ATENDIMENTO 24 HORAS

Como identificar uma caixa de gordura entupida? Veja 6 sinais!

Você já teve problemas com a caixa de gordura entupida? Acredite: isso é muito comum e causa uma série de transtornos! Mas como não exige uma preocupação constante, a maioria das pessoas não toma medidas de prevenção. Por isso, é difícil perceber o problema até que ele aconteça e traga algumas dores de cabeça.

Neste post, explicamos o que causa o entupimento da caixa de gordura, quais são os sinais de que ela precisa de uma boa limpeza e o que fazer nesses casos. Quer evitar problemas como esse? Dê uma lida nas próximas linhas!

O que entope a caixa de gordura?

Essa é uma parte do encanamento que fica entre o cano da pia da cozinha e a fossa ou rede de esgoto. Ela ajuda a barrar a passagem da gordura para o encanamento para evitar que a fossa ou a rede coletora entupam.

Acontece que essa caixa precisa de manutenção sempre, porque a gordura é uma substância isolante, que se acumula na parte interna dos canos. Ou seja, como serve de filtro, a caixa de gordura precisa de limpeza periódica.

Quais são os sinais de uma caixa de gordura entupida?

Sempre que a caixa de gordura está chegando ao ponto de precisar de cuidados, ela dá alguns sinais, e você precisa ficar de olho para não deixar passar da hora de dar manutenção, Veja quais são os pontos de atenção mais comuns que você deve perceber.

1. Escoamento de água lento

Quando o escoamento da água pelo cano da pia está muito devagar, pode ser sinal de problemas na caixa de gordura. Isso também acontece quando a água se acumula na pia, mesmo que não tenha um entupimento visível no cano.

Essa lentidão acontece porque o compartimento da caixa de gordura fica cheio demais, atrasando a drenagem da água e dificultando sua passagem para o cano.

2. Mau cheiro

O acúmulo de gordura e de restos de alimento que caem ou são jogados na pia começam a soltar um odor bem desagradável que fica muito forte quando a caixa de gordura está entupida, já que esses detritos não vão embora.

Se você perceber que, mesmo com a cozinha limpa, o mau cheiro permanece, pode ser um forte sinal de que a caixa de gordura da sua casa precisa de uma manutenção urgente.

3. Materiais jogados na pia

O excesso de óleo e sujeiras faz com que a caixa de gordura entupa rapidamente. Até como prevenção, fica a dica: use o lixo para jogar os restos de alimento e separe o óleo usado em frituras em um recipiente para o descarte correto.

Agora, se mesmo assim você notar que a pia ainda tem sujeiras que demoram para descer depois da limpeza, é importante checar a caixa de gordura.

4. Barulhos durante a descida da água

Sabe aqueles barulhos de bolhas que às vezes você ouve enquanto a água desce pelo ralo? É sinal de ar preso na tubulação. Se ocorre muito de vez em quando, pode ser apenas porque a torneira despejou muita água de uma vez. Porém, quando acontece sempre, mesmo se você derrama apenas um pouco de água, é sinal de que a água está encontrando dificuldade na passagem e está “esperando” para descer.

5. Retorno de rejeitos pelo ralo

Outro sinal ainda mais importante é quando começam a voltar detritos pelo ralo. Sabe quando a água desce devagar, mas depois de um tempo você percebe que ela retornou e ainda trouxe umas sujeiras indesejáveis? Pois é, pode ser um sinal de que a caixa de gordura não está dando passagem para os canos e, por ter acumulado tanta água e sujeira, elas voltam para a pia.

Isso é como se fosse um segundo estágio do problema, indicando para você que a manutenção está ficando mais urgente ainda. Não espere muito mais, pois podem acontecer situações desagradáveis nas suas pias e ralos por conta disso.

6. Caixa de gordura transbordando

Nesse nível de entupimento da caixa de gordura, você já tem bastante rejeito acumulado e a passagem é mínima ou está totalmente fechada. É como se fosse uma equação de matemática: a água vem da pia numa quantidade que a caixa de gordura não consegue passar para os canos. Então, temos três situações:

  • inicial — a água desce numa velocidade um pouco acima do que a vazão para os canos, fazendo o escoamento ser mais lento;
  • média — a água desce numa velocidade maior do que a caixa de gordura consegue mandar para os canos, então a sujeira volta para a pia;
  • mais avançada — a água desce numa velocidade muito maior do que a caixa de gordura consegue enviar para o encanamento de esgoto, por isso transborda.

Ou seja, nesse último caso, a caixa de gordura não consegue mais encaminhar a água para os canos porque está totalmente (ou quase) entupida, por isso provoca essa pequena “enchente” que às vezes molha todo seu piso.

Como a caixa de gordura pode ser limpa?

A limpeza de caixa de gordura é manual e bastante trabalhosa. Para fazer esse serviço, você precisa ter máscara de gás, roupas apropriadas e luvas de borracha. Vai ser necessário abrir a caixa e retirar a gordura com as mãos ou algum recipiente.

Algumas pessoas utilizam bicarbonato ou soda cáustica para ajudar a derreter a gordura. Isso não é muito recomendável, pois, além do risco à saúde, podem danificar os canos e piorar o entupimento.

Como prevenir o entupimento da caixa de gordura?

Em primeiro lugar, saiba que é totalmente normal que a caixa acumule gordura, afinal de contas é para isso que ela está ali. Ela faz um filtro na passagem e, como todo sistema de filtragem, precisa de limpeza para tirar a sujeira que ficou.

Por outro lado, quanto menos sujeira você joga nesse sistema, mais tempo terá entre uma manutenção e outra, concorda? Se despejar restos ali todo dia, vai encher a caixa mais rápido. Então, anote os cuidados a seguir:

  • não jogue restos de comida na pia: imagine que eles vão se misturar com a gordura e formar umas barreiras grandes capazes de impedir totalmente a passagem da água;
  • depois de lavar a louça, despeje água fervente no encanamento: da mesma forma que a gordura derrete no fogo, ela ficará mais líquida na caixa de gordura e vai facilitar a passagem da água;
  • use produtos adequados na limpeza da caixa de gordura: se você colocar produtos que danifiquem a tubulação, pode causar uma dor de cabeça maior pra si mesmo. Nada de descobrir soluções mágicas!

Vale a pena chamar uma desentupidora para o serviço?

Com certeza, é melhor contar com o apoio profissional. Como dissemos, ter que lidar com a caixa de gordura entupida é bem trabalhoso, e você pode evitar esse trabalho contando com a ajuda de uma empresa especializada nesse tipo de manutenção.

Elas têm equipes de pessoas treinadas para esse tipo de trabalho, por isso sabem exatamente como fazer o serviço e contam com ferramentas e produtos que vão auxiliar o processo e limpar a caixa de gordura entupida de um jeito muito mais eficiente.

Mexer na caixa de gordura tem alguns riscos. Um deles é que você pode danificar sua tubulação, quebrar a tampa ou rachar o encanamento se usar as ferramentas erradas, além de se machucar com equipamentos que não forem apropriados ao serviço. Além disso, não esqueça que por ali desceram restos de alimentos e sujeiras que acumularam contaminação de fungos e outros germes capazes de causar doenças e infecções.

O melhor mesmo é evitar danos à sua saúde e da sua família. Por isso, conte com a Desentupidora Fortaleza para resolver o problema da caixa de gordura entupida. Nós temos profissionais capacitados, com equipamentos de proteção, ferramentas adequadas e produtos apropriados para realizar esse serviço de forma rápida, eficiente e segura.

Que tal contar com a Desentupidora Fortaleza na hora de fazer essa manutenção? Entre em contato conosco e faça um orçamento!

Últimas do blog