Saiba quais os tipos de redes de esgoto e como tratar cada uma

Afinal, “por que eu deveria conhecer os diferentes tipos de rede de esgoto”? Se você já se fez essa pergunta, é porque ainda não teve que lidar com esse problema. Quem já precisou, sabe que a finalidade de cada um deles exige uma manutenção específica

Por exemplo, o tratamento para esgoto doméstico não pode ser o mesmo para o pluvial, concorda? São coisas distintas, um carrega detritos das nossas casas e o outro apenas água de chuva. 

Neste texto, vamos falar sobre os diferentes tipos de rede de esgoto e como deve ser o tratamento de cada um. Acompanhe a leitura para ficar por dentro do assunto e providenciar a manutenção correta quando necessário. 

Você conhece os diferentes tipos de rede de esgoto? 

No Brasil, menos da metade do esgoto gerado passa por tratamento antes de ser despejado na natureza. Isso prejudica a qualidade da água e a saúde de todos nós que precisamos consumir água potável. 

Agora, vamos apresentar alguns tipos de rede de esgoto e contar um pouco sobre como é feito o tratamento e para que serve cada um deles. Aproveita para se informar e, caso venha a precisar de manutenção aí na sua rede, já sabe o que fazer. 

Esgoto doméstico

É o tipo mais comum e você já deve ter uma ideia para que serve esse tipo de rede de esgoto. Ele carrega os detritos e resíduos das nossas casas e é direcionado para uma estação de tratamento para deixar de ser tóxico. Só depois disso é devolvido à natureza.

Esgoto pluvial

Feito para canalizar a água da chuva e evitar que se acumule nas vias públicas, é importante que não tenha contato com outros tipos de rejeito, pois se trata de água limpa. A água escoa pelas sarjetas e bocas coletoras, passa pelas galerias pluviais até chegar ao seu destino, que pode ser córregos, rios e o mar. 

Esgoto industrial

Embora seja necessário recuperar o esgoto para devolvê-lo à natureza, o sistema de tratamento do tipo industrial é diferente do doméstico, pois também carrega consigo os detritos das empresas, fábricas, indústrias… 

Esgoto de sistema separador

É o recurso de tratamento mais barato, principalmente se comparado ao unitário. O sistema separador é o mais utilizado no Brasil, sendo as redes pluviais, domésticas e industriais diferentes umas das outras. Isso facilita na hora de prover a recuperação das águas, pois a rede pluvial não estará tão suja como no próximo tópico.

Esgoto de tipo unitário

Esse tipo de rede de esgoto coleta todo tipo de rejeito e direciona para as estações de tratamento unitárias. Praticamente não é usado no Brasil por seu alto custo. Seu nome é referente a esse local único onde são tratados todos os esgotos juntos. 

Como achar uma desentupidora para ajudar com a rede de esgoto?

A primeira coisa é pesquisar na internet por uma desentupidora que atenda aí na sua região, não é mesmo? Confira os comentários sobre a empresa na internet e peça recomendações para as pessoas de sua confiança. 

Daí é só chamar a ajuda profissional, receber o orçamento e as orientações necessárias e dar a permissão para a desentupidora poder começar logo o trabalho. Quanto antes o problema for resolvido, melhor para quem está pagando pelo serviço e para quem está executando. Nada de tentar desentupir a rede por conta própria, certo?  

Viu que cada tipo de rede de esgoto precisa de uma atenção especial? Por isso, conte sempre com a desentupidora que é referência no mercado e que você tem certeza que realizará o procedimento corretamente. 

Se gostou do texto, precisa ler este outro artigo em que falamos sobre como desentupir corretamente a rede de esgoto. Não deixe de conferir, combinado?


Fortaleza Desentupidora

Desentupidora 24h em São Paulo.
R. Javaés, 626/630 São Paulo, SP
Tel: 0800-3333-3000

Atendimento premiado

Vencedora por 8 anos consecutivos do Prêmio Internacional Quality Brasil em atendimento.

Garantia de qualidade

Todos os nossos serviços oferecem prazo de garantia.

Sustentabilidade

Respeitamos o meio ambiente e nossos procedimentos incluem apenas descarte de esgoto em estabelecimentos credenciados.