Vazamento de água: quais os sinais e como solucionar o problema?

Vazamento de água no prédio é uma situação bem complicada, você concorda? Se acontece no seu apartamento, por exemplo, pode prejudicar o andar inferior e causar danos ainda mais sérios para você mesmo.

Quanto antes for identificada a infiltração ou o vazamento, mais chances de conseguir resolver sem precisar quebrar paredes. Os problemas crônicos, aqueles que estão há muito tempo sem a devida atenção, são mais difíceis e mais caros de solucionar, por isso, é bom prestar atenção aos sinais de que há defeitos hidráulicos na residência.

Neste texto, vamos apresentar um guia completo mostrando como identificar o vazamento de água e o que fazer para dar uma solução definitiva a essa “dor de cabeça”. Acompanhe a leitura para ficar por dentro do assunto.

O que é vazamento de água?

Não é necessário preocupação antecipada. Um vazamento de água pode ser apenas uma torneira com a rosca ruim, um chuveiro velho gotejando e outras muitas possibilidades bem simples de se dar jeito. Provavelmente, você já viu situações como essas, não é verdade? 

Resumindo, vazamento de água é toda fuga involuntária desse bem natural, decorrente do mau uso ou funcionamento do nosso sistema hidráulico. Qualquer água que escape das torneiras, registros e canos aí na sua casa, é um vazamento.

Alguns tipos, como veremos mais adiante no texto, são evidentemente mais preocupantes do que meras mangueiras de jardim ruins. Causam mofo, estufamento nas paredes e podem, inclusive, danificar estruturas inteiras dos imóveis afetados.

Em prédios e apartamentos isso pode ser um problema enorme. A dificuldade começa porque, muitas vezes, o vazamento ocorre de forma silenciosa e “escondida”. Se, por exemplo, houver algum problema de entupimento em alguma das unidades habitacionais ou nas colunas coletoras, a água pode se esvair por locais errados.

Há um risco sério de infiltração nos apartamentos, mas o incômodo pode ser ainda pior. Imagina se essa água desce pelas colunas do prédio por anos a fio sem que ninguém veja? As pilastras ficam enfraquecidas por esse processo de “lavagem” do concreto até que toda a estrutura seja condenada.

Um enorme prejuízo para todos os moradores e também um risco de vida, concorda? Por isso, a fiscalização de prédios e condomínios deve ser de responsabilidade de todos: sociedade civil e governamental. Nesse caso, o interesse é comum, todos saem ganhando.

Quais os tipos de vazamento de água?

Já exemplificamos com algumas situações do cotidiano quais os tipos de vazamento de água, mas é importante que você saiba “qual é qual”. Afinal, um cano quebrado no jardim não é a mesma coisa que água escorrendo no teto da sala, certo?

Vazamentos externos

São aqueles que não estão dentro das paredes e forros. São fáceis de se identificar e, quase sempre, de resolver:

  • torneira;
  • chuveiro;
  • mangueira;
  • registros;
  • sifões;
  • ducha.

Vazamentos internos

Sua identificação e conserto são mais difíceis e, por causa disso, é o tipo de vazamento de água mais preocupante. Ele acontece quando há falha no sistema de escoamento, rede de esgoto e encanamento em geral. A água ou os fluidos extravasam por dentro da alvenaria, causando uma série de transtornos para os moradores.

Quais as possíveis causas?

Cada imóvel tem uma peculiaridade que pode ter causado o problema de vazamento de água. Às vezes é o encanamento velho, telhado quebrado, calhas e canos entupidos e vários outros fatores que podem fazer a água vazar, gotejar, retornar no cano e encharcar a estrutura, por exemplo.

Rachaduras e vazamentos 

Rachaduras e vazamentos são muito comuns nos sistemas hidráulicos de prédios e apartamentos antigos, o que frequentemente causa algum inconveniente relacionado à infiltração, mas os edifícios novos também precisam ser devidamente verificados.

A boia da caixa d’água deve ser conferida frequentemente e a limpeza da caixa de gordura deve ser feita a cada 3 meses, dependendo de seu tamanho.

Vida útil do encanamento 

Com o passar dos anos, os materiais utilizados nas instalações das redes hidráulicas foram sendo substituídos, já reparou? Lembra de quando eram bem comuns os canos de metal nas casas das avós? Pois é, hoje é só PVC (Policloreto de Vinila), praticamente. Alguns encanamentos antigos, mesmo de PVC, acabam abrindo fissuras e rachaduras por causa da vibração da água corrente. 

Além disso, a vida útil do encanamento não é eterna, as juntas perdem a ação da cola e se deslocam e o próprio cano se desgasta. Quando as luvas e joelhos se movem, mesmo que só um pouco, já é suficiente para que a água extravase do cano.

Encanamento com defeito de instalação

Esse é o exemplo que mais causa “dor de cabeça” nos condôminos. O serviço mal-feito pode ter cimento acumulado nas tubulações, vazão ruim, ar nos canos… Em situações como essa, é normal ter que fazer o desentupimento dos sistemas de água potável, remoção dos resíduos sólidos e qualquer outro serviço para que a tubulação funcione bem.

Quando o problema é na instalação, as soluções costumam envolver mais recursos e, geralmente, é preciso fazer obra no local: quebrar parede, comprar material de construção, contratar bombeiro hidráulico, pedreiro… Enfim, são circunstâncias difíceis para qualquer um e não dá para prever se vai acontecer com a gente, concorda?

Quais os impactos do vazamento de água?

O vazamento de água causa impactos tanto no próprio imóvel quanto no orçamento dos moradores, já pensou nisso? Pois é, uma descarga disparada, por exemplo, pode ser sinônimo de um enorme prejuízo, pois a água corrente simplesmente está passando pelo hidrômetro e sendo contabilizada como água consumida por sua residência.

Se o problema fosse apenas esse, ainda estaria tudo bem, mas acontece que dependendo da vazão da água por dentro das paredes, colunas e fundação do edifício, como já relatamos, a estrutura pode ficar comprometida.

Dependendo do tempo em que o vazamento ficou sem atenção, mesmo que seja com pouca água saindo, também é possível causar grandes estragos nas fundações do imóvel. O serviço de caça vazamento pode ajudar muito nesses casos em que não se percebe o defeito facilmente.

São profissionais capacitados, como no caso da Desentupidora Fortaleza, para operar os mais sofisticados equipamentos de microfilmagem e encontrar a fonte do vazamento de água.

Quanto mais tempo sem remediar a fuga d’água, mais cara e complicada será a solução do problema. O mais importante ao constatar que há a possibilidade de haver esse tipo de situação no prédio é providenciar rapidamente o serviço para encontrar os pontos de vazamento e consertá-los.

O serviço de caça vazamento pode ser a solução para evitar dores de cabeça para definir as responsabilidades, principalmente quando ele acontece entre apartamentos. Por exemplo: são esses técnicos que emitirão um laudo informando se o vazamento de água vem da rede de distribuição do prédio ou da unidade habitacional de algum vizinho.

Quais os sinais de vazamento?

Aqui está uma notícia realmente boa! O vazamento de água pode ser silencioso e “escondido”, mas existem algumas atitudes que você pode tomar para garantir que isso não está acontecendo no ambiente do prédio.

Se o condomínio contar com os serviços de uma zeladoria eficiente, solicite ao profissional que faça uma “fiscalização” mensal nas paredes, pilastras, fachada, caixas de passagem e outros lugares em que pode haver vestígios de vazamento.

Entretanto, não é interessante ficar dependendo do serviço do zelador para encontrar vazamento de água aí mesmo no seu apartamento, veja só.

Conta de água cara

Geralmente, quando o vazamento não está evidente, o morador só repara que há alguma coisa errada quando chega a conta. A água passa pelo seu hidrômetro e é considerada como se você tivesse feito uso dela, mesmo ela se esvaindo pelo ralo ou vaso sanitário.

É possível que você obtenha um desconto para quitar o débito nessas situações, mas vai precisar realizar o conserto e apresentar à concessionária do serviço de abastecimento um laudo técnico de que realmente houve vazamento e não que essa água foi consumida pelas pessoas do apartamento.

Pingos na torneira ou chuveiro

Esse tipo de vazamento incomoda muito e tem soluções bem simples e baratas. No caso das torneiras da cozinha e banheiro, geralmente, não há nem sequer a necessidade de trocar todo o equipamento. Possivelmente, você encontrará as válvulas defeituosas em qualquer loja do ramo e não costumam ser caras.

Caro mesmo é a conta de água de quem convive com esses gotejamentos e não providencia a solução. A vazão constante, mesmo que em forma de gotas, altera muito o consumo e vai trazer prejuízos se você não consertar logo esses pingos.

O chuveiro é o mesmo caso da torneira. Normalmente, não há necessidade de trocar todo o aparelho e sim alguma borracha de vedação que pode estar ressecada e velha.

Azulejos soltos

Sim, é possível que se o azulejo desprenda da parede ou fique estufado no piso, ele apenas foi mal assentado, concorda? Você pode verificar a argamassa que aparece por trás da cerâmica, se estiver úmida, o problema com o objeto se deve a isso e não necessariamente à qualidade do serviço de quem assentou o azulejo.

Bolor e mofo

Além de indicarem alguma possível infiltração quando há telhas quebradas em uma casa, bolor e mofo surgem quando há muita umidade no ambiente. Pode ser na parede, teto, piso e até em móveis de madeira.

Causam reações alérgicas nas pessoas, provocam bolhas e descascamento na tinta da parede e, às vezes, é necessário realizar obras de pintura para consertar. Muitos outros problemas decorrem da presença de bolor e mofo, e isso pode significar que o vazamento seja mais intenso do que o próximo item da nossa lista.

Umidade no local do vazamento

Paredes úmidas, manchas amareladas na parede, pedaços de tinta se soltando e reboco “esfarelando” são sinais de que há vazamento de água, mesmo que pequeno, por ali. Esses indícios apontam que o vazamento não deve ser tão comprometedor, mas é necessário providenciar o reparo rapidamente.

Drenos e ralos lentos

Esse pode ser um indicativo de que há entupimento no sistema de drenagem. Quando isso acontece, é questão de pouco tempo até que a água comece a voltar pelos ralos e caixas de gordura e vazar pela casa. O certo é providenciar com agilidade o desentupimento em rede de esgoto e onde mais houver necessidade.

As incrustações são responsáveis por grande parte dos bloqueios nas saídas dos fluidos. Podem ser resolvidas com hidrojateamento, mas, dependendo da condição, será necessário remover e substituir os trechos comprometidos.

Torneiras com pouca vazão

Sim, pouca vazão de água no apartamento também pode ser um sinal de que há algum bloqueio na tubulação. Isso pode acontecer pela presença de algas e outras partículas sólidas na caixa d’água que não recebe a limpeza periódica.

É possível também que haja algum vazamento intenso em algum andar acima do seu. Isso poderia provocar fuga d’água, fazendo com que as torneiras em seu apartamento percam vazão.

Como identificar sem quebrar a parede?

Acima, já ensinamos a reconhecer algumas evidências de que um vazamento de água está ocorrendo aí em seu condomínio ou apartamento. Agora, vamos mostrar alguns testes simples que qualquer um pode realizar para ter certeza de que há um problema a ser resolvido, antes mesmo de solicitar o serviço de caça vazamento. 

Vaso sanitário

Se o vaso for de caixa acoplada, basta colocar algum corante (suco de pó solúvel ou tinta escolar, por exemplo) dentro da caixa e conferir se a água tingida chega ao vaso sem acionamento da descarga.

Caso o sistema de descarga seja por válvula, um outro teste rápido e fácil pode ser feito. Espalhe sabão em pó ou pó de café ao redor do vaso, na parte em que a água escorre, naquela superfície inclinada. Se algum filete de água escorrer, vai remover o pó e ficará bem visível. 

Aguarde alguns minutos e repare se o pó está úmido: isso pode indicar que há algum vazamento de água bem pequeno. Ele talvez não seja forte o suficiente para formar uma canaleta, mas umidifica o café ou o sabão.

Torneiras

Com os registros abertos, mantenha todas as torneiras do apartamento fechadas. Basta verificar uma por uma se há gotejamento e providenciar o conserto. Faça o mesmo com os chuveiros.

Hidrômetro

Conferir o hidrômetro também é uma boa ideia de teste para achar vazamento de água. Com a autorização dos demais moradores e síndico, feche o registro da caixa d’água do prédio e todos os registros internos dos apartamentos: se o hidrômetro continuar girando, é sinal de que há fuga d’água.

Se o problema é entre a caixa e as unidades habitacionais, é responsabilidade do condomínio arcar com as despesas de reparo.

Vazamento de água interno

É toda e qualquer fuga da água a partir do encanamento que passa internamente nas construções. Como relatamos neste texto, alguns sinais estão mais evidentes, tais como:

  • manchas amareladas;
  • bolor e mofo nas paredes;
  • reboco estufado e esfarelando;
  • tinta descascando;
  • azulejos soltos ou estufados.

Como solucionar o problema?

Muita gente acha que tem capacidade para consertar qualquer coisa no próprio apartamento ou no prédio onde mora. Acontece que nem sempre dá para resolver tudo por conta própria, você concorda? Tem coisa que só tem solução definitiva quando feita por quem entende do assunto.

Imagina a seguinte situação: se você passa mal, logo procura a assistência médica, não é mesmo? Ou ainda, se o seu carro estraga, a quem você recorre? À oficina mecânica, certo? Agora, se existe um sério entupimento no vaso sanitário ou um vazamento de água “invisível”, por que você acha que sanaria o problema melhor do que alguém do ramo?

Para resolver de vez a situação, a melhor opção é contratar uma empresa de credibilidade que faça o serviço de caça vazamento. Pesquise na internet as marcas com boas recomendações dos clientes, mas se você conhece alguém que já precisou desse tipo de ajuda, pergunte como foi a experiência e se a pessoa recomenda quem realizou o trabalho.

Faça diversos orçamentos e negocie a forma de pagamento se o reparo for em seu próprio apartamento. Exija que o síndico faça o mesmo caso o prédio necessite, contratando uma empresa de caça vazamentos para a tarefa.

Durante o diagnóstico, é possível que surja a necessidade do desentupimento dos sistemas de água potável e canaletas de escoamento de chuva, reparos na boia da caixa d’água e substituição de joelhos e luvas. Os técnicos, com certeza, vão poder indicar o melhor caminho para solucionar todo tipo de vazamento de água ou outro problema qualquer.

O que fazer quando houver vazamento em apartamentos?

A primeira coisa a fazer é não ter pânico. Trata-se de algo comum, viu? Toda casa vai passar por isso em algum momento e precisamos nos preparar para dar jeito no problema o mais rapidamente possível, mas sem desespero.

Dependendo do lugar e do tipo de vazamento, como já explicamos, você pode realizar o reparo por conta própria. Desentupir cano de pia, sifões e ralos, por exemplo, é uma tarefa bem simples que todo mundo faz, mas se o problema encontra-se no esgoto, caixa de gordura ou trata-se de um vazamento interno, melhor chamar ajuda profissional.

A presença dos técnicos é importante também porque eles são capacitados para encontrar e solucionar todo tipo de vazamento e obstruções. São profissionais que trabalham por meio de contrato, e as melhores empresas do ramo, como no caso da Desentupidora Fortaleza, oferecem garantia pelo serviço prestado.

Além das atividades que relatamos, ainda contam com serviços de sanitização e higienização, desratização, desinsetização e hidrojateamento.

Como funciona o serviço de “Caça Vazamento”?

Seja em residências, empresas ou condomínios, se você tem um vazamento de água para resolver, a Desentupidora Fortaleza vai encontrar a fonte do problema, não se preocupe. Eles trabalham com tecnologia de ponta e, para encontrar os vazamentos mais discretos e imperceptíveis, utilizam um aparelho de última geração que se chama Geofone.

Com esse equipamento, os técnicos conseguem sondar o interior das paredes de alvenaria e “ouvir” o vazamento, localizando-o com exatidão. Dependendo do ponto em que for encontrada a rachadura, fissura, entupimento ou defeito do cano, é possível consertar sem quebrar as paredes.

Além do Geofone, os aparelhos de microfilmagem também são utilizados para encontrar possíveis pontos de fuga d’água. Esse tipo de equipamento garante mais rapidez na hora de executar o trabalho, além de que é ainda mais preciso que o sistema Geofone.

Resumindo, ter que lidar com vazamento de água, ralo e vaso entupidos, sifão rachado na pia do banheiro e outros problemas decorrentes do desgaste natural de uma casa é algo que, apesar de não muito agradável, é sempre necessário.

Durante o texto, explicamos a necessidade de tomar providências com agilidade para que não aconteça o efeito “bola de neve”, ou seja, uma coisa que poderia ter fácil resolução, transforma-se em um problema crônico, difícil de resolver e muito dispendioso.

E fica a dica: assista a vídeos tutoriais sobre como realizar pequenos reparos em seu apartamento. São coisas simples, como trocar um sifão de pia ou uma torneira, mas, para os casos mais extremos, melhor não praticar o “DIY”.

Antes de se aventurar por caminhos que não conhece, pesquise na internet por uma boa empresa que atenda a sua região. Leia os comentários dos clientes e, principalmente, faça orçamentos para comparar os melhores preços e condições de pagamento.

Certifique-se de que a prestadora de serviço seja referência no mercado, não caia na ilusão do preço abaixo da média. Pode ser uma cilada, pois, às vezes, a empresa que cobra muito barato não tem os equipamentos adequados, não capacita os empregados e utiliza produtos de origem duvidosa nos procedimentos.

O bom de contar com uma empresa como a Desentupidora Fortaleza é a confiança em seus profissionais técnicos que são os melhores do mercado. Você pode solicitar os serviços 24h, qualquer dia da semana ou do ano. Sempre há plantonistas prontos para atender toda solicitação na cidade de São Paulo e também na região metropolitana.

Aprendeu o que é e como cuidar de um vazamento de água aí no seu prédio ou apartamento? Na maioria dos casos, não será preciso lidar com grandes preocupações ou gastar muito dinheiro para resolver o cenário. O importante é providenciar a manutenção preventiva, prestar atenção aos sinais e sempre contar com quem entende do assunto.

Para ter acesso ao melhor serviço de caça vazamento, entre em contato com a Desentupidora Fortaleza e faça um orçamento.


Fortaleza Desentupidora

Desentupidora 24h em São Paulo.
R. Javaés, 626/630 São Paulo, SP
Tel: 0800-3333-3000

Atendimento premiado

Vencedora por 8 anos consecutivos do Prêmio Internacional Quality Brasil em atendimento.

Garantia de qualidade

Todos os nossos serviços oferecem prazo de garantia.

Sustentabilidade

Respeitamos o meio ambiente e nossos procedimentos incluem apenas descarte de esgoto em estabelecimentos credenciados.