Afinal, “por que eu deveria conhecer os diferentes tipos de rede de esgoto”? Se você já se fez essa pergunta, é porque ainda não teve que lidar com esse problema. Quem já precisou, sabe que a finalidade de cada um deles exige uma manutenção específica.
Por exemplo, o tratamento para esgoto doméstico não pode ser o mesmo para o pluvial, concorda? São coisas distintas, um carrega detritos das nossas casas e o outro apenas água de chuva.
Neste texto, vamos falar sobre os diferentes tipos de rede de esgoto e como deve ser o tratamento de cada um. Acompanhe a leitura para ficar por dentro do assunto e providenciar a manutenção correta quando necessário.
No Brasil, menos da metade do esgoto gerado passa por tratamento antes de ser despejado na natureza. Isso prejudica a qualidade da água e a saúde de todos nós que precisamos consumir água potável.
Agora, vamos apresentar alguns tipos de rede de esgoto e contar um pouco sobre como é feito o tratamento e para que serve cada um deles. Aproveita para se informar e, caso venha a precisar de manutenção aí na sua rede, já sabe o que fazer.
É o tipo mais comum e você já deve ter uma ideia para que serve esse tipo de rede de esgoto. Ele carrega os detritos e resíduos das nossas casas e é direcionado para uma estação de tratamento para deixar de ser tóxico. Só depois disso é devolvido à natureza.
Feito para canalizar a água da chuva e evitar que se acumule nas vias públicas, é importante que não tenha contato com outros tipos de rejeito, pois se trata de água limpa. A água escoa pelas sarjetas e bocas coletoras, passa pelas galerias pluviais até chegar ao seu destino, que pode ser córregos, rios e o mar.
Embora seja necessário recuperar o esgoto para devolvê-lo à natureza, o sistema de tratamento do tipo industrial é diferente do doméstico, pois também carrega consigo os detritos das empresas, fábricas, indústrias…
É o recurso de tratamento mais barato, principalmente se comparado ao unitário. O sistema separador é o mais utilizado no Brasil, sendo as redes pluviais, domésticas e industriais diferentes umas das outras. Isso facilita na hora de prover a recuperação das águas, pois a rede pluvial não estará tão suja como no próximo tópico.
Esse tipo de rede de esgoto coleta todo tipo de rejeito e direciona para as estações de tratamento unitárias. Praticamente não é usado no Brasil por seu alto custo. Seu nome é referente a esse local único onde são tratados todos os esgotos juntos.
A primeira coisa é pesquisar na internet por uma desentupidora que atenda aí na sua região, não é mesmo? Confira os comentários sobre a empresa na internet e peça recomendações para as pessoas de sua confiança.
Daí é só chamar a ajuda profissional, receber o orçamento e as orientações necessárias e dar a permissão para a desentupidora poder começar logo o trabalho. Quanto antes o problema for resolvido, melhor para quem está pagando pelo serviço e para quem está executando. Nada de tentar desentupir a rede por conta própria, certo?
Viu que cada tipo de rede de esgoto precisa de uma atenção especial? Por isso, conte sempre com a desentupidora que é referência no mercado e que você tem certeza que realizará o procedimento corretamente.
Se gostou do texto, precisa ler este outro artigo em que falamos sobre como desentupir corretamente a rede de esgoto. Não deixe de conferir, combinado?
Fortaleza Desentupidora
Desentupidora 24h em São Paulo.Atendimento premiado
Vencedora por 8 anos consecutivos do Prêmio Internacional Quality Brasil em atendimento.
Garantia de qualidade
Todos os nossos serviços oferecem prazo de garantia.
Sustentabilidade
Respeitamos o meio ambiente e nossos procedimentos incluem apenas descarte de esgoto em estabelecimentos credenciados.