Rede de esgoto residencial: o que saber para evitar o entupimento?

É muito comum que a população apenas se preocupe com a rede de esgoto residencial quando surge algum problema. Contudo, é importante lembrar que o seu funcionamento correto está ligado ao modo como os usuários estão utilizando.

Existem alguns costumes que são bastante prejudiciais para sua rede de esgoto e devem ser evitados para que não ocorram entupimentos, por exemplo, são muitos motivos que causam o entupimento dos esgotos residenciais.

Mas, apesar de parecer que a tubulação simplesmente entope de um dia para o outro, a realidade é que, em grande parte das vezes, esse problema pode ser evitado por meio da prevenção ou pela mudança de hábitos.

Sendo assim, preparamos este guia para que você saiba como evitar o entupimento da rede de esgoto da sua casa. Boa leitura!

Como funciona a rede de esgoto residencial?

A rede de esgoto residencial é um sistema que visa tornar mais cômoda e saudável a vida das pessoas nas cidades. Os imóveis contam com um sistema interno de tubulações que absorvem a água usada em torneiras, descargas, pias, ralos, entre outros. Essa rede é constituída por tubos e conexões, juntamente ao ramal interno que é ligado a uma caixa de gordura.

A caixa de gordura é a responsável pela filtragem de óleos, gorduras e outras impurezas que provocam danos ou entupimentos da tubulação. Quando isso acontece, é preciso realizar uma manutenção, já que até mesmo infiltrações poderiam acontecer pelo fato de que os canos passam por dentro das paredes.

Após a filtragem desses resíduos, o esgoto vai em direção à caixa de saída e segue o fluxo que tem como destino a estação de tratamento da cidade, sendo que é o município o responsável direto pela recuperação dessa água impura.

Normalmente, a companhia que opera os serviços de água também é quem tem a responsabilidade do saneamento básico da cidade. A empresa concessionária desse serviço público também tem a competência de executar obras públicas e manejo efetivo dos resíduos por meio de tubulações subterrâneas.

Nas grandes cidades, a canalização adequada de tratamento de esgoto inundações e poluição de rios, além de várias doenças infecciosas. Fora da cidade, o armazenamento correto do esgoto na zona rural é feito em fossas sépticas, para evitar a contaminação. Isso proporciona grandes benefícios para a produtividade do campo.

Quais as causas de entupimento?

Existem diversas causas que podem causar o entupimento da rede de esgoto residencial. A seguir, listamos quais são elas.

Inadequação do sistema de esgoto

Um sistema de esgoto projetado incorretamente ou executado de maneira errada é capaz de provocar grandes transtornos para os seus usuários.

Seja por ligações incorretas, tubulações subdimensionadas, inclinações inadequadas, tudo isso é uma situação que provoca esse problema. São causas difíceis de serem corrigidas, visto que é preciso de intervenção física nas tubulações.

Por conta disso, é importante observar como foi o processo de construção da sua residência para saber exatamente se o imóvel foi projetado de maneira correta pelo engenheiro responsável.

Restos de alimentos e gorduras

Normalmente, esse problema na rede de esgoto residencial ocorre na pia da cozinha, uma vez que há acúmulo desses materiais na tubulação. Sem tratamento, esses restos de alimentos e gorduras tendem a obstruir a tubulação com o tempo.

Soda cáustica

Exatamente! A soda cáustica, que é comercializada como uma das formas de desentupir tubulações, é um dos grandes problemas do entupimento.

O que ocorre é que ela solubiliza a gordura na tubulação, o que permite a recuperação parcial do sistema em curto prazo. Contudo, ela pode aderir na parede do tubo e, de acordo ela se misturar com a gordura existente, pode acontecer um processo de solidificação.

É só você se lembrar de como era feito o sabão em barra: mistura de soda cáustica com óleo de cozinha. O efeito é a mesma coisa — após a secagem acontece a solidificação.

Cabelos e pelos

Tanto na pia quanto no ralo do banheiro é comum encontrar cabelos e pelos. O entupimento ocorre porque suas moléculas se baseiam em queratina, uma proteína bastante sólida, sendo que a sua quebra necessita de um maior tempo.

Depois de um certo período, os cabelos e pelos se acumulam na tubulação, sendo preciso manutenção de forma física para que não aconteça o entupimento completo do ralo ou sifão.

Papel higiênico

O papel higiênico, que muitas pessoas jogam diretamente no vaso sanitário, passa a impressão de se dissolver na água, porém ele não dissolve! A realidade é que a rede de esgoto residencial no Brasil e o vaso sanitário não são aptos para lidar com esse tipo de material.

O entupimento é provocado pelo fato de que, normalmente, o papel higiênico fica preso nas mudanças de direção de toda a rede, o que impossibilita o fluxo correto do esgoto.

Existem no mercado o tipo de papel higiênico que é biodegradável e o hidrossolúvel, contido, mesmo assim, em nenhuma hipótese é indicado descartar esse material no vaso. Até que o papel se decomponha, o entupimento poderá já existir.

Fio dental

O descarte de fio dental na pia pode se tornar um grande problema, visto que ele é capaz de provocar o entupimento da tubulação. Do mesmo modo que os cabelos e pelos, esse material não é facilmente biodegradável e, com isso, esse hábito pode ocasionar o acúmulo de fio na rede de esgoto, causando transtornos para o usuário.

Objetos

Praticamente todas as pessoas já deixaram cair algum pequeno objeto na pia ou ralo de suas residências, não é mesmo? Conforme a dimensão desse item, ele pode passar pela abertura da grelha do ralo ou da pia. Isso pode fazer com que ele se prenda em algum da tubulação, impedindo, assim, o fluxo normal do esgoto até o seu destino.

Como saber se a rede de esgoto residencial está entupida?

Quando há um problema de entupimento na rede de esgoto residencial, suas pias, vasos sanitários e até mesmo a banheira podem escorrer a água bem devagar ou mesmo nem isso.

Várias áreas podem ser afetadas por esse problema. Assim, se você ligar uma máquina de lavar e a pia da lavanderia retornar a água ou o banheiro transbordar, por exemplo, esse é um sinal de que existe um bloqueio em algum dos pontos dos canos de esgoto.

Além do mais, o som borbulhante ao usar esses locais é também uma dica de que existe obstrução no sistema de drenagem. Na realidade, esses barulhos podem ser que as raízes das árvores são responsáveis ​​pelo seu bloqueio.

Esse tipo de obstrução por raízes é bem normal e é um dos responsáveis pelos principais problemas da rede de esgoto residencial.

Dessa forma, caso você tenha uma grande árvore próxima de sua rede de esgoto, suas raízes podem ser o problema. Isto é mais comum ainda em residências antigas onde o sistema de tubulação ainda é feito de barro, argila ou concreto.

Isso pelo fato de que as raízes podem estar presentes dentro do tubo por meio das juntas de tubulação. Elas entram no recipiente em busca de umidade. Lá dentro, elas crescem como uma rede e se juntam a outros resíduos como papéis higiênicos, provocando o entupimento.

Posto isso, se você está com algum problema de entupimento, isso é uma indicação de que o problema pode ser relacionado à sua rede de esgoto.

O mesmo ocorre com a pia da sua cozinha. Está correndo água lentamente ou entupida? A questão é que, quando se tem mais de um ralo lento em sua residência, ou vários deles, esse é o maior indicador de que a fonte do problema é um esgoto entupido.

Quais os métodos para desentupir a rede de esgoto residencial?

Existem alguns métodos que facilitam bastante o processo de desentupimento em rede de esgoto residencial. Veja, a seguir, alguns deles.

Água fervente

Água quente é uma ótima ideia não apenas para a prevenção dos entupimentos, como também é eficaz na desobstrução de canos e ralos quando junta a ingredientes certos.

Um bom exemplo de como resolver esse obstáculo de cano entupido com água fervente é colocar duas colheres de fermento em pó e despejar diretamente no local do entupimento. O efeito que essa técnica vai provocar é desobstruir o cano e liberar a sujeira grudada nas paredes do encanamento.

Você também pode colocar detergente dentro do cano antes da água quente para solucionar o problema e tentar desentupir cano de pia e do sifão se estiverem sem água. Em algumas situações mais simples, somente a água quente é capaz de resolver o inconveniente.

Arame

Várias vezes, os entupimentos são provocados pelo acúmulo de objetos dentro do cano. Isso ocorre principalmente com ralos que são entupidos facilmente por fios de cabelo e outros dejetos similares.

No caso de o entupimento acontecer por causa desse tipo de material, busque solucionar o problema com apenas um pedaço de arame.

Crie um ganchinho com uma das pontas do arame e insira no ralo ou na pia do banheiro (ambientes que mais sofrem com esse tipo de bloqueio) e tente tirar o objeto para fora fazendo breves movimentos e repetitivos.

É uma solução fácil e eficaz, porém não funciona em qualquer situação. É necessário ter paciência se não der certo nas primeiras tentativas.

Desentupidor caseiro

Desentupidores são eficientes em grande parte das vezes custam menos e são simples de conseguir. Eles são ferramentas muito boas para solucionar qualquer entupimento sem provocar danos no sistema de encanamento e peças adjacentes, sem contar que são ecologicamente corretos e simples de utilizar.

Mesmo dessa forma, ainda há algumas coisas que você pode colocar em prática, senão tiver um desentupidor e se encontre em uma situação de emergência.

Uma boa forma de desentupir o vaso sanitário ou algum cano é cortar uma garrafa PET no meio e inserir um cabo de vassoura na abertura da garrafa.

Com isso, é possível que você construa um desentupidor caseiro. Coloque, então, a garrafa dentro do cano que deseja desentupir ou dentro da privada e “empurre” a ferramenta para dentro do cano.

A pressão do ar que a garrafa faz vai expulsar, por meio do movimento, o objeto que está ocasionando o entupimento.

Caixa de gordura

Caixas de gordura podem se tornar um grande problema quando acontece o entupimento. Assim, é fundamental higienizá-la de forma periódica com produtos corretos para evitar o risco. Busque também não jogar óleo e gordura dentro da pia. Essas ações preventivas fazem com que esse empecilho não aconteça.

Diversas vezes, os canos da caixa de gordura ficam entupidos em um ponto que não dá mais para alcançar, uma forma de solucionar isso é usando uma mangueira de água com pressão.

Para realizar o procedimento de desentupimento da caixa de gordura, basta enfiar a mangueira ligada e realizar movimentos de vai e vem. A pressão da água junto à mangueira empurrará dejetos que obstruem o local, resolvendo o problema.

Empresa especializada

Em algumas situações é possível resolver o problema de entupimento da rede de esgoto residencial por conta própria. Contudo, em casos mais graves, é fundamental contar com uma empresa especializada nesse tipo de serviço.

Além disso, algumas ocorrências poderiam ser evitadas com a manutenção periódica e, para isso, uma desentupidora profissional é o mais indicado nessa situação. Assim, vale a pena contratar esse tipo de serviço para evitar maiores dores de cabeça.

Como prevenir o entupimento?

A utilização eficiente da rede de esgoto residencial precisa ser uma preocupação de todos os residentes, não apenas por eles, mas também por toda a coletividade. A compreensão é a principal maneira de prevenir esse tipo de acidente.

Mas como auxiliar na prevenção e no bom funcionamento do sistema de esgoto?

Primeiramente, o cuidado deve se iniciar dentro da sua residência. Tenha uma conversa com os demais moradores da casa ou apartamento sobre boas maneiras na hora de enviar algo ralo abaixo.

Confira algumas dicas práticas que separamos para você cuidar melhor da sua rede de esgoto residencial e mantê-la longe de um possível entupimento:

  • Quando for lavar a louça, não deixe alimento acumulado na panela raspando o resto e jogue no lixo;
  • Não deixe de descartar corretamente o óleo de cozinha. Ou seja, após o seu uso, coloque-o em uma garrafa pet e envie-o para a coleta adequada. Jamais despeje esse material na pia da cozinha;
  • Ao pentear o cabelo ou fazer a barba, os fios acumulados na pia do banheiro devem ser retirados e jogados no lixo. Eles são um dos grandes vilões do entupimento;
  • Depois de tomar banho, faça a limpeza retirando os fios de cabelo que possam estar presentes no ralo e jogue-os no lixo;
  • É interessante colocar peneiras em todos os ralos das pias da casa. Eles vão barrar a maior parte dos resíduos que podem se infiltrar no esgoto;
  • No quintal da sua casa, tenha cuidado no momento de varrer poeira e folhas próximo dos ralos. No caso de ter animais, não deixe de coletar os pelos, para que não entrem no ralo.

Enfim, além desses cuidados simples, também é interessante manter as manutenções em dia, como a limpeza de esgoto, das colunas coletoras — no caso dos condomínios — e da caixa de gordura.

Como funciona a instalação da rede de esgoto residencial?

A rede de esgoto é a responsável por enviar toda a água que utilizamos em pias, descargas, ralos e torneiras.

A rede de uma residência encaminha a água usada para a rede coletora. A rede coletora é instalada nas ruas e avenidas dos loteamentos e é constituída basicamente pela tubulação e pelos poços de visita.

A rede coletora, dessa maneira, envia essa água contaminada para os pontos de tratamento de esgoto sob responsabilidade da concessionária escolhida pelo município.

O tratamento é realizado em Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) e somente depois dessa passagem na estação que o esgoto, agora tratado, pode voltar ao meio ambiente.

Mas ainda é uma realidade brasileira o despejo sem tratamento de esgoto ser devolvido para a natureza. Essa prática, além de poluir os rios, por exemplo, provoca a disseminação de doenças que afetam diretamente a população da área.

Alguns empreendimentos contam, hoje em dia, com uma Estação Elevatória de Esgoto (EEE). Ela se trata de uma unidade que conta com um pré-tratamento do esgoto e bombas hidráulicas, que tem como objetivo bombear a água poluída de pontos baixos para pontos mais altos no sistema. Assim, o esgoto vai percorrer o sistema por meio da gravidade.

A estação apresenta um pré-tratamento com caixa de contenção de resíduos sólidos. Essa estratégia não tem como foco tornar o esgoto pronto para despejo na natureza, mas sim otimizar a eficiência do sistema de bombeamento e diminuir a precisão de manutenção das bombas.

Ressaltamos que a rede de esgoto não é a mesma coisa que falar em sistema de drenagem. A primeira se baseia na captação do esgoto das residências e indústrias, já a segunda tem a responsabilidade do escoamento direto das águas das chuvas. As duas redes não devem jamais ser interligadas.

Por que contratar uma desentupidora de esgoto?

Como dissemos, é fundamental contar com uma empresa especializada em diversas situações. Além de facilitar a vida do proprietário, contratar uma desentupidora eficiente vai diminuir bastante suas dores de cabeça.

A solução de tudo que estiver acontecendo será encontrada de forma muito mais fácil. E pedindo tal serviço, por ser um especialista, o encanador perceberá se existe algum outro embaraço na sua rede de esgoto residencial.

Contratar uma desentupidora profissional vai evitar diversos tipos de transtornos e isso é uma grande vantagem para as pessoas. Veja, a seguir, alguns dos benefícios em contar com um especialista.

Evita maiores inconvenientes

Quando você contrata uma empresa especializada em desentupimento de rede de esgoto residencial, a solução do problema fica bem mais fácil. O proprietário do imóvel pode tentar resolver sozinho, mas isso pode piorar toda a situação se não souber fazer direito.

Por isso, em situações da necessidade de um profissional, não tenha receio. Se você não compreende o assunto, contrate uma desentupidora. Essa é a melhor maneira de resolver o problema.

Comodidade

Essa é uma das razões mais comuns de contratação desse tipo de serviço. Você não vai ter nenhum trabalho e não haverá esforço por sua parte. Além disso, com a ajuda de um profissional, não terá que quebrar a cabeça para saber como desentupir um cano, por exemplo. Essa é uma garantia de conforto, pois vai saber que dará certo.

Agilidade

Um especialista vai fazer todo o serviço. Ele está acostumado a esse tipo de situação e vai lidar rapidamente com o que estiver acontecendo. Sendo um expert no assunto, acaba por fazer um trabalho bem mais eficiente e ágil.

Segurança

Quando você contrata uma empresa especializada no assunto, vai garantir muito mais segurança, saúde e um serviço concreto.

O profissional vai avaliar o que está acontecendo não apenas de modo superficial, mas tudo que gerou aquela situação, ou seja, aquilo que está por trás do problema.

Todas as possibilidades de possíveis danos e transtornos serão averiguados a fim de garantir a satisfação do consumidor, dando uma solução definitiva para cada caso.

Qualificação

O profissional que vai desentupir a rede de esgoto residencial é qualificado. Ele entende o que está fazendo e vai agir do melhor modo para, assim, garantir a satisfação do contratante e para evitar futuros problemas.

Mas para que tudo isso seja feito de maneira eficaz, é preciso contar com quem entende bem do assunto. A Desentupidora Fortaleza é especialista no assunto e conta com mais de 20 anos de experiência no mercado, prestando vários serviços no combate aos entupimentos.

Atuamos em várias frentes, como:

  • Desentupimento de esgoto;
  • Desentupimento de canos;
  • Desentupimento de pias;
  • Desentupimento de ralos;
  • Desentupimento de redes de águas pluviais;
  • Desentupimento de vaso sanitário;
  • Desentupimento por hidrojateamento;
  • Limpeza de fossa.

O objetivo da Desentupidora Fortaleza foi e continua sendo ser uma companhia que respeita todo o mercado, disponibilizando serviços de primeira linha, com preços honestos e total transparência.

Enfim, a rede de esgoto residencial apresenta grande importância e você jamais deve negligenciar esse sistema. A prevenção é muito importante e contratar profissionais especializados no ramo é fundamental.

Gostou deste post? Precisa de ajuda para desentupir a sua residência? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo!


Fortaleza Desentupidora

Desentupidora 24h em São Paulo.
R. Javaés, 626/630 São Paulo, SP
Tel: 0800-3333-3000

Atendimento premiado

Vencedora por 8 anos consecutivos do Prêmio Internacional Quality Brasil em atendimento.

Garantia de qualidade

Todos os nossos serviços oferecem prazo de garantia.

Sustentabilidade

Respeitamos o meio ambiente e nossos procedimentos incluem apenas descarte de esgoto em estabelecimentos credenciados.