5 riscos do vazamento de água para a sua casa ou apartamento

Toda casa ou apartamento tem riscos de vazamento de água. Isso é inevitável. Muitas vezes, o defeito é silencioso e difícil de notar. Problemas hidráulicos acontecem, mas você pode tomar algumas atitudes para minimizar os riscos para seu imóvel.

E, para diminuir também os danos para o bolso, certo? Um problema que começa pequeno e se torna grande, certamente vai demandar mais tempo e recursos para ser reparado.

Neste texto, vamos falar sobre as causas e também apresentar 5 riscos de vazamento de água em casa ou apartamento. Acompanhe na leitura!

Quais as causas para o vazamento de água?

Várias situações causam vazamento de água. É necessário prestar atenção aos detalhes como: manchas de umidade na parede e no teto, cerâmicas soltas e reboco “esfarelando”. Importante também, é saber a origem do problema para se ter uma boa ideia de como consertar:

Quais os riscos de vazamento de água em casa ou no apartamento?

Ninguém quer ter esse tipo de surpresa, concorda? Ao identificar um dos sinais que apontamos de que há riscos de vazamento de água, procure solucionar o problema o mais rápido possível. Confira o que pode acontecer se deixar a situação se prolongar.

1. Umidade no local do vazamento

Umidade é um pesadelo para quem tem piso ou forro de madeira, por exemplo. Além das manchas, a madeira apodrece facilmente em contato com água. Sem contar o mofo e bolor que podem surgir em ambientes muito úmidos, cerâmicas soltas, tinta descascando etc.

2. Aumento da conta de água

Como já relatamos, os problemas com vazamento de água podem ser silenciosos. Às vezes, acontece em lugares que não costumamos ir muito, como na caixa d’água, ou em locais de difícil acesso, como porão e sótão.

A pessoa só percebe que há algo errado quando chega a fatura. Imagina: o mês inteiro com água vazando, só pode resultar em uma conta de água absurdamente cara, não é mesmo?

3. Problema de água pingando

Sabe aquela torneira pingando que você sempre deixa para consertar mais tarde? Pois é, trata-se de uma perda desnecessária de um bem natural cada vez mais escasso, pense nisso.

4. Desperdício de água

Um dos maiores riscos de vazamento de água em sua casa ou apartamento é o desperdício. Literalmente, você pode pagar caro por não tomar uma atitude quanto aos pequenos sinais de vazamento em sua residência.

5. Deterioração da estrutura

Vazamentos mais sérios, como os que acontecem na rede de esgoto, aceleram a erosão do solo e prejudicam as estruturas das edificações, sabia? O rejeito do esgotamento é tóxico, contamina o solo e a água, e a umidade constante é um problema sério para as fundações.

A água enfraquece pilastras, vigas e alvenaria. Um projeto para solucionar isso é caro e trabalhoso, consertar os vazamentos antes que isso aconteça é bem mais barato.

O que fazer para evitar os riscos de vazamento de água?

Sempre que puder, confira caixa de gordura, calhas, ralos externos e caixa de água, mas a manutenção preventiva, feita por profissionais experientes, é a melhor opção. Pesquise uma empresa com credibilidade no mercado ou peça indicação a alguém que você conheça.

Outra coisa que você pode fazer para evitar os riscos de vazamento de água é observar os sinais que relatamos acima (manchas de umidade, bolor etc.) e providenciar o conserto assim que constatado o problema. Dessa forma, você evita dor de cabeça e prejuízos, concorda?

Para entender um pouco mais sobre os sinais de vazamento de água e o que fazer nesses casos, confira este outro artigo do nosso blog.


Fortaleza Desentupidora

Desentupidora 24h em São Paulo.
R. Javaés, 626/630 São Paulo, SP
Tel: 0800-3333-3000

Atendimento premiado

Vencedora por 8 anos consecutivos do Prêmio Internacional Quality Brasil em atendimento.

Garantia de qualidade

Todos os nossos serviços oferecem prazo de garantia.

Sustentabilidade

Respeitamos o meio ambiente e nossos procedimentos incluem apenas descarte de esgoto em estabelecimentos credenciados.