4 cuidados essenciais para evitar o entupimento de colunas coletoras

Um dos problemas mais preocupantes na gestão de um condomínio é a ocorrência do entupimento de colunas coletoras. Essas estruturas servem para centralizar a coleta do esgoto dos apartamentos, direcionando para a fossa ou para a rede de esgoto do condomínio.

As principais causas de entupimentos em colunas coletoras do condomínio são a falta de manutenção preventiva, desgaste da tubulação, mau uso e gordura acumulada. Por isso, é importante atuar na prevenção, reduzindo as chances de entupimentos que podem interromper o uso do esgoto em todo o prédio. Para ajudar nessa tarefa, elencamos 4 boas práticas para evitar entupimentos na coluna de esgoto do prédio. Confira!

1. Não use o esgoto para jogar lixo

Alguns pedacinhos de comida, o papel higiênico do banheiro ou alguns fios de cabelo parecem inofensivos, mas, na verdade, são um grande fator de entupimentos no condomínio. Basta pensar que a coluna coletora é uma central que recebe o esgoto de todas as unidades.

Se todos jogarem uma pequena quantidade de lixo no esgoto, diariamente, qual é o resultado ao final de um mês? Por isso, invista em medidas de conscientização para que ninguém use o esgoto como lixeira no condomínio.

2. Instale proteção em ralos

Além do descarte de resíduos no esgoto, que pode ser feito de forma consciente, há outros depósitos que devem ser evitados, pois causam entupimentos no longo prazo. Os pelos de animais, fios de cabelo e partículas de poeira, se alcançam o esgoto, podem encontrar a gordura e outros resíduos sólidos e formar uma obstrução difícil de resolver.

Por isso, evitar ao máximo que resíduos sólidos atinjam o esgoto é a melhor tática de prevenção. Instale grelhas, filtros e tampas nos ralos de todo o condomínio, tanto nas unidades quanto nas áreas comuns.

3. Não despeje gordura e óleo no encanamento

Por mais que o condomínio conte com as caixas de gordura, isso não significa que é permitido usar os ralos como alternativa para descartar o óleo de cozinha e outras gorduras. Segundo dados da Sabesp, um litro de óleo tem o potencial de poluir até 25 mil litros de água.

Por isso, sempre que possível, o óleo deve ter sua destinação correta. Adote opções ecologicamente corretas para coletar e reciclar o óleo em seu condomínio, oferecendo a destinação adequada para esses resíduos.

4. Faça manutenção preventiva

Além de usar os encanamentos da maneira correta, é importante checar de tempos em tempos se as colunas coletoras estão em boas condições. A limpeza das tubulações é uma ótima maneira de prevenir o entupimento de colunas coletoras de esgoto.

É importante atuar preventivamente para evitar o entupimento de colunas coletoras do prédio. Caso se perceba os primeiros sinais de entupimento, como o mau cheiro nos ralos, demora na drenagem ou barulhos nos ralos, é importante buscar auxílio profissional de uma desentupidora. Com isso, você evita a interrupção completa do serviço e pode fazer a manutenção preventiva do esgoto.

Esperamos que o artigo tenha sido útil para esclarecer suas dúvidas. Se quiser receber as novidades do blog diretamente em sua timeline, não deixe de curtir nossa Fanpage do Facebook. Aproveite sua visita, também, para ler mais sobre o tema em nosso guia completo para o desentupimento de tubulação!


Fortaleza Desentupidora

Desentupidora 24h em São Paulo.
R. Javaés, 626/630 São Paulo, SP
Tel: 0800-3333-3000

Atendimento premiado

Vencedora por 8 anos consecutivos do Prêmio Internacional Quality Brasil em atendimento.

Garantia de qualidade

Todos os nossos serviços oferecem prazo de garantia.

Sustentabilidade

Respeitamos o meio ambiente e nossos procedimentos incluem apenas descarte de esgoto em estabelecimentos credenciados.