Posso usar soda cáustica para desentupir? Veja quais os riscos

Muitas pessoas ainda utilizam soda cáustica para desentupir canos e tubulações e mesmo que a funcione para alguns casos, os riscos para saúde de todos os envolvidos não compensa a prática.

Além de existirem produtos mais eficientes no mercado, o melhor a se fazer é buscar ajuda de um profissional qualificado para evitar danos maiores nos canos e que podem disseminar para a vizinhança, aumentando muito os custos do problema.

Então, se quiser entender sobre os riscos de usar soda cáustica para desentupir canos, fique por aqui!

Porque usar soda cáustica para desentupir canos?

Do ponto de vista químico, a soda cáustica é o hidróxido de sódio, se apresentando como um sólido branco em temperatura ambiente, facilmente solúvel em água. Tanto em sua forma bruta como em solução aquosa, a soda cáustica é considerada um produto extremamente corrosivo.

Devido a essa propriedade, a soda cáustica é usada para desintegrar a matéria orgânica incrustada nas tubulações, otimizando o fluxo a passagem do líquido e resolvendo o problema rapidamente.

Porém, a soda cáustica não tem eficácia para desintegrar materiais não orgânicos obstruídos, como entulhos, britas, areia, calcário, borrachas e outros constituintes de uma pós obra, e, às vezes, pode intensificar o problema instalado.

Quais são os riscos de usar soda cáustica para desentupir?

Riscos para saúde

O alto poder corrosivo da soda cáustica pode causar queimaduras severas nas pessoas que não tem experiência para manuseá-la ou que façam o trabalho sem a proteção individual adequada como luvas e vestimentas protetoras.

As queimaduras por produtos químicos, como a soda cáustica acontecem rapidamente e são bastante dolorosas, necessitando de assistência hospitalar. Por isso, muitos indivíduos que não têm essa orientação prévia, acabam se machucando severamente.

Danificação dos interior dos canos

Novamente, devido a sua capacidade corrosiva, o uso da soda cáustica para desentupir pode desintegrar algumas partes da tubulação, trazendo pequenos vazamentos e com isso reduzindo a vida útil do cano.

Sendo assim, além de não resolver o problema, acaba trazendo outra preocupação e nesses casos, é recomendável buscar ajuda de empresas especializadas em encanamentos para auxiliar neste problema.

Quais são as soluções para desentupir canos?

Primeiramente é fundamental descobrir qual é a origem da obstrução para saber quais são as medidas a serem tomadas. Se o cano estiver na cozinha, a chance de ter matéria orgânica de origem alimentar é maior, diferente de outros encanamentos, com os dos banheiros que entopem devido aos pêlos acumulados.

A partir disso é interessante lançar mão de algumas estratégias : uso do desentupidor ou de um arame comprido para fazer a desobstrução manual, despejo de água quente no interior do encanamento, entre outras sugestões.

Se essas estratégias não funcionarem é interessante contratar empresas especializadas em desentupimento de tubulações, que contam com funcionários preparados para fazer um diagnóstico e orçamento mais adequado e propor ações mais eficientes.

Usar soda cáustica para desentupir canos além de ser uma estratégia muito perigosa para o indivíduo, devido ao risco de queimaduras na pele, ainda existe a possibilidade desse produto não fazer efeito. Por isso, é recomendável utilizar outras medidas para resolver a obstrução do cano, tais como água fervente, desentupidor apropriado ou buscar ajuda com empresas especializadas no assunto.

E você, gostou do nosso conteúdo? Então, siga nosso Facebook e fique por dentro de informações úteis para sua casa!


Fortaleza Desentupidora

Desentupidora 24h em São Paulo.
R. Javaés, 626/630 São Paulo, SP
Tel: 0800-3333-3000

Atendimento premiado

Vencedora por 8 anos consecutivos do Prêmio Internacional Quality Brasil em atendimento.

Garantia de qualidade

Todos os nossos serviços oferecem prazo de garantia.

Sustentabilidade

Respeitamos o meio ambiente e nossos procedimentos incluem apenas descarte de esgoto em estabelecimentos credenciados.