Evitar o entupimento de cano com gordura é uma medida inteligente para reduzir estragos ainda maiores nas residências e em locais comerciais. Felizmente, existem desde soluções caseiras até aquelas mais complexas que ajudam nesse processo.
Diante de problemas maiores, é necessário buscar a ajuda de empresas especializadas que contam com profissionais capacitados para resolver a situação de entupimento e evitar novos episódios. Antes de qualquer decisão, é válido solicitar um orçamento e conhecer os benefícios desse trabalho.
Quer saber mais sobre como evitar o entupimento de cano com gordura? Então, não perca nossas dicas sobre o assunto!
Não jogue objetos sólidos pelo encanamento
Parece óbvio, mas ainda é muito comum as pessoas jogarem pequenos objetos sólidos nos encanamentos. Pedras, restos de panos de cozinha, lixo comercial e restos de produtos de higiene pessoal são alguns desses objetos.
O problema acontece porque os objetos vão se acumulando e grudando rapidamente nas paredes dos canos, aumentando as chances de entupimento com o passar do tempo.
Por isso é preciso ter consciência de que qualquer objeto, por menor que seja, deve ser descartado em local apropriado conforme as características do material, grau de decomposição, entre outras variáveis.
Antes de lavar a louça, destine os restos ao lixo
Após as refeições, muitas pessoas jogam os restos de comida no cano de gordura, aumentando as chances de entupimento e mau cheiro. Isso acontece devido à deterioração da matéria orgânica e da massa volumosa que se forma ao longo do tempo.
Além disso, o calibre do cano não foi projetado para absorver todo tipo de matéria orgânica, aumentando a pressão entre as paredes e consequentemente o risco de ruptura e transbordamento do material retido.
Sendo assim, uma das medidas para impedir o entupimento do cano é despejar os restos de comida no lixo orgânico e utilizar água e detergente para higienizar pratos, colheres, copos e outros utensílios de cozinha.
Não despeje óleo de cozinha pelo ralo
O óleo de cozinha é uma substância muito densa e, quando é despejada no cano, pode incrustar nas paredes, ocasionando um estreitamento do calibre do cano e dificultando o fluxo correto de líquidos.
Como esse produto é muito viscoso e insolúvel em água, ele dificulta o escoamento dos líquidos na velocidade programada, causando pequenas retenções que a longo prazo geram o entupimento.
Portanto, quando utilizar o óleo de cozinha, é recomendável armazená-lo em garrafas plásticas e entregar nos postos de coleta a fim de que seja dado o destino adequado.
Utilize um litro de água fervente
Para evitar o entupimento do cano de gordura, é aconselhável despejar frequentemente um litro de água fervente, de preferência com um pouco de detergente, sendo uma ótima medida preventiva.
A água fervente ajuda a desincrustar os restos já impregnados recentemente, e o detergente facilita a dispersão da gordura para que seja eliminada de forma fácil e rápida, diminuindo as complicações a longo prazo.
Há muitas medidas simples e eficientes que diminuem o risco de complicações. Sendo assim, é aconselhável despejar os restos de comida no lixo apropriado, não jogar óleo de cozinha diretamente nos canos e utilizar água fervente esporadicamente para ajudar no desprendimento dos restos já incrustados.
Porém, se essas práticas não resolverem a situação, é importante contatar uma empresa desentupidora especializada na prestação de serviços de desentupimento para levantar um diagnóstico preciso e sugerir estratégias mais apropriadas.
Você está com problemas de entupimento de cano com gordura? Então, entre em contato conosco e saiba como podemos resolver seu problema!