Confira dicas para fazer a detecção de vazamentos ocultos na sua casa

A conta de água aumentou de forma expressiva num pequeno espaço de tempo? Provavelmente sua casa tem um vazamento! Se não parece, saiba que a detecção de vazamentos ocultos é realmente mais complicada, mas pode ser feita com diversas técnicas. Mas saiba que muitas vezes é possível evitar a quebra de diversos ambientes, reduzindo os incômodos e despesas!

Quer entender melhor como se faz a detecção de um vazamento oculto? Veja mais a seguir!

Confira a conta de consumo

O primeiro passo para saber se sua casa tem vazamentos é acompanhar os gastos com água. Se a conta aumenta ao longo de vários meses, ou então se o padrão de consumo de água não mudou, mas a quantidade de água indicada na conta cresceu, é hora de conferir as tubulações.

Verifique o medidor de água

Se a casa não tem nenhuma torneira ligada e a caixa d’água está cheia, seu medidor deveria parar de se mover. Caso você perceba que, mesmo com a caixa cheia, ainda há movimentação, certamente existe perda de água em algum lugar. Dependendo da velocidade da rotação do medidor é possível verificar se o vazamento é mais ou menos intenso.

Teste as torneiras

Uma torneira em bom estado de funcionamento deve fechar até cortar completamente o fluxo de água. Se você tiver várias torneiras pingando, certamente encontrará um aumento de consumo de água.

A solução do problema do vazamento em torneiras costuma ser bem simples, com a substituição das vedações (a famosa borrachinha) ou então a troca das torneiras. Se após lidar com as torneiras o consumo diminuir, provavelmente o problema era a torneira pingando.

Observe as válvulas de descarga

Outro teste clássico para a detecção de vazamentos ocultos é a conferência das válvulas de descarga nos banheiros. Seja de caixa acoplada ou válvula de parede, em qualquer caso a descarga pode ser a fonte do problema.

Jogue algo leve, como pó de café, no vaso sanitário. Veja se há movimentação de água mesmo sem acionar o botão. Caso positivo, é hora de fazer a troca ou o reparo das válvulas de parede ou o sistema da caixa acoplada, com kits vendidos em lojas de materiais de construção.

Confira a boia da caixa d’água

Se sua caixa d’água tiver problema com a boia, vai encher até transbordar. Se ela fica em um local como o telhado, a água pode escorrer sem que você perceba. Dê uma olhada na caixa d’água e veja se encontra furos, problemas com a vedação ou com a boia.

Chame um caça vazamentos

Se depois de todos estes testes ainda não foi possível encerrar a questão, é possível que alguma tubulação tenha se rompido. Em casos em que os canos derramam água por dentro de paredes ou no chão, às vezes não é possível ver sinais externos do vazamento. Isso não quer dizer que não há solução!

A detecção de vazamentos ocultos por um caça vazamentos é a melhor alternativa para buscar de forma específica pelo problema. Com o uso de aparelhos e técnicas especiais, a equipe consegue identificar e reparar os encanamentos de forma rápida, eliminando o problema com menos transtornos do que se trabalhassem com tentativa e erro.

A detecção de vazamentos ocultos pode ser um grande desafio. Com alguns testes e um pouco de observação, é possível resolver os problemas mais simples que causam o aumento de consumo. Nos casos em que não há evidências de problemas com torneiras, válvulas e caixa d’água, a melhor solução é buscar um serviço especializado para encontrar e consertar o problema.

Está precisando de ajuda com um vazamento oculto? Entre em contato para conversar com nossos especialistas!


Fortaleza Desentupidora

Desentupidora 24h em São Paulo.
R. Javaés, 626/630 São Paulo, SP
Tel: 0800-3333-3000

Atendimento premiado

Vencedora por 8 anos consecutivos do Prêmio Internacional Quality Brasil em atendimento.

Garantia de qualidade

Todos os nossos serviços oferecem prazo de garantia.

Sustentabilidade

Respeitamos o meio ambiente e nossos procedimentos incluem apenas descarte de esgoto em estabelecimentos credenciados.