Quais as causas do vazamento de água em casa e como identificar?

O vazamento de água em casa é um problema sério. Muitas vezes, a gente nem repara que está acontecendo e só entende mesmo quando chega a conta com um valor bem mais alto do que o normal. 

Isso pode acontecer por diversos motivos, desde trincas e fissuras no encanamento até tubulações mal instaladas. Agora, não precisa se preocupar em ter que quebrar a parede, viu? Não é todo tipo de infiltração que precisa disso. 

Neste texto, vamos esclarecer muitas dúvidas sobre vazamento de água em casa e como fazer para resolver esse problema sem grandes custos. Acompanhe na leitura!

O que é um vazamento de água e por que se preocupar?

Como relatamos acima, um vazamento de água pode ser quase imperceptível e ter diversas causas. Um cano estourado, por exemplo, é um vazamento externo fácil de identificar, bem diferente dos vazamentos de água internos que são aqueles dentro das paredes, laje, piso… 

No caso dos internos, isso pode se tornar um enorme problema. Por serem mais difíceis de se detectar, a água vai “minando” por dentro da alvenaria, causando mofo, estufamento e deslocamento de lajotas. Se demorar para achar o vazamento de água em casa, a solução para o reparo pode ser trabalhosa e dispendiosa.

Quais os motivos mais comuns para ter vazamento de água em casa?

Vamos apresentar agora os principais motivos para o surgimento de infiltrações e vazamentos de água em casa. Dessa forma, você já fica sabendo como evitar esse tipo de problema e já pode ir pensando na solução.

Tubulações mal instaladas

Encanamento mal feito é complicado. A solução é reparar onde aparece defeito, não dá para trocar toda a tubulação de uma casa ou apartamento sem grandes planejamentos, você concorda? Podem ser joelhos mal encaixados, juntas e luvas sem a cola adequada… O desgaste também facilita o vazamento de água em casa.

Falta de impermeabilização

Na hora de fazer a fundação da casa, geralmente, os trechos por onde a tubulação vai passar são impermeabilizados justamente para evitar danos na estrutura do imóvel. Se isso não for bem feito, é bem provável que o problema vai ficar evidente na primeira vez que sua casa tiver um vazamento de água.

Entupimento do vaso sanitário

Na verdade, o vaso nem precisa estar entupido para causar vazamento de água em casa. Basta que a boia da caixa acoplada esteja com defeito para que o prejuízo financeiro seja desastroso. O vaso entupido pode causar muitos danos também, por isso verifique se existem sons sibilantes ao usar o vaso e dar a descarga.

Como identificar o que está causando o vazamento de água em casa?

O melhor a se fazer é verificar periodicamente se existe alguma fuga d’água. Confira o que você pode fazer para identificar algum problema hidráulico antes de chamar ajuda profissional.

Observe a conta de água

Compare com as faturas anteriores e procure identificar se há algum valor discrepante com a média de gasto em sua casa. É uma das melhores soluções para ter certeza de que há vazamento, se existe água escapando, já que a empresa fornecedora não vai deixar de cobrar.

Confira se há mofo, umidade ou infiltração nas paredes

Dê uma boa olhada em todos os cômodos que recebem passagem de tubulação. Geralmente, as manchas aparecem como um borrão de sujeira nas paredes e no teto. O mofo surge quando há muita umidade e pode causar sérios problemas de saúde, principalmente relacionados com a respiração.

Resumindo, resolver o vazamento de água em casa não precisa ser um problema dos grandes. Basta contar com o socorro profissional qualificado para solucionar a situação e dar as orientações sobre como proceder para evitar mais contratempos do tipo.

Se você gostou do texto, precisa ler este outro artigo em que falamos sobre o que você pode fazer para encontrar por conta própria os vazamentos em sua casa.


Fortaleza Desentupidora

Desentupidora 24h em São Paulo.
R. Javaés, 626/630 São Paulo, SP
Tel: 0800-3333-3000

Atendimento premiado

Vencedora por 8 anos consecutivos do Prêmio Internacional Quality Brasil em atendimento.

Garantia de qualidade

Todos os nossos serviços oferecem prazo de garantia.

Sustentabilidade

Respeitamos o meio ambiente e nossos procedimentos incluem apenas descarte de esgoto em estabelecimentos credenciados.