Alguns insetos podem viver em nossa casa e a gente nem vai se dar conta de que eles estão por ali. São minúsculos, às vezes têm hábitos noturnos e não oferecem muitos riscos à nossa saúde. No entanto, para conservar umbrais, portas, janelas e móveis de madeira, por exemplo, você vai precisar saber como identificar cupim.
Esse pequeno intruso tem a capacidade de construir enormes colônias que podem inutilizar as peças de madeira mais resistentes e até comprometer as fundações de uma edificação. Por isso, o melhor a se fazer é manter esses bichos bem longe.
Neste texto, vamos contar como identificar cupim e o que fazer para se livrar dessa praga urbana. Acompanhe a leitura, combinado?
Quais os sinais para identificar a presença de cupins?
O problema do cupim que vive em madeira é que sua identificação pode ser um pouco difícil. Eles criam enormes galerias por dentro dos móveis que têm baixa umidade buscando refúgio da luz do sol e locais apropriados para a reprodução. Os ovos precisam ficar abrigados para não serem alvos fáceis de predadores como as formigas.
Os cupins têm hábitos diurnos, mas encontrá-los andando pela casa é bastante incomum, já que eles estão sempre escondidos. Hábito bem diferente do das formigas, não é mesmo? Esses insetos, por sua vez, também são preocupantes para as fundações das casas.
Suas colônias são enormes e podem fazer ainda mais estrago que as dos cupins. Dedetizar o ambiente é uma solução bem eficiente nesses casos. Ainda falaremos sobre as soluções para se livrar de pragas urbanas mais adiante no texto.
No caso dos cupins, é importante que as partes de madeira da casa sejam sempre tratadas com óleos e ceras que mantenham a umidade da peça. Você também pode dar pequenas batidas nos objetos de madeira para verificar algum ponto oco, o que pode indicar a infestação de cupins. Veja outros indícios da presença desses insetos.
Farelo de madeira
Esse, definitivamente, não é um bom sinal, pois o móvel já pode estar bem prejudicado pela ação dos cupins. Geralmente, o farelo de madeira são as fezes dos bichos descartadas para fora das galerias em que circulam e procriam.
Buracos e rachaduras nos móveis
Procurar por pequenos furos, buracos ou rachaduras na madeira pode ser uma excelente maneira de identificar cupim. Certifique-se de estar em um ambiente bem iluminado, ou então jogue a luz de uma lanterna para verificar. Os buracos são bem redondos e podem ser confundidos com pequenos pontos de manchas.
Como identificar cupim e acabar de vez com essa praga urbana?
Madeira é um material que exige cuidado e tratamento. Por isso, é sempre importante aplicar produtos que conservam e hidratam, como o óleo de peroba, cera de carnaúba e vernizes. Dessa forma, a invasão de cupins pode ser evitada, mas não torna a madeira completamente imune. Veja mais algumas medidas importantes para manter esses invasores bem longe.
- dedetizar a casa;
- aplicar inseticidas de uso doméstico no ambiente;
- aplicar inseticida para cupim diretamente na madeira;
- chamar um especialista para identificar a presença de pragas.
Aprendeu como identificar cupim nos móveis e peças de madeira da casa? Fora o incômodo, esses bichos podem causar enormes prejuízos, por isso não deixe que se reproduzam e façam o problema ficar ainda maior.
Dê uma olhada em nossa página do Facebook e acompanhe a gente nas redes sociais para ficar por dentro de mais conteúdos como este. Até mais!