Como identificar uma caixa de gordura entupida? Veja 3 sinais!

Você já teve problemas com a caixa de gordura entupida? Acredite, isso ocorre frequentemente e causa uma série de consequências desagradáveis. Porém, por ser algo que não está sob constante fiscalização, pode ficar difícil detectar o problema e tomar alguma providência.

Neste post, vamos explicar o que provoca o entupimento da caixa de gordura, os sinais de que ela precisa de uma limpeza e o que fazer nesses casos.

Se você quer evitar problemas como esse, leia o artigo completo!

O que entope a caixa de gordura?

A caixa de gordura é um dispositivo localizado entre o cano da pia da cozinha e a fossa ou rede coletora de esgoto, ajudando a obstruir a gordura e evitar que se instale na tubulação, o que provocaria o entupimento da fossa ou da rede coletora.

Porém, essa caixa precisa de manutenção constante. Afinal, a gordura é uma substância isolante e acumulativa. Ou seja, justamente por servir de filtro para que essa gordura não chegue aos canos, a caixa precisa de limpezas periódicas.

Quais são os sinais de que a caixa de gordura está entupida?

Como detectar que a caixa de gordura da sua casa está precisando de cuidados? Separamos alguns sinais comuns que indicam o entupimento.

1. Escoamento de água lento

Quando o escoamento da água pelo cano da pia está muito devagar, pode ser sinal de problemas na caixa de gordura. Isso também ocorre quando a água se acumula na pia, mesmo que não haja um entupimento visível no cano.

Essa lentidão acontece porque o compartimento da caixa de gordura fica cheio demais, evitando a drenagem da água e dificultando seu escoamento pelo cano.

2. Mau cheiro

O acúmulo de gordura e de restos de alimento despejados na pia passam a exalar um odor bem desagradável, que fica muito forte quando a caixa de gordura está entupida, já que esses detritos acabam não escoando.

Se você perceber que mesmo com a cozinha limpa, o mau cheiro permanece, pode ser um forte indicativo de uma manutenção urgente na caixa de gordura da sua casa.

3. Materiais jogados na pia

O excesso de óleo e detritos faz com que a caixa de gordura entupa rapidamente. Até como prevenção, vale a pena usar o lixo para depositar os restos de alimento, além de armazenar o óleo usado em fritura em um recipiente para o descarte correto.

Porém, se mesmo assim perceber que a pia ainda fica com sujeiras que demoram para descer após a limpeza, é importante checar a caixa de gordura.

Como a caixa de gordura pode ser limpa?

A limpeza de caixa de gordura é manual e bem trabalhosa. Para isso, é preciso ter máscara de gás, roupas apropriadas e luvas de borracha. É preciso abrir a caixa e retirar a gordura com as mãos ou algum recipiente.

Algumas pessoas utilizam bicarbonato para ajudar a derreter a gordura. Mesmo assim, se trata de uma atividade demorada e bem desagradável.

Você pode evitar esse trabalho contando com a ajuda de uma empresa especializada nesse tipo de manutenção. Elas contam com pessoas treinadas para esse trabalho, que sabem exatamente como fazer o serviço e contam com ferramentas e produtos capazes de auxiliar o processo e limpar a caixa de gordura entupida.

Que tal contar com a Desentupidora Fortaleza na hora de fazer essa manutenção? Entre em contato conosco e faça um orçamento!


Fortaleza Desentupidora

Desentupidora 24h em São Paulo.
R. Javaés, 626/630 São Paulo, SP
Tel: 0800-3333-3000

Atendimento premiado

Vencedora por 8 anos consecutivos do Prêmio Internacional Quality Brasil em atendimento.

Garantia de qualidade

Todos os nossos serviços oferecem prazo de garantia.

Sustentabilidade

Respeitamos o meio ambiente e nossos procedimentos incluem apenas descarte de esgoto em estabelecimentos credenciados.