Quando a limpeza de esgoto deve ser realizada?

A limpeza de esgoto é uma atividade fundamental para o ambiente residencial e comercial. Mas, você sabe quantas vezes deve realizar a limpeza do esgoto da sua propriedade? Isso é algo que deve ser uma manutenção regular ou apenas quando necessário?

Normalmente, para a maioria dos proprietários, a limpeza de esgotos deve ser realizada apenas quando for necessário. Mas é importante que você saiba como identificar essa necessidade.

Um esgoto entupido, por exemplo, normalmente oferece pistas antes que provoque um bloqueio completo. Os sinais mais comuns de uma linha de esgoto entupida são sons borbulhantes que vêm dos ralos, água que não desce pelos canos ou mau cheiro saindo por eles.

Para o trabalho, é importante contratar uma empresa especializada para realizar o desentupimento, porque os métodos simples e mais conhecidos não resolvem o problema de esgotos entupidos, e podem acabar piorado a situação.

Quer saber como a limpeza de esgoto deve ser realizada de modo correto? Então, fique por aqui e saiba mais!

O que você precisa saber sobre sua linha de esgoto

Se a sua linha de esgoto tem mais de 30 anos de idade, é uma boa hora de realizar uma inspeção para dar início a uma limpeza completa, analisando a sujeira incrustada bem como as condições dos dutos e tubulações. Nessa situação, a avaliação preventiva é uma ótima opção para evitar danos maiores.

No entanto, se você tem tido um histórico de problemas com os encanamentos — como lentidão no fluxo da água —, as raízes de árvores podem ter penetrado as linhas de esgoto, por exemplo. Nesse caso, já existe uma situação complexa instalada e caberá aos profissionais capacitados identificar os problemas e evitar um grande desastre.

Ou, ainda, se você vive em uma casa antiga, ter a linha principal limpa por um profissional utilizando técnicas de água em alta pressão pode valer a pena o investimento e amenizar qualquer complicação.

Por que fazer a limpeza de esgoto?

A limpeza de esgoto deve ser realizada frequentemente para evitar transbordamento, dificuldade de passagem da água e complicações nos dutos das residências, situação muito desagradável.

Além disso, muitos indivíduos que optam por fazer a manutenção sem uma ajuda especializada, na maioria das vezes, não finalizam o processo ou causam estragos nas tubulações, ocasionando prejuízos a todos os moradores.

Por isso, além de fazer a limpeza de esgoto periodicamente é importante utilizar métodos profissionais que promovam a eficiência do processo e assegurem aos moradores uma atividade livre de riscos preveníveis.

Qual é o melhor método para limpeza de esgoto?

Um das formas de fazer limpeza de esgoto é por meio do hidrojateamento (jatos de água em alta pressão), que quando usado por profissionais de canalização devidamente treinados, pode efetivamente remover os resíduos que se acumulam em suas linhas, incluindo gordura, depósitos minerais, cabelo, alimentos e outros bloqueios.

O processo é bastante eficiente, pois o jato de alta pressão é capaz de deslocar as impurezas que estão atrapalhando o fluxo de água, além de manter os canos limpos por um período suficiente para novas aplicações.

O caminhão é posicionado em local adequado, retira-se a mangueira e conecta-se à caixa de esgoto. Em seguida, o fluxo de água que sai da mangueira é regulado em pressão e quantidade conforme o tamanho e a dificuldade de solucionar o entupimento.

Os profissionais são devidamente protegidos e todo o processo é monitorado para evitar danos aos que manuseiam a mangueira — como qualquer descontrole durante o hidrojateamento.

Para tanto, é fundamental contar com uma equipe especializada no assunto que fará o diagnóstico, estipulará o tempo do hidrojateamento e proporcionará a garantia dos serviços prestados ao cliente.

O método de hidrojateamento é seguro, não danificar as tubulações e pode ser realizado utilizando somente os materiais e equipamentos da empresa prestadora de serviço.

Nesse sentido, a Desentupidora Fortaleza é a melhor opção quando você estiver considerando o desentupimento e a limpeza de esgotos. Nossos profissionais especializados vão realizar o trabalho com eficiência e garantir que você não tenha problemas com as linhas de esgoto no futuro, fornecendo orientações para manutenção preventiva.

Qual é a periodicidade indicada para limpeza de esgoto?

A frequência para limpeza de esgoto será influenciada pela quantidade acumulada após o primeiro processo, o número de residências e da eficiência do método utilizado. Normalmente, se preconiza uma inspeção do sistema a cada 90 dias.

Porém, alguns sinais podem antecipar essa avaliação preventiva, como bolhas de ar sendo expelidas constantemente das caixas, mau cheiro no ambiente e dificuldade de escoamento da água.

Nesses casos, a limpeza de esgoto deve ser feita o mais rápido possível, de preferência pelo método de hidrojateamento, pois tende a ser mais efetivo e evitar retorno da sujeira acumulada.

A limpeza de esgotou é uma atividade necessária tanto nos ambientes residenciais quanto comerciais. O processo é eficiente, promovendo a remoção completa da sujeira devido ao alto poder do jato aplicado. No entanto, deve ser feito por empresas especializadas que garantirão serviços eficazes até a próxima manutenção.

E você, está precisa de fazer limpeza de esgoto? Então, não hesite em nos contatar!


Fortaleza Desentupidora

Desentupidora 24h em São Paulo.
R. Javaés, 626/630 São Paulo, SP
Tel: 0800-3333-3000

Atendimento premiado

Vencedora por 8 anos consecutivos do Prêmio Internacional Quality Brasil em atendimento.

Garantia de qualidade

Todos os nossos serviços oferecem prazo de garantia.

Sustentabilidade

Respeitamos o meio ambiente e nossos procedimentos incluem apenas descarte de esgoto em estabelecimentos credenciados.