Veja como desentupir pia de cozinha e evitar que esse problema aconteça

Saber como desentupir a pia de cozinha é fundamental para evitar transtornos maiores, que afetam a rotina da casa, e gastos financeiros desnecessários, fatores que não são desejáveis.

Além de corrigir o problema é aconselhável tomar medidas preventivas de forma a manter a cozinha limpa, cheirosa e organizada, condições que facilitam o cotidiano de todos os moradores da casa.

Por isso, se quiser saber mais sobre como desentupir a pia de cozinha, fique por aqui e conheça as principais medidas!

Por que a pia entope?

A água corrente, quando encontra um obstáculo, tende a desviar ou passar entre ele. Isso dependerá da constituição do objeto, da quantidade de água e da forma como ocorre o fluxo.

Porém, quando há a saturação do líquido, o volume de água tende a se elevar e pode transbordar do recipiente, no caso da pia e de outros materiais nela contidos, podendo causar, inclusive, um mau cheiro muito forte.

Por isso, restos de comida dentro do bojo da pia ou tamponamento do ralo podem entupir a tubulação e facilitar o transbordamento. Nesse sentido, qualquer medida preventiva é crucial para evitar esses problemas.

Como desentupir a pia da cozinha?

O primeiro passo é retirar o obstáculo que está impedindo o fluxo de água, que pode ser comida acumulada, vedação incorreta ou problemas no encanamento, lembrando de sempre usar luvas para retirada dos restos de alimentos.

Se o problema for contornável, é importante garantir que não haverá recorrência, caso contrário, a situação tende a ficar mais grave e, consequentemente, os prejuízos para os moradores também.

No entanto, se o entupimento for grande, é recomendável contatar uma empresa especializada que fará um diagnóstico completo, verificará quais são as medidas corretivas mais apropriadas e dará um orçamento pelo serviço.

Como evitar que o entupimento volte a acontecer?

Uma das chaves para o sucesso nessa situação é a prevenção e, nesse caso, isso envolve mudanças comportamentais que são fundamentais. Contudo, depende da conscientização e colaboração de cada morador.

Em relação aos restos de comida no bojo da pia, sugere-se que todos os moradores se comprometam a jogar esses dejetos na lixeira, evitando um acúmulo que possa favorecer o entupimento.

Esse raciocínio também deve ser feito quando for jogar fora o resto de óleo já utilizado, evitando o despejo em canais que chegam ao esgoto. O ideal é armazená-lo em frascos de vidro ou plástico e entregar nos locais destinados a esse recolhimento.

Outro ponto fundamental é colocar uma peneira no ralo da pia, que fará a filtragem das partículas maiores que causarão vazamento de água pela dificuldade em desviar desses dejetos.

As medidas caseiras resolvem evitar o entupimento da pia, mas existem casos em que somente uma empresa especializada resolverá o problema. Isso porque ela tem colaboradores qualificados, ferramentas essenciais e orientação adequada aos indivíduos que estão com esse problema.

Saber como desentupir a pia da cozinha com medidas caseiras é algo fundamental, mas o foco deve ser o de evitar esse problema.

Mesmo assim, em algumas situações, torna-se necessário solicitar ajuda de uma empresa especializada, que fará uma avaliação completa do problema e adotará medidas mais eficazes para evitar recorrência.

Gostou do texto? Quer conhecer uma empresa especializada neste assunto? Então, clique aqui!


Fortaleza Desentupidora

Desentupidora 24h em São Paulo.
R. Javaés, 626/630 São Paulo, SP
Tel: 0800-3333-3000

Atendimento premiado

Vencedora por 8 anos consecutivos do Prêmio Internacional Quality Brasil em atendimento.

Garantia de qualidade

Todos os nossos serviços oferecem prazo de garantia.

Sustentabilidade

Respeitamos o meio ambiente e nossos procedimentos incluem apenas descarte de esgoto em estabelecimentos credenciados.