Veja agora o que fazer para evitar o ralo do banheiro entupido

O ralo do banheiro entupido é um transtorno para os moradores e pode impactar também a vida dos vizinhos, provocando obstrução do encanamento, vazamentos desnecessários, dentre outros problemas.

No entanto, algumas medidas simples e corretas podem facilmente eliminam essa situação desagradável, além de garantir a fluidez da água que escorre para dentro do ralo do box e no chão do banheiro.

Se as medidas caseiras não forem efetivas, é interessante procurar uma ajuda especializada para identificar o foco do problema, bem como as consequências para os moradores e demais condôminos que estão sendo impactados.

O ralo do seu banheiro está entupido e você não sabe como agir? Então, fique por aqui e descubra dicas valiosas!

Quais são as principais causas de entupimento do ralo do banheiro?

A equação é simples: existe muito fluxo de água para pouco orifício! Ou seja, a água precisa ter vazão por meio dos orifícios existentes no ralo do banheiro, e se eles forem pequenos ou estiverem em menor quantidade, a água não escoará.

Veja a seguir os fatores que contribuem para esse desequilíbrio.

Acúmulo de cabelos e pelos

O que a ciência já descobriu é que os cabelos e os pelos se desprendem diariamente e com mais intensidade debaixo da água quente do chuveiro enquanto tomamos um banho relaxante e demorado.

No entanto, durante o banho esses fios, bem com os pelos de outras partes do corpo, vão se aglomerando próximos aos buraquinhos do ralo do banheiro, fazendo uma barreira que impede a passagem da água.

Com isso, a água fica retida no ralo e escoará muito lentamente, pois necessitará passar pelo emaranhado de cabelos e pelos que se formou nessa região. Esse processo pode gerar mal cheiro no ambiente pela retenção da água do banho.

Muita espuma proveniente do banho

Algumas pessoas têm o hábito de passar o sabonete pelo corpo diversas vezes, gerando grande quantidade espuma durante o banho. Soma-se a isso o uso de xampu que também acumula grande espuma e o tempo demorado no banho, fatores que prologam a quantidade de bolhas espumosas.

O resultado é a dificuldade para retirar a grande quantidade de bolhas que não foram desfeitas pela água vertical corrente que sai do chuveiro, causando problemas de escoamento da água do banho.

Existem, ainda, outros produtos com constituição química diferente, tais como as tinturas de cabelo, cremes para hidratação e tratamento dos fios capilares, entre outros, que se acumulam periodicamente no chão do box do banheiro gerando novos entupimentos.

Desnível em relação ao ralo do banheiro

O ralo do banheiro constantemente entupido pode ser o resultado de um desnível entre sua localização e o chão do box. Quando esses pontos não estão equilibrados, haverá sempre um resquício de água após o banho.

Nessas situações, o problema será resolvido após a análise de um pedreiro e/ou bombeiro e reconstituição do nível adequado para escoamento, observando todas as demais características do banheiro para evitar novos problemas.

Outra questão de fácil resolução é o tamanho dos orifícios que constituem o ralo do banheiro que não suporta o volume de água que será escoado por período. Nesse caso, a troca do ralo ou a desobstrução dos orifícios é uma alternativa viável.

Quais são as medidas caseiras mais efetivas?

O ralo do banheiro entupido atrapalha toda a rotina da casa, principalmente quando já existem horários definidos para banho, limpeza, faxina e outras atividades que são realizados nesse local.

Se o ralo estiver com um entupimento muito grande, é possível que haja mau cheiro e o banheiro fique temporariamente inutilizável, causando transtornos para todos os moradores da casa.

Pensando nisso, apresentaremos algumas medidas preventivas simples. Acompanhe!

Faça a limpeza diariamente

Assim como é costume do brasileiro tomar banho todos os dias, a limpeza do ralo do banheiro também deve ser diária. Isso porque evita o acúmulo de pequenas sujeiras que, se aglomeradas, podem resultar em provável entupimento.

A limpeza não precisa ser intensa como nos dias de faxina, deve-se apenas retirar a sujeira que certamente contribuirá para a retenção de água, como papéis que se desprendem das embalagens, lacres de produtos, grampos de cabelos etc.

Retire os fios de cabelos

Talvez o acúmulo de fios de cabelos e pelos seja a maior causa prevenível de entupimento dos ralos do banheiro. E esse problema pode ser facilmente contornado se, após o banho, o individuo retirar os fios que se fixaram nos orifícios do ralo.

Se cada um fizer a sua parte, não haverá acúmulo de fios capilares cada vez que um indivíduo tomar banho. No entanto, para as crianças e idosos que não podem realizar essa atividade, recomenda-se que alguém seja responsável diariamente pela retirada de cabelos após o uso deles.

Evite óleos e pedaços de sabonete

Já é sabido que substâncias oleosas não se misturam com água, então o uso de produtos oleosos durante o banho pode ser um desafio maior para manter o escoamento adequado da água proveniente do enxágue do banho.

Os pedaços de sabonetes são outro problema, pois podem grudar nos buraquinhos do ralo e obstruir a passagem de água, propiciando uma pequena piscina dentro do box e, na ausência dele, um grande vazamento pelo banheiro.

Procure ajuda especializada

Se as medidas caseiras não forem suficientes para resolver o problema, é importante contar com a ajuda de uma empresa especializada no assunto, que trabalhará com as causas mais profundas.

Além disso, as empresas desse ramo possuem especialistas em desvendar esses transtorno, pois, durante a visita técnica, trazem equipamentos e produtos para chegar a um diagnóstico mais acertado e de acordo com a situação relatada pelos moradores da residência.

Os profissionais também dão garantia dos serviços prestados e orientam sobre a possibilidade de recorrência, bem como de situações que requerem outros especialistas com pedreiros, bombeiros, arquitetos etc.

Saber como não viver com o ralo do banheiro entupido é fundamental para evitar transtornos maiores que podem resultar em vazamento de água, azulejos deteriorados, pouco efluxo de líquidos e outras consequências nesse espaço. Por isso, é aconselhável implantar medidas preventivas e, quando o problema não for resolvido com elas, contatar uma empresa especializado no assunto.

Outro problema recorrente no banheiro é o cheiro desagradável de esgoto. Fique por aqui e veja como resolver esse incômodo.


Fortaleza Desentupidora

Desentupidora 24h em São Paulo.
R. Javaés, 626/630 São Paulo, SP
Tel: 0800 3333 3000

Atendimento premiado

Vencedora por 8 anos consecutivos do Prêmio Internacional Quality Brasil em atendimento.

Garantia de qualidade

Todos os nossos serviços oferecem prazo de garantia.

Sustentabilidade

Respeitamos o meio ambiente e nossos procedimentos incluem apenas descarte de esgoto em estabelecimentos credenciados.