Cheiro de esgoto no banheiro? Veja o que pode ser

O cheiro de esgoto no banheiro, além de desagradável, pode ser constrangedor. Imagine, por exemplo, que uma visita peça para usar o sanitário em sua casa e o cheiro ruim estiver forte. O mesmo vale para estabelecimentos comerciais e empresas.

Para resolver essa situação, o primeiro passo é identificar o que causa o odor desagradável no seu banheiro. Existe uma série de fatores que podem fazer com que o cheiro ruim se apresente e é sobre isso que falaremos neste artigo. Confira!

Veja 8 possíveis causas para o cheiro de esgoto no banheiro

Observe, na sequência, algumas causas que podem originar o cheiro ruim no banheiro. Como explicamos, fazer essa identificação é o primeiro passo para corrigir o problema.

1. Problemas com o selo do vaso sanitário

O selo do vaso sanitário é uma articulação, geralmente de borracha ou de silicone, que não permite que os gases gerados pela decomposição que ocorre nos esgotos sejam lançados no banheiro.

Trata-se de uma parte importante do vaso sanitário, porém, com o passar do tempo, pode se deteriorar devido ao uso, fazendo com que perca a sua funcionalidade. Por isso, quando sentir cheiro de esgoto no banheiro, verifique o selo do vaso sanitário. Caso seja esse o problema, basta fazer a substituição do equipamento.

2. Sifões ressecados

Também é preciso observar os sifões do vaso sanitário. Assim como o selo, esse item pode se desgastar com o tempo. Dependendo do material de que o item é feito, ele pode ficar ressecado, o que pode causar pequenas rachaduras. Assim sendo, o mau cheiro oriundo da decomposição no esgoto pode passar por esses espaços e fazer com que o aroma do banheiro seja desagradável.

3. Problemas na instalação

O mau cheiro do banheiro também pode ocorrer por conta de problemas nas instalações, como o fato de algum cano não estar bem-posicionado. De tal maneira, o odor desagradável volta do esgoto, causando as situações que já mencionamos.

Muitas vezes, pessoas leigas tentam fazer as instalações sozinhas e, por falta de conhecimento técnico, deixam alguns detalhes de lado. Também existem profissionais pouco preparados, que fazem um trabalho de baixa qualidade, resultando em problemas a médio e longo prazo. É por isso que contar com boas empresas é um fator imprescindível.

4. Obstrução do vaso ou ralo

A vedação do vaso e do ralo também deve ser verificada para saber se o mau cheiro no banheiro não está relacionado à obstrução desses canais. No caso dos ralos, é importante observar se eles contêm uma quantidade suficiente de água para vedar a passagem de odores. Se não for o caso, talvez seja isso que causa o cheiro ruim no banheiro.

5. Defeito no anel de vedação

O anel de vedação do vaso sanitário também pode ser a causa do cheiro de esgoto no banheiro. Isso porque a vedação pode estar inadequada ou até mesmo ter ocorrido um desgaste natural da borracha.

Como se trata de um equipamento que é utilizado diariamente, é natural que ele se desgaste com o tempo. Assim como um carro necessita de manutenção, isso também acontece com o vaso sanitário. Por isso, considere esse fator quando identificar um mau cheiro em seu banheiro.

6. Má ventilação

Nas instalações hidráulicas dos banheiros, também é utilizado um equipamento chamado de tubo de ventilação. Ele é geralmente ligado às caixas de inspeção e pode ser prolongado, de acordo com as características de cada obra.

O tubo de ventilação é necessário para emitir os gases no ambiente e, ao mesmo tempo, possibilitar que o ar entre nas tubulações do esgoto. O objetivo da entrada de ar é fazer com que a instalação seja ventilada e o mau cheiro não se propague.

7. Falta de sifão

Quando o sifão não existe na instalação ou está instalado incorretamente, também pode ocorrer o mau cheiro. Esse equipamento é muito importante para que o funcionamento das funções hidráulicas ocorra corretamente.

8. Falta de manutenção periódica

A manutenção periódica é necessária para que os vasos sanitários e outros equipamentos do banheiro não apresentem problemas. As tubulações sanfonadas, por exemplo, precisam de limpeza periodicamente, bem como o ralo e outros itens.

Tenha como hábito vistoriar o seu banheiro, mesmo que o cheiro de esgoto ainda não seja sentido. Dessa maneira, você evita que isso aconteça no futuro. Esteja sempre de olho e conte com profissionais eficientes para resolver essa questão quando ela acontecer.

Entenda por que contar com ajuda profissional nesse momento

Se você está sentindo cheiro de esgoto no banheiro e tem dificuldade para identificar o que está acontecendo, precisa contar com ajuda profissional especializada. Isso acontece quando você identificou o problema, mas não sabe como resolvê-lo sozinho.

Caso tente fazer um conserto sem ter certeza de qual é a causa, sem ter os equipamentos necessários, sem conhecer as melhores marcas de produtos para comprar, entre outras soluções, pode aumentar o seu problema. O que antes era apenas um mau cheiro pode se tornar um vazamento grave, por exemplo.

Por isso, não deixe de contratar uma empresa especializada que tenha em sua equipe profissionais capacitados para fazer essa correção na sua casa, comércio ou negócio. De tal modo, os erros não acontecem e você tem a certeza de que terá um serviço de qualidade, evitando que o problema volte a acontecer em um curto espaço de tempo.

A Fortaleza Desentupidora tem a expertise necessária para identificar e corrigir as causas do cheiro de esgoto do banheiro e também pode auxiliar a resolver outros problemas envolvendo a tubulação. Para saber mais sobre os nossos serviços e forma de trabalho, entre em contato conosco. Teremos satisfação em ajudar a solucionar essa questão o mais breve possível.


Fortaleza Desentupidora

Desentupidora 24h em São Paulo.
R. Javaés, 626/630 São Paulo, SP
Tel: 0800 3333 3000

Atendimento premiado

Vencedora por 8 anos consecutivos do Prêmio Internacional Quality Brasil em atendimento.

Garantia de qualidade

Todos os nossos serviços oferecem prazo de garantia.

Sustentabilidade

Respeitamos o meio ambiente e nossos procedimentos incluem apenas descarte de esgoto em estabelecimentos credenciados.