Como acabar com o cheiro de esgoto na pia da cozinha? Veja 3 dicas

Se você precisou pesquisar na internet como acabar com o cheiro de esgoto na pia da cozinha, não está sozinho. Todos os dias, inúmeras pessoas fazem essa busca. Mesmo que o contratempo seja bastante comum, o incômodo é gigante e parece se espalhar por toda a casa. Além disso, muitas vezes é um alerta para um transtorno maior.

Por exemplo, o mau cheiro pode ser causado por resíduos no encanamento, o que, com o tempo, provocará um entupimento. Outra causa bastante recorrente é a irregularidade no sifão da pia, o qual, devido a uma bolsa de água em sua curva em forma de “U”, impede que gases de materiais decompostos subam até o ralo da pia.

Felizmente, é possível resolver a maioria desses problemas com manutenções simples. Trouxemos algumas dicas seguras e eficientes para isso. Continue a leitura!

1. Limpe o sifão

A primeira coisa que deve ser feita para acabar com o cheiro de esgoto na pia da cozinha é verificar o estado do sifão. Muitas vezes, os gases produzidos pelo esgoto estão voltando pelo ralo porque o tubo sanfonado não está em formato de “U” e, consequentemente, não está contendo a água necessária dentro do sifão. Nesse caso, basta corrigir a posição do tubo.

Resíduos de alimentos e sabão dentro do sifão também podem causar mau cheiro. Sendo assim, ao limpá-lo uma vez por mês, você acabará com os odores. Basta retirar a tampa do sifão e remover toda a sujeira.

2. Utilize bicarbonato de sódio e vinagre branco

Além de ser uma combinação de ingredientes muito efetiva quando a causa do mau cheiro é o acúmulo de resíduos, esta técnica não traz riscos de contaminação e de danificação do encanamento. Também é bastante eficiente para eliminar fungos e bactérias.

Para colocá-la em prática, basta despejar meia xícara de bicarbonato de sódio e meia xícara de vinagre branco dentro do ralo. Em seguida, tampe a entrada do cano com um pano e deixe a mistura agir por meia hora. Passado esse tempo, jogue água quente para levar a sujeira embora. Para potencializar a solução e deixar um aroma mais agradável, acrescente suco de limão à água.

3. Contrate um serviço especializado

Em alguns casos, quando, por exemplo, os resíduos já se acumularam o suficiente para causar um entupimento, técnicas caseiras não trarão resultados. Sendo assim, a melhor solução é contar com a ajuda de uma empresa ou profissional especializado.

***O especialista poderá detectar, por meio da sua experiência e de aparelhos, qual é a origem do mau cheiro e tomar as medidas necessárias para exterminá-lo sem causar danos no sistema hidráulico.

Vale lembrar que, mesmo que você não esteja preocupado com esse problema, é preciso ao menos saber como evitá-lo. A principal dica é nunca jogar resíduos no ralo, já que seu papel é receber apenas líquidos. Além do transtorno do entupimento, as gorduras provenientes causarão mofo e sujeiras. Tenha muita atenção também com produtos corrosivos, como a soda cáustica, os quais causam inúmeros danos às tubulações.

Agora que você aprendeu como acabar com o cheiro de esgoto na cozinha, entenda o que pode causar cheiro de esgoto no banheiro


Fortaleza Desentupidora

Desentupidora 24h em São Paulo.
R. Javaés, 626/630 São Paulo, SP
Tel: 0800-3333-3000

Atendimento premiado

Vencedora por 8 anos consecutivos do Prêmio Internacional Quality Brasil em atendimento.

Garantia de qualidade

Todos os nossos serviços oferecem prazo de garantia.

Sustentabilidade

Respeitamos o meio ambiente e nossos procedimentos incluem apenas descarte de esgoto em estabelecimentos credenciados.