seguros produtos de limpeza.

Dessa forma, ninguém na sua casa corre riscos e você ainda protege o seu encanamento, acabando com o box inundado e com os riscos de infiltração, entupimento de canos e qualquer outro problema pior depois.

Agora, você já sabe desentupir ralo do banheiro e como se prevenir de novos problemas parecidos. Que tal compartilhar essas dicas nas suas redes sociais e trocar uma ideia com os amigos?


Fortaleza Desentupidora

Desentupidora 24h em São Paulo.
R. Javaés, 626/630 São Paulo, SP
Tel: 0800-3333-3000

Atendimento premiado

Vencedora por 8 anos consecutivos do Prêmio Internacional Quality Brasil em atendimento.

Garantia de qualidade

Todos os nossos serviços oferecem prazo de garantia.

Sustentabilidade

Respeitamos o meio ambiente e nossos procedimentos incluem apenas descarte de esgoto em estabelecimentos credenciados.