Guia completo para fazer a manutenção preventiva da rede de esgoto

Manutenção preventiva em rede de esgoto? Afinal, para quê gastar dinheiro? Não é melhor economizar para quando realmente houver um entupimento na tubulação? Se você pensa assim, a leitura deste texto é ainda mais importante.

Quando deixamos para depois a solução de um problema pequeno, geralmente, causamos também a piora da situação. Sem falar nos gastos, não é verdade? Para consertar um entupimento menor, não é preciso gastar muito, mas, caso o cenário seja de uma grande obstrução no esgoto, por exemplo, pode ter certeza que vai ser bem mais caro.

Neste texto, vamos falar tudo o que precisa saber sobre a importância da manutenção preventiva na rede de esgoto e os motivos para você nunca deixar um “probleminha” para ser resolvido depois. Acompanhe a leitura para ficar por dentro do assunto!

Quais as causas do entupimento da rede de esgoto?

Algumas razões para o entupimento podem ser apontadas, mas quase todas são resultado da nossa própria rotina em casa. A pia da cozinha, o tanque, o vaso sanitário e os ralos não devem ser utilizados para descartar uma série de itens que, comumente, acabam indo parar por ali.

São restos de comida, borra de café, gordura e muitos outros resíduos que as pessoas não sabem descartar corretamente. Confira mais detalhadamente.

Resíduos sólidos

São os grandes vilões de toda tubulação que entope com facilidade. Se aí na sua casa os moradores têm o costume de descartar os objetos e resíduos que vamos falar a seguir, é só uma questão de tempo até que precise recorrer a ajuda profissional para desentupir a rede.

É uma regra simples de seguir, mas muita gente ainda não conhece ou não sabe de sua importância: restos nunca podem ser descartados pelo encanamento. Basta jogar na lixeira, pois o que desce involuntariamente pelos ralos já é o suficiente para causar entupimentos esporádicos.

Cabelos

Bate o barbeador dentro da pia para limpar? Ou então, joga no vaso todo o cabelo retirado do ralo? Trata-se de um erro grave, os cabelos se acumulam dentro dos canos causando obstruções difíceis de serem removidas.

Para limpar a lâmina de barbear ou depilar, utilize o papel higiênico para recolher o excesso de pelos e só depois lave na água corrente da pia. O cabelo retirado dos ralos deve ser descartado na lixeira, combinado?

Papel higiênico

É um outro vilão dos entupimentos da rede de esgoto. Muita gente acha que o papel higiênico pode ser descartado no vaso, e isso é até realidade em outras partes do mundo em que o esgoto é tratado, mas, no Brasil, menos de 50% do esgoto recebe tratamento adequado.

Grande parte da rede de esgotamento é despejada em rios, lagos e lagoas o que prejudica a qualidade da água e a deixa imprópria para o consumo humano, de animais e para irrigação.

Restos de comida

Pequenas telas para ralos de pia são baratas, portanto, não tem desculpa para deixar os restos de comida descerem pelo cano. Eles se acumulam e formam incrustações e obstruções que exigem trabalho de empresa especializada para remover com equipamentos adequados.

Dificilmente você vai conseguir desentupir o cano da pia, por exemplo, e ainda pode causar um dano maior se não souber o que está fazendo.

Restos de produtos de beleza

Além dos restos de maquiagem que descem pelo ralo, os pedaços de algodão e embalagem também são causadores de muitos entupimentos por aí. Devem ser descartados no lixo, assim como absorventes: nunca no vaso sanitário.

Gordura e óleo

Pode acreditar que ainda tem gente que descarta gordura e óleo de forma inadequada. No vaso ou ralo da pia, isso vai gerar algum problema futuro com toda certeza. O correto é armazenar em garrafas ou potes para levar aos centros de reutilização que podem dar várias destinações para esse tipo de produto. 

Óleo usado 

Além de poluir e inutilizar a água potável dos rios e lençóis freáticos, acumula-se nas paredes internas das tubulações e provoca muitos danos. O óleo não se mistura com a água, por isso, ele não desce normalmente com o fluxo.

Outras partículas sólidas se grudam ao óleo formando pontos de obstruções complicadas de serem retiradas. A água quente ajuda a derreter o óleo e a desobstruir o cano, mas, em alguns casos, essa tática não é muito eficiente.

Principalmente se a manutenção preventiva não estiver sendo feita, é provável que o entupimento só possa ser solucionado com auxílio de equipamentos próprios para esse tipo de tarefa.

Gordura 

Mesmo a gordura que é extraída da comida, como na hora de fazer um assado, não deve ser descartada na pia ou vaso sanitário. Segue o mesmo princípio do óleo usado e podem ser reciclados.

Geralmente, são utilizados na fabricação de sabão caseiro, mas também podem ser aproveitados para livrar os mourões (pilar de madeira) de cercas da presença de cupins e outras pragas nos ambientes rurais.

Interligação inadequada

Quando a interligação à rede de esgotamento público é feita de forma errada, o proprietário certamente terá problemas de entupimento. Um erro comum é quando a água da chuva entra na rede de esgoto.

As tubulações de esgoto são construídas em um diâmetro consideravelmente menor que as da rede de água pluvial. Por isso, em época de chuva, a rede de esgoto não é capaz de transportar todo o líquido e pode até se romper. Dependendo do fluxo de água é possível, inclusive, que ela retorne para dentro do imóvel pelos ralos.

Uma situação deplorável, concorda? Afinal, ninguém gosta de água de chuva misturada ao esgoto inundando sua casa.

Restos de cimento

São restos da obra que não foram retirados das tubulações. Dificultam o escoamento da água e favorecem o acúmulo de outros resíduos sólidos no encanamento. A manutenção preventiva é capaz de identificar problemas como esse e orientar sobre a melhor forma de executar o desentupimento.

Por que é necessário ficar atento?

Pense na seguinte situação: se você adquire um carro, vai fazer o possível para levá-lo a todas as revisões para jamais ter surpresa com um problema mecânico de grandes proporções, certo?

O que é a revisão mecânica de um carro, senão um tipo de manutenção preventiva? Claro, existem outras questões envolvidas como a garantia do veículo, mas o exemplo é importante para imaginarmos o porquê não fazemos da mesma forma com a nossa casa.

Além disso, muita gente só não faz a manutenção preventiva da rede de esgoto porque ainda não sabe como o prejuízo pode ser grande. Vamos falar mais sobre isso no próximo tópico.

Quais prejuízos esse entupimento pode trazer?

Imagina, de repente, precisar contratar pedreiros e pintores, comprar material de construção e ter que lidar com todos os contratempos de uma obra dentro de casa: poeira nos móveis, pessoas circulando, barulho, cômodos interditados etc.

Uma casa precisa de atenção. Rede de esgoto, caixa de gordura, calhas e ralos e caixa d’água devem ser inspecionados periodicamente. Afinal, quem quer beber, tomar banho e cozinhar com a água de uma caixa que está suja há meses? E os prejuízos não são apenas para a nossa saúde, veja só.

Prejuízos financeiros

Quem deixa um pequeno problema hidráulico ou de entupimento se avolumar até que não seja mais possível ignorá-lo, vai ter que lidar com as consequências financeiras disso. Fica a dica para depois não se arrepender e ter que gastar as economias.

Gastos com obras nunca são pequenos. Imprevistos aparecem, os materiais de construção não são baratos e tampouco a mão de obra. Ainda, caso um entupimento provoque algum vazamento silencioso de água, até a estrutura do imóvel pode ficar comprometida, sabia disso?

Comprometimento da estrutura da edificação

A água vazando por muito tempo nos pilares e fundações de um edifício, acaba enfraquecendo a estrutura e pode até condenar o edifício. Não é comum que isso aconteça, mas as infiltrações são motivo de frequente dor de cabeça, principalmente para os moradores de prédios e condomínios habitacionais.

Desgaste na relação com os vizinhos

Certamente, você não gostaria de chegar em casa e se deparar com uma enorme mancha de infiltração bem no teto e paredes da sala, certo? Agora, já parou para pensar na possibilidade de o seu apartamento causar esse tipo de problema na casa do vizinho?

Ninguém quer ter complicações no lugar onde mora, mesmo com todas as diferenças, o ideal é conviver sem incomodar as pessoas que dividem o espaço com você. Por isso, a manutenção preventiva pode ajudar a encontrar pequenos vazamentos, que se não solucionados, podem aumentar e se tornar motivo de desgaste nas relações com a vizinhança.

Qual a importância da manutenção preventiva do esgoto?

Fica aqui um conselho, você não vai querer lidar com entupimento da rede de esgoto. Alguns, tentam desentupir sozinhos, o que não é uma boa ideia, definitivamente. Para evitar gastar com serviços de desentupimento mais caros, é fundamental fazer a manutenção preventiva da rede de esgoto.

Encontrar pequenos problemas

Como já ressaltamos, é muito mais fácil e barato resolver um pequeno vazamento, por exemplo, antes dele piorar. A manutenção preventiva vai procurar indícios desse tipo de problema e orientar os moradores sobre qual a melhor solução para cada caso.

Afinal, os equipamentos, produtos e técnicas são diferentes para cada situação. Um ralo entupido exige o uso de cabo ou hidrojateamento, diferentemente das infiltrações na alvenaria, que normalmente exigem reparo diretamente no encanamento. 

Garantir o funcionamento das redes de tubulação

Rede de esgoto, canaletas de água de chuva, calhas e ralos externos também precisam de inspeção. Por fora, para quem apenas passa pelo ambiente, será difícil identificar qualquer formação de obstrução nesses locais da casa ou do prédio. Já o profissional técnico é treinado justamente para encontrar esses detalhes.

Evitar mau cheiro no ambiente

Se você já passou próximo ao esgoto entupido ou a céu aberto, ou, então, já teve algum problema de refluxo nos ralos, sabe que o cheiro é muito ruim e não dá para conviver com ele, certo? A manutenção preventiva vai buscar soluções para que o mau cheiro não impregne o ambiente.

Isso pode ser um ponto de bloqueio do fluxo de água que, pelo acúmulo de rejeitos sólidos, exala um cheiro de esgoto muito forte. Sem contar que impede os fluidos de descerem pelo ralo, a descarga fica lenta e o vaso enche toda vez que é acionada.

Como essa manutenção pode ser feita?

Conhece alguém que já precisou dos serviços de uma desentupidora? Então, peça a sua opinião, mas não pare por aí. Faça diversos orçamentos e busque as recomendações de outros clientes, principalmente se ainda não teve alguma experiência com desentupimento em rede de esgoto ou mesmo com a manutenção preventiva.

Os técnicos, com auxílio de máquinas, procuram por pequenos vazamentos de água, fissuras e rachaduras na tubulação. Eles operam os equipamentos buscando por ruídos no encanamentos, fuga d’água, pontos de obstrução e até mesmo a presença de pragas urbanas como formigas, cupins e escorpiões.

Também são treinados para encontrar os problemas mais silenciosos como as pequenas infiltrações que podem se tornar grandes vazamentos. Fazem isso tanto observando as paredes, teto e fundações quanto buscando esses problemas com auxílio do Geofone e da microfilmagem, quando necessário. Confira as vantagens da manutenção preventiva.

Economia nos gastos

Por identificar os riscos com rapidez, a manutenção preventiva em rede de esgoto permite que você economize contornando as situações emergenciais em que os valores são consideravelmente mais elevados.

Aumenta a vida útil das instalações

Evita danos nas tubulações porque mantém o seu bom funcionamento, não fica obstruído e não gera gastos excessivos como em obras emergenciais.

Mantém o ambiente bem cuidado

Os excessos de rejeitos e materiais tóxicos do esgoto são removidos, evitando que o mau cheiro chegue dentro de casa e mantendo o ambiente sempre limpo.

Previne vazamentos

Antes que um vazamento comece a incomodar o convívio familiar ou do prédio, o serviço de manutenção preventiva é responsável por identificar os locais em que isso pode acontecer e sanar rapidamente o problema.

Evita o surgimento de pragas urbanas

Sim, um ambiente limpo e higienizado fica livre de pragas urbanas por um bom tempo. Criaturas como as baratas procuram locais úmidos e com muita matéria orgânica em decomposição para se alimentarem. Já os escorpiões são atraídos pela presença das baratas, por isso não é bom que nenhum desses bichos transite livremente por aí.

Além de baratas e escorpiões, pragas como os cupins, aranhas, ratos e mosquitos vetores de doenças também são comuns em quintais, sótãos e porões que não são limpos com frequência. Por isso, a manutenção preventiva é tão importante: ela pode identificar uma formação de colônia ainda no início e já eliminá-la antes que seja tarde demais.

Quais os cuidados com a rede de esgoto?

Além de não descartar os resíduos de forma incorreta no vaso, pia e ralos, você ainda deve tomar alguns cuidados básicos para evitar entupimento dos canos, sifão de pia e da rede de esgoto.

Algumas pessoas menos informadas, quando tentam resolver o incômodo gerado por um esgoto entupido, só pioram a situação. Despejam nos ralos e vasos sanitários produtos que não são indicados para essa finalidade, o que pode ser bem perigoso.

Além de causar reações químicas diversas, como a dispersão de gases tóxicos, alguns produtos são corrosivos e só devem ser manipulados por profissionais treinados.

O maior cuidado que você pode ter com a rede de esgoto é providenciar a manutenção preventiva. É a melhor forma de gastar pouco, manter o sistema hidráulico funcionando e ver a sua casa livre do mau cheiro e outros contratempos.

Quais as opções de desentupimento de esgoto?

Se for necessário providenciar a desobstrução do encanamento, a empresa contratada pode proceder de duas formas: com o hidrojateamento e com o cabo. Ambos servem para remover o entupimento e limpar a tubulação, veja mais sobre o assunto.

Hidrojateamento

É um sistema de desentupimento ecológico e muito eficiente. Consiste em disparar jatos d’água sob forte pressão (até 1000kgf/cm) dentro da tubulação. Não gera rejeitos tóxicos, como os produtos químicos, e remove toda a sujeira, até restos de obra (cimento, areia, argamassa…) que tenham ficado dentro dos canos. 

O único problema é que é mais indicado para as redes novas, a força da pressão da água dentro dos canos é muito forte e pode rompê-lo caso seja antigo ou já esteja comprometido. Além disso, é mais caro do que o desentupimento que utiliza o cabo.

Cabo

Um longo e resistente cabo é inserido nos canos para encontrar os pontos de entupimento e removê-los. É muito indicado para os antigos encanamentos de ferro e para obstruções mais simples. 

O preço do serviço é mais em conta que o hidrojateamento, mas não deve ser feito em tubulações novas, pois o cabo pode danificá-las. A Desentupidora Fortaleza executa os 2 tipos de serviço.

Como uma empresa especializada pode ajudar?

Um dos pontos mais relevantes é o atendimento rápido e eficiente. Se um vazamento se inicia tarde da noite aí em sua casa ou apartamento, vai deixar o problema se prolongar até no outro dia de manhã? Nem pensar!

Você deve entrar em contato imediatamente com a desentupidora, nada de deixar um problema como esse se avolumar. Depois que tudo estiver resolvido, vai entender como é importante contar com bons profissionais para ajudar.

Orientação aos moradores

Tanto para a manutenção preventiva quanto para o atendimento emergencial, os técnicos que comparecerão à sua casa são muito bem-capacitados. Eles podem orientar com muita propriedade os moradores e síndicos (no caso de problemas em condomínios e prédios) sobre os mais diversos assuntos relacionados à conservação do ambiente:

Serviço 24 h e técnicos capacitados

Lembra do exemplo do vazamento que pode começar já na hora de ir dormir? Pois é, as melhores empresas do segmento atendem 24 h, como é o caso da Desentupidora Fortaleza. Caso algo parecido aconteça onde você mora ou com alguém conhecido, já sabe o que fazer.

Toda a capital de São Paulo e região metropolitana são atendidas. Os técnicos vão até sua casa, realizam o procedimento emergencial e pronto. Aí, é só manter a manutenção preventiva em dia para não ter mais esse tipo de contratempo.

Pagamento simplificado e garantia do serviço

As empresas mais sérias e com credibilidade só trabalham por contrato. Isso é parte da segurança jurídica para esse tipo de prestação de serviço. Significa mais confiabilidade e garantia para os clientes e atestam a idoneidade da empresa.

Em resumo, a manutenção preventiva na rede de esgoto é essencial para o bom funcionamento da tubulação e para evitar problemas graves, caros e difíceis de solucionar.

Gastos com obras emergenciais podem sair do controle, mas, no caso da manutenção preventiva, vale a pena investir um valor bem mais baixo para ter certeza de que a rede de esgoto e o sistema de escoamento vão funcionar sem qualquer grande surpresa.

É possível que se a residência ou o condomínio já estão há muito tempo sem os devidos cuidados, a presença de especialistas técnicos para avaliar a situação se faz ainda mais urgente.

Procure escutar ruídos no encanamento, observe se há manchas de infiltração, bolor e mofo nas paredes e não hesite em pedir ajuda. Outro indicativo de que pode haver um princípio de entupimento na tubulação, é quando a água começa a descer lentamente pelo ralo, mas não se aventure no “faça você mesmo” para não piorar o caso.

E, para contratar a manutenção preventiva da rede de esgoto, pesquise pelos melhores preços, as empresas que atendem em sua região e sempre confira a credibilidade no mercado da prestadora do serviço. Preço não é tudo, fica aqui outra dica, combinado?

Viu que a manutenção preventiva evita dor de cabeça com a tubulação? Afinal, quem não é profissional do ramo, não tem a menor obrigação de saber como consertar rede de esgoto ou infiltração, certo? Mais importante que isso é ter a tranquilidade de contar com bons profissionais para solucionarem definitivamente o problema onde você mora.

Se gostou do texto, compartilhe em suas redes sociais. Dessa forma, vai ajudar outras pessoas a conhecerem um pouco mais sobre esse importante tema. Até a próxima!


Fortaleza Desentupidora

Desentupidora 24h em São Paulo.
R. Javaés, 626/630 São Paulo, SP
Tel: 0800-3333-3000

Atendimento premiado

Vencedora por 8 anos consecutivos do Prêmio Internacional Quality Brasil em atendimento.

Garantia de qualidade

Todos os nossos serviços oferecem prazo de garantia.

Sustentabilidade

Respeitamos o meio ambiente e nossos procedimentos incluem apenas descarte de esgoto em estabelecimentos credenciados.