Descubra agora mesmo como diminuir a conta de água da sua casa

Em qualquer casa, é importante ter em mente todas as suas despesas comuns, especialmente quando elas começam a pesar muito no seu orçamento. Um bom exemplo disso é saber como diminuir a conta de água, uma das maiores vilãs para a economia doméstica, ainda mais quando você mora com outras pessoas.

Mesmo que você não faça nada que consuma grande quantidade de água, ainda é bem provável que a despesa fique um pouco elevada. Quando ocorrem épocas de pouca chuva, o preço da conta aumenta — sem falar que o consumo excessivo gera impactos negativos no meio ambiente. Nesses momentos, é ainda mais importante saber economizar.

Para ajudar com isso, separamos aqui algumas dicas de como diminuir a conta de água na sua casa a partir de agora. Confira.

Evite banhos muito longos

A água que sai do chuveiro é uma das principais fontes e gastos dentro de qualquer orçamento doméstico. E quanto mais tempo você leva, mais caro ela fica, especialmente os banhos quentes, que também pesam na conta de luz.

É muito tentador apenas parar e relaxar debaixo do chuveiro depois de um dia estressante, mas lembre-se de que isso pode trazer outros estresses com dinheiro depois. Dê preferência a banhos mais rápidos, em torno de 5 minutos, e você já verá uma boa diferença em sua conta.

Cheque o seu hidrômetro de tempos em tempos

Em muitos casos, pode ser que o problema esteja no seu hidrômetro, a peça que faz a medição de consumo. Não há como diminuir a conta de água quando ele apresenta algum defeito.

Sendo assim, é importante fazer uma revisão na peça de tempos em tempos, verificando se há alguma entrada de ar ou vazamento interno. Você vai ficar surpreso com o quanto uma conta de água pode aumentar só por causa de um hidrômetro defeituoso.

Feche as torneiras sempre que possível

Na hora de escovar os dentes, algumas pessoas têm o hábito de deixar a torneira aberta, mesmo que não estejam usando água. Obviamente, isso é um grande desperdício, sobretudo se muitas pessoas na casa fazem isso. Assim, é importante cultivar o hábito de sempre fechar a torneira enquanto ela não está em uso.

Invista no reaproveitamento de água

Se você pensa em como diminuir a conta de água, certamente já conhece esta dica. Água da chuva e até aquela que desce pelo ralo podem ser reutilizadas na sua casa, desde que você tenha a estrutura adequada. É um investimento um pouco maior, mas, em longo prazo, ele beneficia bastante o bolso e o meio ambiente.

Atenção a possíveis vazamentos

Por fim, mas não menos importante, faça o conserto de vazamentos e de infiltrações assim que eles forem identificados. Da mesma forma que ocorrem problemas no hidrômetro, esses vazamentos podem gerar custos muito altos ao longo do mês, inutilizando outras formas de economia.

Agora que você tem essas dicas, já sabe como diminuir a conta de água em sua casa. Lembre-se de que, para obter uma redução mais expressiva, você precisa pensar também na melhor manutenção do seu encanamento e evitar vazamentos.

Achou essas dicas interessantes? Então, compartilhe este artigo em suas redes sociais e mostre a mais pessoas como elas podem economizar água.


Fortaleza Desentupidora

Desentupidora 24h em São Paulo.
R. Javaés, 626/630 São Paulo, SP
Tel: 0800-3333-3000

Atendimento premiado

Vencedora por 8 anos consecutivos do Prêmio Internacional Quality Brasil em atendimento.

Garantia de qualidade

Todos os nossos serviços oferecem prazo de garantia.

Sustentabilidade

Respeitamos o meio ambiente e nossos procedimentos incluem apenas descarte de esgoto em estabelecimentos credenciados.