Bolhas de ar no encanamento: como resolver este problema?

A presença de bolha de ar no encanamento causa diversos transtornos, como mudanças na pressão da água, podendo chegar a gerar vazamentos. Por isso, entender como identificar e resolver os problemas de ar nos canos é muito importante para manutenção de boas condições na hidráulica.

Para ajudar a identificar e resolver problemas de bolhas de ar no encanamento, preparamos este artigo com algumas sugestões. Confira e coloque em prática hoje mesmo!

Como saber se eu tenho um problema de bolha de ar no encanamento?

A bolha de ar no encanamento é percebida porque produz barulhos estranhos, como vibrações, que não são o som comum da água fluindo nos canos. Além disso, se as torneiras têm interrupção da água, com retorno do fluxo e variações de pressão, é possível que exista ar nos encanamentos.

Como resolver a bolha de ar no encanamento?

Algumas medidas simples podem ser bastante efetivas para evitar que os canos continuem com acúmulo de ar. Veja a seguir como fazer.

Remova o ar de toda a instalação

Feche o registro do hidrômetro, que fica no cavalete em que está o relógio de medição de consumo. Abra todas as torneiras e registros da casa, começando pela mais distante do cavalete, até a mais próxima.

Quando a água da reserva da casa acabar e todas as torneiras e registros estiverem secos, ligue novamente o registro no cavalete. Espere alguns momentos até perceber que todas as torneiras estão com fluxo regular e vá fechando uma de cada vez. Se o ar veio do encanamento da rua, o problema estará resolvido.

Retire bolha de ar no encanamento do chuveiro

Se a bolha de ar no encanamento estiver no banheiro, seu banho pode ficar sem água de uma hora para outra. Nada pior do que ter o fluxo de água no chuveiro interrompido, certo?

Nesse caso, a solução é remover o registro do chuveiro e trocar o reparo. Se o problema era uma vedação inadequada no registro, bem comum em peças antigas, a questão se resolverá com a substituição do reparo.

Previna ar nos canos da caixa d’água

Se a caixa d’água está criando bolhas de ar no encanamento, será necessário instalar um tubo de ventilação, conhecido por suspiro, extrator de ar ou coluna de ventilação. É uma peça simples e que o encanador consegue colocar rapidamente.

Assim, as constantes variações de pressão e problemas com a água fornecida pela caixa serão resolvidas de forma definitiva. Quem não pode incluir um suspiro na caixa d’água por algum motivo conseguirá corrigir o problema de bolha de ar no encanamento fazendo o procedimento de esvaziar todas as tubulações da nossa primeira dica, mas pode ser necessário repetir o procedimento após um certo tempo.

Prestar atenção à presença de bolha de ar no encanamento é importante para resolver o problema o quanto antes. Assim, você evita a sobrecarga do sistema, vazamentos e rupturas de canos por conta das variações de pressão, além de deixar tudo funcionando corretamente. Aplicando as dicas acima certamente você conseguirá identificar os problemas e corrigir questões simples. Caso a situação persista é importante consultar um profissional para avaliar se não há vazamentos na rede ou outros problemas de regulagem.

Gostou do artigo? Para acompanhar as novidades do blog e receber dicas parecidas com estas, curta nossa Fanpage no Facebook!


Fortaleza Desentupidora

Desentupidora 24h em São Paulo.
R. Javaés, 626/630 São Paulo, SP
Tel: 0800-3333-3000

Atendimento premiado

Vencedora por 8 anos consecutivos do Prêmio Internacional Quality Brasil em atendimento.

Garantia de qualidade

Todos os nossos serviços oferecem prazo de garantia.

Sustentabilidade

Respeitamos o meio ambiente e nossos procedimentos incluem apenas descarte de esgoto em estabelecimentos credenciados.