Saiba mais sobre a Soda Cáustica e as suas aplicações!

A soda cáustica é uma substância tóxica, porém muito utilizada no ambiente doméstico e industrial devido às propriedades químicas relacionadas. Ela é obtida por meio de uma reação e deve ser utilizada adequadamente.

A estrutura química é de uma base e quando reage com calor, aumenta a potência da reação, podendo causar queimaduras e intoxicações internas nos indivíduos que a manipular sem proteção da face e das mãos.

No entanto, suas aplicações são amplas e resolvem muitos problemas que vão desde a desintegração de matéria orgânica incrustada, até na fabricação de sabões e outros compostos.

Quer saber mais sobre a soda cáustica e suas aplicações? Então, fique por aqui e entenda sobre o assunto!

Qual é a composição química da soda cáustica?

A soda cáustica é o termo popular mais conhecido, que tem a estrutura química de uma base chamada hidróxido de sódio (NaOH). Na temperatura ambiente, ela é encontrada como um sólido branco cristalino.

Todavia, devido a sua propriedade higroscópica, ou seja, que absorve água vai se tornando um líquido incolor. Outra característica é que o hidróxido de sódio é solúvel em outros compostos polares e quando ocorre a reação libera grande quantidade de calor, provocando borbulhas efervescentes.

O hidróxido de sódio pode ser comercializado na forma de escamas em sacos de polietileno com peso de 25 kg nas principais lojas de produtos químicos e sua concentração varia de 96 a 98% no produto final.

Também pode ser vendido na forma cristalina, devendo ser acondicionada no próprio frasco e evitar ambientes úmidos para não torná-la líquida, dificultando seu armazenamento.

Quais são as principais aplicações da soda cáustica?

Devido a sua alta capacidade corrosiva, a soda cáustica age para destruir a matéria orgânica presa em algum artefato e até mesmo no esgoto. Entende-se por matéria orgânica os restos de alimentos presos, óleo de cozinha retido, fiapos de cabelo, entre outros.

Sendo assim, quando despejada em pequenas porções de forma gradativa ajuda a desintegrar essa matéria orgânica e contribui para o retorno do líquido que foi prejudicado pelo acúmulo desses itens.

A soda cáustica também serve para limpezas profundas, retirada de ácidos graxos e resto de tinta e verniz que estejam impregnados há tempos sem resolução com outras substâncias menos tóxicas.

Como ela funciona para desentupir encanamentos?

Desentupir encanamentos com a soda cáustica não é a primeira recomendação. Isso porque, devido a sua capacidade corrosiva e a constituição do encanamento, talvez ocorra uma ruptura da estrutura.

O problema fica maior quando acontece um entupimento em um condomínio ou que afete a caixa de gordura causando transtornos como o desabastecimento de água até concluir a tarefa.

Então, o primeiro passo é sempre verificar qual é a constituição química da tubulação, pois caso seja de PVC por exemplo, o uso do hidróxido de sódio retira toda a resistência dessa estrutura.

Pensando nisso é possível desentupir o encanamento proveniente de depósito de matéria orgânica com soluções bem diluídas do produto, algo que também pode não fazer o efeito esperado.

Não existe um limite da solução a ser despejada tampouco sobre sua concentração, devendo observar se o problema está se resolvendo ou causando mais complicações no encanamento.

Felizmente já existem outras substâncias químicas mais efetivas para desobstruir canos sem causar impactos na estrutura ou toxicidade de quem manipula e são comercializados também em lojas especializadas.

Quais sãos principais riscos para a saúde?

Utilizar a soda cáustica para resolver problemas domésticos requer muitos cuidados, devido ao potencial tóxico dessa substância. Por isso é importante conhecer suas indicações, avaliar se essa substância será a melhor opção e utilizar equipamentos de segurança individual.

Também é fundamental manter poucas pessoas ao redor, limitar a entrada de crianças e animais domésticos durante a aplicação e evitar inalar qualquer vapor após o despejo do produto.

Isso porque a soda cáustica, quando reage com solventes em alta temperatura, pode causar queimaduras graves nas diversas partes do corpo e necessitar de enxertos para reparar o tecido biológico perdido.

Outra forma de contaminação é a ingestão acidental por crianças, principalmente nos produtos clandestinos que têm a substância. Nesse caso, as lesões no esôfago podem ser amplas e contribuir diretamente para a morte devido ao sangramento ininterrupto do órgão.

Por isso, a pessoa que manusear a soda cáustica deve ter certeza de sua aplicação e utilizar sempre luvas reforçadas, máscara e de preferência as roupas mais resistentes para proteger de possíveis respingos.

Como descobrir a melhor solução para desentupir encanamentos?

Um encanamento entupido traz diversas complicações para os moradores. Além da retenção do fluxo de matéria orgânica acumulada, existe o mau cheiro característico a dificuldade para se adaptar à nova rotina.

Em virtude disso, muitas pessoas optam por soluções caseiras para resolver o problema rapidamente e nesse caso, o uso da soda cáustica é a mais lembrada pela maioria, apesar da toxicidade já conhecida.

Contudo, o que se sabe atualmente é que o hidróxido de sódio não é a melhor alternativa para desentupir os encanamentos, pois essa substância reage também com a estrutura do cano, podendo danificá-lo.

Sendo assim, o melhor a ser feito é procurar uma empresa especializada em soluções para desentupimento do encanamento. Nesse caso, os técnicos irão até o local para averiguar o problema e tomarão as medidas mais efetivas.

Além disso, os especialistas tratarão do problema em uma visão mais geral, evitando assim novos acontecimentos relacionados ao entupimento ou ruptura do encanamento nas residências.

Soda cáustica é um produto químico que era utilizada antigamente para diversas aplicações, mesmos diante da toxicidade da substância. No entanto, para o desentupimento do encanamento observou-se que o hidróxido de sódio pode causar problemas na estrutura e, por isso, sua aplicação não está sendo mais recomendada além da capacidade tóxica ao manuseá-la. Por isso, quando ocorrer entupimento dos canos o mais aconselhável é procurar uma empresa especializada para que os prejuízos com a adoção de medidas caseiras não sejam grandes.

E você, gostou de saber sobre a soda cáustica? Quer soluções melhores que essa substância, quando o assunto for entupimento do cano? Então, entre em contato conosco!


Fortaleza Desentupidora

Desentupidora 24h em São Paulo.
R. Javaés, 626/630 São Paulo, SP
Tel: 0800 3333 3000

Atendimento premiado

Vencedora por 8 anos consecutivos do Prêmio Internacional Quality Brasil em atendimento.

Garantia de qualidade

Todos os nossos serviços oferecem prazo de garantia.

Sustentabilidade

Respeitamos o meio ambiente e nossos procedimentos incluem apenas descarte de esgoto em estabelecimentos credenciados.