Por que o vaso entope? Veja os principais motivos e como resolver

Certamente, você já deve ter enfrentado problemas de entupimento no seu banheiro e tentado várias técnicas para resolver o problema, algumas mais eficazes, outras nem tanto. Nesse momento, é provável que tenha se perguntado por que o vaso entope e o que pode ser tomado como precaução para evitar o problema.

Embora seja uma ocorrência comum, além de deixar o banheiro sem condições de uso, esses entupimentos causam diversos transtornos desagradáveis. A situação piora quando se trata de um lugar com alto fluxo de pessoas, como hotéis, pousadas, restaurantes e empresas.

Neste post, vamos mostrar os principais motivos que provocam o entupimento do vaso sanitário. Acompanhe!

Como o entupimento do vaso prejudica a sua rotina?

Em um dia comum, você usa o vaso sanitário e percebe que os resíduos não estão sendo descartados como deveriam. Isso o deixa preocupado e traz uma série de incômodos ― a sensação de banheiro sujo, o mau cheiro e a necessidade de resolver o problema o mais rápido possível.

Algumas vezes, uma solução doméstica como desentupidor, soda cáustica ou água fervendo é suficiente. Em outras, é necessário contar com a ajuda de uma empresa especializada para resolver o problema.

De qualquer forma, o melhor é optar pela prevenção. Por isso, vamos apresentar aqui as causas mais comuns que provocam o entupimento do vaso sanitário.

Por que a privada entope?

Alguns hábitos ruins provocam o entupimento do caso sanitário. Veja se você tem alguma dessas práticas em sua rotina.

Papel higiênico

Um hábito comum em alguns países é o descarte do papel higiênico dentro do vaso sanitário. Porém, o sistema de saneamento no Brasil não comporta esse tipo de prática, que em excesso, acaba por obstruir os canos de descarte da água e dos resíduos e consequentemente, entupir o vaso.

A água não consegue derreter totalmente o papel, que começa a grudar nas laterais da tubulação, especialmente na parte do sifão. A tendência é que com o passar do tempo e a repetição do hábito, o problema ocorra.

Se o seu problema é com o mau cheiro que fica com o acúmulo de papéis, tente usar algumas gotinhas de óleo aromatizante no fundo da lixeira para resolver o problema!

Restos alimentares

Algumas pessoas também costumam jogar restos de comida no vaso, assim como descartar o óleo usado para frituras. Como esses resíduos têm muita gordura, acabam grudando nas paredes da tubulação e diminuem o fluxo de água, provocando o entupimento.

Cabelos

Você costuma pentear os cabelos para que caiam no vaso sanitário? Pois saiba que esse costume pode criar uma “tela” entre os canos que impossibilita o descarte de dejetos, entupindo totalmente a passagem.

Aliás, cabelos são obstruem não apenas os canos dos vasos, mas de pias de banheiro e do ralo no chuveiro.

Fossa entupida

O entupimento da fossa afeta totalmente o sistema de encanamento da casa ― vaso sanitário, ralo do chuveiro e lavatório. Com isso, a velocidade da descarga é diminuída e o vaso não tem força para eliminar totalmente os dejetos.

Além disso, uma fossa entupida favorece o aparecimento de pragas urbanas como insetos, baratas e ratos.

A limpeza da fossa depende de profissionais especializados para que seja feita corretamente.

Excesso de resíduos

O excesso de resíduos como causa de entupimento é um fator comum, e que ocorre principalmente em banheiros com grande circulação de pessoas. Se houver um grande acúmulo de dejetos ou falta de água, pode ocorrer um entupimento temporário no vaso.

Nesses casos, geralmente é possível resolver o problema de maneira simples. No entanto, se houver dificuldade, vale a pena entrar em contato com uma desentupidora.

Queda de objetos

Acidentes ocorrem frequentemente, e em um dia menos atento você pode derrubar dentro do vaso sanitário uma escova de dentes, moedas, tampas de shampoo e de pasta de dentes, pequenos pentes, entre outros objetos.

É comum encontrar esses objetos no vaso principalmente em casas com crianças pequenas. Em alguns casos, até mesmo os brinquedos são jogados lá.

Isso também obstruiu a passagem de dejetos e entopem a privada Esses casos são os mais difíceis de resolver com soluções domésticas, sem a ajuda de um profissional especializado.

Cigarros jogados no vaso

Outro hábito comum: pessoas que costumam fumar enquanto estão no banheiro, e ao acabarem, jogam a bituca dentro da privada. Com o tempo, esses restos passam a acumular e restringem a passagem pelas tubulações.

Embora o cheiro seja muito forte, essas bitucas devem sempre ser jogadas na lixeira. Se quiser driblar um pouco o problema do odor, disponibilize saquinhos plásticos para colocar a bituca dentro antes de descartá-la, ou deixe um cinzeiro no ambiente, que deverá ser limpo logo após o uso.

Embalagens plásticas

O costume de jogar a embalagem da lâmina de barbear ou a embalagem de sabonete é outro motivo pelo qual a privada entope. Mesmo que essa embalagem seja muito pequena, o plástico é uma dos materiais que mais demoram para serem decompostas, chegando a 200 anos.

Ou seja, a embalagem que você jogar ficará presa nas tubulações e não será desfeita pela água, provocando o entupimento em pouco tempo.

Itens de higiene pessoal e saúde

Outros itens que são jogados com frequência no vaso e provocam entupimento: absorventes e preservativos. Os absorventes externos são feitos de algodão e plástico, que acabam formando uma massa pesada difícil de ser expelida na descarga. O látex do qual é produzida a camisinha também costuma ficar preso nas tubulações e impedir a passagem dos dejetos.

Descartar o fio dental na privada também é uma péssima decisão. Embora seja pequeno e fino, ele é feito de um material que não se dissolve facilmente na água. Com o acúmulo, passa a formar uma rede que dificulta a passagem dos dejetos após o acionamento da descarga.

Agora que você já sabe por que a privada entope, procure tomar as medidas necessárias para evitar esse problema. Fique atento aos seus hábitos e conscientize a sua família ou as pessoas que moram com você para que não repitam essas ações. Assim, o risco de que esses problemas ocorram é bem menor.

Achou esse conteúdo útil? Compartilhe-o, então, nas suas redes sociais para que mais pessoas consigam acessá-lo!


Fortaleza Desentupidora

Desentupidora 24h em São Paulo.
R. Javaés, 626/630 São Paulo, SP
Tel: 0800 3333 3000

Atendimento premiado

Vencedora por 8 anos consecutivos do Prêmio Internacional Quality Brasil em atendimento.

Garantia de qualidade

Todos os nossos serviços oferecem prazo de garantia.

Sustentabilidade

Respeitamos o meio ambiente e nossos procedimentos incluem apenas descarte de esgoto em estabelecimentos credenciados.