ATENDIMENTO 24 HORAS

Bolhas de ar no encanamento: como resolver este problema?

A presença de bolha de ar no encanamento causa diversos transtornos, como mudanças na pressão da água, podendo chegar a gerar vazamentos. Por isso, entender como identificar e resolver os problemas de ar nos canos é muito importante para a manutenção de boas condições hidráulicas. Isso acontece quando o cano fica suprimido. Porém, é um problema muito comum nas cozinhas.

Essa condição acontece por diversos motivos, desde o racionamento de água até a falta temporária na residência. Quanto antes resolver o problema, melhor, pois bolhas de ar no encanamento prejudicam o fluxo correto da água e problemas na torneira podem prejudicar bastante o dia a dia.

Para ajudar a identificar e resolver problemas de bolhas de ar no encanamento, preparamos este artigo com algumas sugestões. Confira e coloque em prática hoje mesmo!

Como saber se eu tenho um problema de bolha de ar no encanamento?

A bolha de ar no encanamento é percebida porque produz barulhos estranhos, como vibrações, que não são o som comum da água fluindo nos canos. Além disso, se as torneiras têm interrupção da água, com retorno do fluxo e variações de pressão, é possível que exista ar nos encanamentos.

No entanto, o som não é o único problema, a pressão da torneira também é alterada, deixando-a com menos disposição de água. Caso o ar seja muito intenso, pode resultar em danos e vazamentos, comprometendo os componentes.

Logo, caso esteja escutando barulhos diferentes e vibrações na tubulação, já é um grande sinal de alerta. O ideal é agir rápido antes que comecem os danos. Isso geralmente acontece quando você fica sem usar a água por determinado período, como férias prolongadas fora de casa, ou quando a água que vem da rua fica sem fornecimento por um certo período. Porém, é importante saber que tem solução e é possível resolver as bolhas de ar no encanamento com alguns passos.

Quais os problemas causados pela presença de ar no encanamento?

As bolhas de ar no encanamento podem causar diversos problemas, os principais inconvenientes gerados por essa condição são:

Pouca vazão de água

Como prejudica o fluxo, as bolhas causam pouca vazão hídrica para diversos ambientes, como chuveiro e descarga, reduzindo seu funcionamento. Isso porque a presença de ar limita a circulação de água e prejudica a circulação como um todo. Muitas pessoas podem confundir o problema com pressão insuficiente de água, tentando resolver o problema de maneira ineficaz.

Quebra nas tubulações

As tubulações podem quebrar devido a circulação do ar no encanamento e a pressão e depressão que isso exerce no local. Isso pode causar vazamentos dentro da paredes, levando a consequências prejudiciais ao ambiente e necessidade de maior investimento com reformas.

Cavitação

A cavitação é um processo de geração de bolhas de gás ou de vapor dentro da água, Quando acontece em componentes hidráulicos, aumenta ainda mais o problema.

Existe um processo simples é possível de ser feito, antes mesmo de procurar uma ajuda especializada. Quando o problema já está em um estágio mais desenvolvido, a solução deve ser contatar urgentemente um especialista na área, isso porque pode gerar problemas graves como os citados anteriormente, causando até grandes vazamentos, que darão mais prejuízos às estruturas do que a contratação prévia de um especialista para resolver o problema.

Entupimento do esgoto

Outra consequência das bolhas de ar no encanamento é o entupimento do esgoto. Isso é gerado pela redução da água e dificuldade no fluxo. Além disso, pode aumentar o valor na conta da água, é um aspecto para atentar-se, pois é um dos sinais do problema.

Como resolver a bolha de ar no encanamento?

Algumas medidas simples podem ser bastante efetivas para evitar que os canos continuem com acúmulo de ar. Então, como vimos, logo que perceber os barulhos no encanamento, providencie a realização desses passos para garantir a integridade futura do encanamento e não gerar problemas como rachaduras nas paredes, danos à tubulação ou vazamentos. Veja a seguir como fazer.

Remova o ar de toda a instalação

Para esse passo, é necessário fechar o registro do hidrômetro. Ele fica localizado no cavalete em que está o relógio de medição de consumo. Abra todas as torneiras e registros da casa, começando pela mais distante do cavalete, até a mais próxima.

Quando a água da reserva da casa acabar e todas as torneiras e registros estiverem secos, ligue novamente o registro no cavalete. Espere alguns momentos até perceber que todas as torneiras estão com fluxo regular e vá fechando uma de cada vez. Se o ar veio do encanamento da rua, o problema estará resolvido.

Retire bolha de ar no encanamento do chuveiro

Se a bolha de ar no encanamento estiver no banheiro, seu banho pode ficar sem água de uma hora para outra. Nada pior do que ter o fluxo de água no chuveiro interrompido, certo?

Nesse caso, a solução é remover o registro do chuveiro e trocar o reparo. Se o problema era uma vedação inadequada no registro, isso é feito com uma chave de fenda e boca. Depois desse processo, a água começará a jorrar, o próximo passo é só recolocá-lo. Também é comum que a peça esteja antiga, nesse caso, a questão se resolverá com a substituição e reparo.

Outra maneira de fazer isso, é retirando o chuveiro e seguindo o seguinte procedimento: o primeiro passo para retirar a bolha de ar no encanamento do chuveiro é desligá-lo na caixa de energia da casa. Isso garantirá a segurança de quem o manuseia. Depois disso, abra bem o chuveiro assim como as torneiras e aperte a descarga. O ar será eliminado pela pressão da água.

Remova o ar da caixa acoplada

Para remover as bolhas de ar nas opções de vasos sanitários com caixas acopladas é necessário desenroscar o tubo presente entre o vaso e o cano. Isso fará com que a água comece a jorrar dentro de um balde, depois que o fluxo ficar intenso, é necessário remontar e testar abrindo as torneiras e o chuveiro. O mesmo processo é seguido para imóveis que contém ducha higiênica.

Como evitar bolhas de ar no encanamento?

Para evitar bolhas de ar no encanamento da casa, é primordial fechar o registro geral quando houver a falta de fornecimento da água por um certo período. Também no momento em que reparos e reformas no sistema hidráulicos forem realizados. Lembrando de abrir o registro novamente somente depois de 15 a 20 minutos após a água chegar.

Previna ar nos canos da caixa d’água

Se a caixa d’água está criando bolhas de ar no encanamento, será necessário instalar um tubo de ventilação, conhecido por suspiro, extrator de ar ou coluna de ventilação. É uma peça simples e que o encanador consegue colocar rapidamente.

Bomba

Outra opção é instalar uma bomba d’água. Esse equipamento auxilia no controle das bolhas de ar no encanamento, principalmente em locais que possuem muitas torneiras, como grandes imóveis ou edifícios. Ela é conectada no encanamento e puxa o ar presente no cano.

Válvula

Além disso, é possível instalar uma válvula bloqueadora de ar. Ela auxilia na contabilidade da conta de água correta, pois evita que o ar gere pressão sobre o relógio e contabilize essa ação do ar como se fosse o consumo, o que acarreta no aumento no valor da conta.

Quando procurar a ajuda de um especialista?

Esse distúrbio no fluxo de água pode acarretar em maiores gastos. Logo, se a fatura aumentar e você não conseguir detectar o motivo, o ideal é chamar um profissional para avaliar a situação ou verificar as características mencionadas de bolhas de ar no encanamento, como a vibração das torneiras, ruídos e dificuldade no fluxo de água.

Se já tiver causado danos à estrutura, o ideal é solicitar o mais rápido possível a ajuda de um profissional para não piorar ainda mais o problema e gerar ainda mais gastos de água com vazamentos, além de poder gerar infiltrações e maiores prejuízos econômicos se o local ficar exposto à água por muito tempo.

Assim, as constantes variações de pressão e problemas com a água fornecida pela caixa serão resolvidas de forma definitiva. Quem não pode incluir um suspiro na caixa d’água por algum motivo conseguirá corrigir o problema de bolha de ar no encanamento fazendo o procedimento de esvaziar todas as tubulações da nossa primeira dica, mas pode ser necessário repetir o procedimento após um certo tempo.

Por conseguinte, prestar atenção à presença de bolha de ar no encanamento é importante para resolver o problema o quanto antes. Além da pouca vazão de água, as bolhas de ar no encanamento podem provocar uma vibração em excesso nos canos, podendo gerar danos como rachaduras nas paredes, ocasionando em vazamentos internos ou externos.

Outra consequência quando o ar está em excesso é a falta gradual de fornecimento da água, podendo gerar o entupimento do esgoto. Assim, você evita a sobrecarga do sistema, vazamentos e rupturas de canos por conta das variações de pressão, além de deixar tudo funcionando corretamente. Aplicando as dicas acima certamente você conseguirá identificar os problemas e corrigir questões simples. Caso a situação persista é importante consultar uma empresa desentupidora profissional para avaliar se não há vazamentos na rede ou outros problemas de regulagem.

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais!

Últimas do blog