Entenda o que é sifão da pia e como escolher!

Ninguém gosta daquele odor desagradável que volta do encanamento, principalmente quando se trata de ambientes como cozinha e banheiro. Por isso, na maioria dos casos o sifão da pia pode ser a solução do problema.

Essa é uma peça fundamental para o bom desempenho dos canos e tubulações da sua casa, então, vale a pena entender o que é um sifão e como ele funciona, além de saber como escolher o melhor item e as melhores formas de realizar sua manutenção.

Reunimos todas essas informações a seguir. Não deixe de conferir!

O que é sifão de pia e para que serve?

O sifão de pia é uma peça que liga a cuba ou a pia à tubulação de esgoto da casa. Ele tem como função principal realizar essa conexão, porém, retendo parte da água dentro do tubo. O motivo é simples — isso previne vazamentos e evita o retorno de gases que causam o mau cheiro.

Para que esse procedimento seja possível, os sifões apresentam uma curvatura, que também pode ser uma espécie de copo, onde ficará retida uma certa quantidade de água. É importante lembrar que esse mecanismo também impede que insetos e outras pragas entrem no seu lar pela tubulação, como as baratas.

Assim, podemos dizer que o sifão é muito mais que uma mera parte do encanamento, uma vez que ele contribui para a higiene correta do ambiente e, consequentemente, para a qualidade de vida e o bem-estar de todos os moradores.

Quais os principais tipos?

Apesar de apresentarem uma característica em comum no formato — a curvatura necessária para a função —, os sifões de pia são encontrados no mercado em vários modelos, de forma que atendam às diferentes demandas de instalações. A seguir nós explicamos mais sobre os principais tipos:

  • flexível — é um sifão com característica maleável, que permite corrigir qualquer tipo de desalinhamento na instalação;
  • articulado — é mais estruturado e também corrige pequenos desalinhamentos, porém é rígido, geralmente feito de metal;
  • rígido com copo — esse tipo de sifão de pia tem o tubo reto, sem curvatura, no entanto, traz um copo acoplado que faz a vez do desvio;
  • sanfonado — exatamente como uma sanfona, ele tem uma flexibilidade maior, garantindo um melhor ajuste na instalação. É encontrado na versão simples, dupla e tripla, permitindo que haja mais entradas ou válvulas de escoamento;
  • sanfonado com copo — o tipo sanfonado também pode vir com o copo, o que facilita o momento de limpeza;
  • fixo — o sifão de pia fixo é como o rígido com copo, porém, ele já é feito com a curvatura, na maioria das vezes encontrado em metal.

Quais características considerar ao escolher o sifão da pia?

Agora que você já sabe o que é sifão de pia e quais são os tipos existentes no mercado, é importante entender suas características para que elas sejam consideradas no momento de escolher a melhor peça para a sua casa.

O primeiro ponto é sobre o material, já que são encontrados sifões de plástico e metálicos. A primeira opção é mais econômica, entretanto, apresenta menos durabilidade e resistência se comparada à segunda alternativa. Em ambos os casos, contudo, é possível adquirir peças de qualidade e que atendam bem suas necessidades.

Se o sifão ficar aparente, é interessante pensar também na estética, optando pelas versões metálicas que trazem um visual mais elegante e sofisticado. Por outro lado, se o encanamento ficará escondido, você pode escolher as peças mais simples e sanfonadas, que são práticas e igualmente seguras.

As válvulas de escoamento para o esgoto, bem como os ralos de pia, também precisam ser analisadas, já que a sua quantidade determinará o tipo de sifão mais adequado — como um modelo de bocas múltiplas, no caso de mais entradas para uma única saída. Se houver a mesma quantidade de entradas e saídas, no entanto, é possível utilizar sifões individuais.

Qual o procedimento de limpeza?

O sifão da pia é um ótimo aliado no bom funcionamento da casa, mas ele sozinho não faz milagre! Por isso é importante realizar sua manutenção com periodicidade, para que fique limpo e livre de problemas — como entupimento ou mau cheiro.

Essa limpeza preventiva é simples, podendo ser realizada apenas com água fervente e sabão. Essa mistura, que pode ser de 5 litros com um pouco de detergente, é capaz de eliminar toda a gordura e sujeira agarrada na tubulação. Lembre-se apenas de fazer isso de um dia para o outro, de modo que não haja água fria no encanamento logo em seguida. Tal medida evita possíveis trincas e vazamentos nos canos, portanto, deixe-os esfriar naturalmente.

Uma limpeza mais completa também é requerida pelo menos uma vez no mês para banheiros e cozinhas (enquanto tanques externos e lavanderia podem ter um prazo um pouco maior). Para realizá-la, basta seguir os próximos passos:

  • posicione um balde embaixo do sifão da pia e desenrosque as pontas da peça, de forma que ela saia e a água ali acumulada seja despejada dentro do recipiente;
  • aproveite o momento para limpar as bocas de entrada e saída da pia e do encanamento, com auxílio de água, sabão e uma escova;
  • limpe o sifão dentro de um balde, tanque, ou com a ajuda de alguma mangueira de jardim, lavando a peça com água, detergente e escova, a fim de retirar o máximo de sujeira possível que há por dentro do tubo;
  • retorne com o sifão da pia para o lugar, enroscando suas pontas novamente, com o cuidado de não deixar nada afrouxado, para evitar vazamentos.

Com uma limpeza adequada e periódica, o tempo de durabilidade do seu sifão de pia será bem maior, independentemente do tipo ou material. Além de ampliar sua vida útil, é claro, a manutenção preventiva colabora para o bom funcionamento da peça, que agora você já sabe que tem como objetivo maior a eliminação do mau cheiro que pode voltar do encanamento.

Se gostou de aprender mais sobre este assunto, continue se informando. Curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as novidades em relação à limpeza da sua casa!


Fortaleza Desentupidora

Desentupidora 24h em São Paulo.
R. Javaés, 626/630 São Paulo, SP
Tel: 0800-3333-3000

Atendimento premiado

Vencedora por 8 anos consecutivos do Prêmio Internacional Quality Brasil em atendimento.

Garantia de qualidade

Todos os nossos serviços oferecem prazo de garantia.

Sustentabilidade

Respeitamos o meio ambiente e nossos procedimentos incluem apenas descarte de esgoto em estabelecimentos credenciados.