Saiba agora o que pode ser feito para tirar ar do encanamento

Saber tirar o ar do encanamento é algo que nem todos se preocupam em fazer, mas extremamente importante para evitar problemas no fornecimento de água, entre outras questões.

Infelizmente, essa é uma ocorrência comum. Por isso, é importante que você consiga identificar quando ele ocorre e saiba o que fazer para resolvê-lo.

Neste post, vamos explicar tudo sobre o assunto. Acompanhe!

Por que entra ar na tubulação?

Todas as residências contam com um sistema de distribuição de água, que direciona o líquido para as torneiras do banheiro, pia, chuveiro e vaso sanitário. Essa água vem da caixa d’água da casa que, por sua vez, é preenchida por tubulações externas, da rua.

Quando ocorre interrupção desse abastecimento, o escoamento de água é interrompido. Como um processo natural, entra ar dentro da tubulação, ocasionando o problema.

Essa entrada de ar ocorre geralmente quando a água é cortada por tempo indeterminado, ou quando o morador do imóvel fecha o registro para manutenções, como consertos no encanamento ou limpeza da caixa d’água.

Por que é importante evitar que isso aconteça?

Quando há a entrada de ar pelo encanamento, mesmo quando o abastecimento de água é restabelecido, ela não chega às torneiras, causando um problema para o morador. Ele fica impossibilitado de tomar banho, cozinhar, dar descarga ou lavar a louça, embora a caixa d’água esteja completamente cheia.

Além disso, especialistas afirmam que essa entrada provoca um aumento na conta, embora esse fato seja negado pela Sabesp.

Como tirar o ar do encanamento?

A boa notícia é que alguns truques podem ser usados para retirar o ar da tubulação e resolver o problema, normalizando o fluxo de água e permitindo que os moradores a utilizem sem maiores problemas. 

Trazemos aqui as principais dicas.

Chuveiro

O primeiro passo para retirar o ar do chuveiro é desligá-lo da tomada ou no próprio aparelho. Esse procedimento é importante para garantir a sua segurança.

Depois de se certificar que ele está realmente desligado, abra-o bem para sair o maior volume de água possível, puxe a descarga e abra as torneiras da pia.

A força da água vai eliminar o ar e renovar a pressão do chuveiro, resolvendo o problema.

Outra opção é retirar o registro do chuveiro, com a ajuda de ferramentas como a chave de fenda e de boca. Após a retirada, a água deve começar a jorrar. Deixe-a sair até ficar com um fluxo bem forte, recoloque o registro e faça o teste para verificar se o líquido já está saindo normalmente.

Cano de água

Para os remover o ar do interior dos canos de água, procure por um registro que possa ser removido. Pegue um balde e remova o registro, que deverá começar a jorrar água até atingir bastante pressão. Use o balde para conter o líquido e não molhar todo o espaço.

Repita o processo em outros registros e aberturas da casa.

Encanamento

Se houver ar impedindo a passagem de água em qualquer outro encanamento, você ainda pode recorrer ao chuveiro. Desligue o aparelho e retire o registro. Começará a sair água do local, e assim que ela atingir uma pressão bem forte, feche o registro.

Faça o teste acionando a descarga e abrindo torneiras para checar se o problema foi realmente resolvido.

Quais os melhores truques para tirar o ar do encanamento?

Além das dicas acima, separamos outros truques para que você consiga resolver o problema de entrada de ar na tubulação da sua casa ou apartamento.

Vaso com caixa acoplada

Se você possui um vaso sanitário com caixa acoplada, pode resolver o problema mais facilmente. Desenrosque o tubo entre o vaso e o cano da parede até que a água comece a jorrar. Novamente, use um balde para recolher o líquido. Deixe que a água atinja um fluxo bem forte, feche a conexão e abra as torneiras e o chuveiro para conferir se o problema foi resolvido.

Ducha higiênica

O vaso sanitário da sua casa tem uma ducha higiênica? Então você tem outra opção para retirar o ar do encanamento. Nesse caso, você precisará novamente da chave de fenda, de grifo ou de boca, e um balde.

Remova o registro da ducha, coloque o balde embaixo para coletar a água e deixe-a sair até que tenha um fluxo bem forte. Feche novamente o registro e abra as torneiras e chuveiro para constatar se o problema foi resolvido.

Como prevenir o problema?

Fechar o registro quando houver interrupção no fornecimento é uma boa maneira de evitar a entrada de ar no encanamento, mas nem sempre é possível. Isso pode acontecer quando você está no trabalho, por exemplo, impossibilitando essa medida preventiva.

Válvula bloqueadora de ar

Uma boa alternativa é a instalação de uma válvula bloqueadora de ar. Esse aparelho, além de evitar o problema, ajuda na redução da conta de água, pois impede a passagem de ar que gira o relógio e contabiliza consumo.

Bomba de água

A bomba de água também pode ser instalada para evitar o problema. Ela deve ser conectada ao encanamento da residência, puxando todo o ar que está nos canos. É uma excelente solução para espaços grandes, que possuem muitas torneiras.

Mesmo com a solução da bomba de água, é importante usar a dica do chuveiro para que o ar que estiver ali seja retirado sem danificar o aparelho.

Apesar dessas alternativas, é preciso tomar cuidado com o risco de contaminação da água, caso a instalação não seja feita da maneira correta.

Neste post, apresentamos algumas dicas e truques para você tirar o ar do encanamento na sua residência. Lembre-se que contar com a ajuda de profissionais pode ser a maneira mais eficiente e segura de resolver o problema, já que equipes especializadas sabem exatamente o que deve ser feito sem danificar nenhum aparelho ou registro.

Achou esse conteúdo útil? Cuidar de vazamentos e entupimentos é essencial para manter o consumo em dia e não levar um susto quando chegam as contas do mês. Para ajudar nisso, conheça também qual é o melhor método para desentupir esgoto.


Fortaleza Desentupidora

Desentupidora 24h em São Paulo.
R. Javaés, 626/630 São Paulo, SP
Tel: 0800 3333 3000

Atendimento premiado

Vencedora por 8 anos consecutivos do Prêmio Internacional Quality Brasil em atendimento.

Garantia de qualidade

Todos os nossos serviços oferecem prazo de garantia.

Sustentabilidade

Respeitamos o meio ambiente e nossos procedimentos incluem apenas descarte de esgoto em estabelecimentos credenciados.