Quando a limpeza de esgoto deve ser realizada?

A limpeza de esgoto é uma atividade fundamental para o ambiente residencial e comercial. Mas, você sabe quantas vezes deve realizar a limpeza do esgoto da sua propriedade? Isso é algo que deve ser uma manutenção regular ou apenas quando necessário? Normalmente, para a maioria dos proprietários, a limpeza de esgotos deve ser realizada apenas quando for necessário. Mas é importante que você saiba como identificar essa necessidade.

Um esgoto entupido, por exemplo, normalmente oferece pistas antes que provoque um bloqueio completo. Os sinais mais comuns de uma linha de esgoto entupida são sons borbulhantes que vêm dos ralos, água que não desce pelos canos ou mau cheiro saindo por eles.

Para o trabalho, é importante contratar uma empresa especializada para realizar o desentupimento, porque os métodos simples e mais conhecidos não resolvem o problema de esgotos entupidos, e podem piorar a situação.

Quer saber como a limpeza de esgoto deve ser realizada de modo correto? Então, fique por aqui e saiba mais!

O que você precisa saber sobre sua linha de esgoto

Se a sua linha de esgoto tem mais de 30 anos de idade, é uma boa hora de realizar uma inspeção para dar início a uma limpeza completa, analisando a sujeira incrustada bem como as condições dos dutos e tubulações. Nessa situação, a avaliação preventiva é uma ótima opção para evitar danos maiores.

No entanto, se você tem um histórico de problemas com os encanamentos — como lentidão no fluxo da água —, as raízes de árvores podem ter penetrado as linhas de esgoto, por exemplo. Nesse caso, já existe uma situação complexa instalada e caberá aos profissionais capacitados identificar os problemas e evitar um grande desastre.

Ou, ainda, se você vive em uma casa antiga, ter a linha principal limpa por um profissional utilizando técnicas de água em alta pressão pode valer a pena o investimento e amenizar qualquer complicação. A limpeza preventiva é a maneira ideal de prevenir problemas maiores.

Por que fazer a limpeza de esgoto?

A limpeza de esgoto deve ser realizada frequentemente para evitar transbordamento, dificuldade de passagem da água e complicações nos dutos das residências, situação muito desagradável.

Além disso, muitos indivíduos que optam por fazer a manutenção sem uma ajuda especializada, na maioria das vezes, não finalizam o processo ou causam estragos nas tubulações, ocasionando prejuízos a todos os moradores.

Por isso, além de fazer a limpeza de esgoto periodicamente é importante utilizar métodos profissionais que promovam a eficiência do processo e assegurem aos moradores uma atividade livre de riscos preveníveis.

Quais as vantagens de realizar a limpeza de esgoto?

Logo, as vantagens de realizar a limpeza de esgoto de maneira preventiva, elas são:

  • manter a higiene local;
  • prevenir mau cheiro;
  • manter o fluxo da água de maneira adequada;
  • evitar alagamentos;
  • evitar infestação de pragas

Assim, é primordial que os cuidados sejam tomados com o objetivo de manter o local adequado ao convívio humano, evitando doenças.

Qual é o melhor método para limpeza de esgoto?

Um das formas de fazer limpeza de esgoto é por meio do hidrojateamento (atos de água em alta pressão), que quando usado por profissionais de canalização devidamente treinados, pode efetivamente remover os resíduos que se acumulam em suas linhas, incluindo gordura, depósitos minerais, cabelo, alimentos e outros bloqueios.

O processo é bastante eficiente, pois o jato de alta pressão é capaz de deslocar as impurezas que estão atrapalhando o fluxo de água, além de manter os canos limpos por um período suficiente para novas aplicações. Também é feito de maneira segura, considerando manter a estrutura do esgoto íntegra.

Quais as etapas da limpeza de esgoto?

O esgoto é utilizado por todos, em residências e para o comércio como shoppings, prédios residenciais e diversos estabelecimentos. Visto isso, realizar sua limpeza é fundamental para manter a qualidade sanitária do meio ambiente. Isso evita transbordamentos, proliferação de pragas e evita o mau cheiro.

Para que isso seja feito da melhor forma, sem restar resíduos que prejudiquem o funcionamento, algumas etapas são necessárias.

O caminhão é posicionado em local adequado, retira-se a mangueira e conecta-se à caixa de esgoto. Em seguida, o fluxo de água que sai da mangueira é regulado em pressão e quantidade conforme o tamanho e a dificuldade de solucionar o entupimento.

Os profissionais são devidamente protegidos e todo o processo é monitorado para evitar danos aos que manuseiam a mangueira — como qualquer descontrole durante o hidrojateamento.

Para tanto, é fundamental contar com uma empresa desentupidora com uma equipe especializada no assunto que fará o diagnóstico, estipulará o tempo do hidrojateamento e proporcionará a garantia dos serviços prestados ao cliente.

O método de hidrojateamento é seguro, não danifica as tubulações e pode ser realizado utilizando somente os materiais e equipamentos da empresa prestadora de serviço. Nesse sentido, a Desentupidora Fortaleza é a melhor opção quando você estiver considerando o desentupimento e a limpeza de esgotos.

Nossos profissionais especializados vão realizar o trabalho com eficiência e garantir que você não tenha problemas com as linhas de esgoto no futuro, fornecendo orientações para manutenção preventiva.

Com a limpeza do esgoto e das redes pluviais e sua desobstrução, os resíduos são eliminados, depois, a bomba de alta pressão retira o restante dos resíduos. A quantidade de limpeza periódica é definida de acordo com a capacidade do esgoto e volume da água utilizada. Por exemplo, os esgotos residenciais devem ser esvaziados a cada três anos para que os problemas não surjam a longo prazo. A empresa responsável saberá direcionar corretamente qual é o período necessário em cada caso.

Quais os cuidados necessários com o esgoto?

Para que a limpeza dure mais, é necessário tomar cuidados que vão auxiliar a aumentar sua vida útil. Para isso, o ideal é não plantar árvores muito próximas à rede de esgoto. Ter cuidado ao passar automóveis na sua superfície, logo, se possível, instalá-la longe de garagens. Ao notar problemas, contrate de maneira imediata um serviço especialista em limpeza de esgotos para que danos maiores sejam evitados e controlados. O ideal é fazer a limpeza de maneira preventiva, logo, planeje com a empresa de confiança a limpeza periódica de acordo com o tempo indicado.

Quando é necessária a limpeza de esgoto?

A forma ideal de realizar a limpeza de esgoto é de maneira preventiva. Logo, calcular a maneira ideal para manter a constância é necessário, Porém, para fazer de forma corretiva, é preciso analisar algumas questões. Para saber quando chegou a hora de limpar o esgoto, analise os seguintes sinais:

  • presença de mau cheiro no ralo ou vaso sanitário;
  • verificação de bolhas ao apertar a descarga do vaso;
  • danos na tampa do esgoto, como infiltrações;
  • mau cheiro na região próxima ao esgoto.

Dessa maneira é possível realizar a correção dos problemas para evitar riscos à saúde e meio ambiente, como infestação de pragas e alagamentos.

Qual é a periodicidade indicada para limpeza de esgoto?

A frequência para limpeza de esgoto será influenciada pela quantidade acumulada após o primeiro processo, o número de residências e a eficiência do método utilizado. Normalmente, se preconiza uma inspeção do sistema a cada 90 dias.

Porém, alguns sinais podem antecipar essa avaliação preventiva, como bolhas de ar sendo expelidas constantemente das caixas, mau cheiro no ambiente e dificuldade de escoamento da água.

Nesses casos, a limpeza de esgoto deve ser feita o mais rápido possível, de preferência pelo método de hidrojateamento, pois tende a ser mais efetivo e evitar retorno da sujeira acumulada.

Por conseguinte, a limpeza de esgoto é uma atividade necessária tanto nos ambientes residenciais quanto comerciais. O processo é eficiente, promovendo a remoção completa da sujeira devido ao alto poder do jato aplicado. O processo evita situações perigosas, como alagamentos e infestação de pragas.

Por esse motivo, deve ser feita de maneira periódica, com o objetivo de tratar preventivamente o local. Logo, deve ser feito por empresas especializadas que garantirão serviços eficazes até a próxima manutenção. Escolher a empresa ideal é necessário para que o serviço seja feito da maneira ideal, sem gerar danos à estrutura do esgoto, principalmente em estruturas mais antigas.

E você, está precisa de fazer limpeza de esgoto? Para isso, entre em contato conosco!

Últimas do blog