3 cuidados básicos para evitar cupim e traça nos móveis da casa

Cupim e traça são dois animais pequenos, mas que causam um estrago enorme nos móveis da casa, tornando-os quebradiços e ocos, e com aspecto de desgastado, gerando tristeza e frustração dos moradores.

Acontece que o aparecimento dessas pragas pode ser evitado com medidas caseiras, mas se o problema estiver se alastrando pelos móveis, o mais adequado é procurar uma ajuda especializada.

Quer saber como evitar cupim e traça? Então, fique por aqui e conheça algumas dicas importantes!

Como surgem os cupins e traças?

Esses animais têm preferência por lugares escuros. As traças sobrevivem melhor em lugares úmidos, enquanto os cupins se adaptam a lugares mais fechados, e fazem colônia com diversos indivíduos de sua espécie.

Outras características dos cupins é que eles invadem os moveis de madeira, fazem sua colônia e liberam as fezes que podem ser identificadas facilmente como pozinhos que se alastram próximos ao local infestado.

As traças podem se fixar em livros pouco utilizados, roupas guardadas por muito tempo e armários escuros e pouco ventilados, e as larvas se alimentam de matéria orgânica que se desprende desses locais.

Como evitar cupim e traça nos móveis?

Conhecendo as formas de sobrevivência dessas pragas é possível adotar algumas medidas efetivas para evitar ou reduzir drasticamente a extensão do problema.

1.Mantenha os armários sempre limpos

Algumas pessoas acumulam muitas roupas, calçados, toalhas e outros itens relacionados, de forma desorganizada. Além disso, devido a utilidade desses itens na rotina diária, algumas peças do vestuário são mais acessadas que outras.

Pensando nisso é fundamental estabelecer uma rotina de limpeza frequente das gavetas e lacunas dos armários que são mais utilizados e programar outra mais completa para as entradas do armário que são pouco acionadas.

2.Aposte em um repelente natural

Cupim e traça são avessos a substâncias que exalam cheiro forte. Por isso, são indicadas diversas preparações com casca de laranja desidratada, cânfora, cravo da índia, lavanda entre outros. A pedra de naftalina, por ter um odor característico não é muito utilizada atualmente pois o cheiro tende a incomodar os moradores também.

A sugestão é colocar esses ingredientes conforme a predileção pelo cheiro dentro de saquinhos de feltro para facilitar a propagação do odor. Assim que não for percebido mais o cheiro, deve-se trocar.

Em geral é aconselhável começar pelo odor que os moradores não se incomodarão, e nesse caso, o cravo do índio está no último da lista. Também é interessante colocar em pontos estratégicos do armário, como as quinas e os lugares mais escuros e profundos.

3.Procure um especialista sempre que necessário

Evitar essas pragas dentro de uma rotina executável pelos moradores é fácil. Além da limpeza frequente, principalmente nos locais dos armários que pouco se utiliza, facilita a identificação precoce do cupim e traça e dessa forma não haverá prejuízo material.

O uso de sachês de canfora, cravo da índia ou mesmo aqueles produzidos comercialmente é uma estratégia eficaz. No entanto, se a situação for descoberta em um estágio mais avançado é fundamental procurar ajuda especializada.

Esses profissionais farão um diagnóstico da extensão do problema, depositarão substâncias específicas utilizadas no combate a essas pragas e darão garantia do serviço em caso de nova infestação.

Empresas credenciadas para essa atividade, como a Desentupidora Fortaleza, farão a descupinização adequadamente mediante um diagnóstico detalhado tanto da espécie do cupim, como os métodos mais apropriados para combater essas pragas. Nossa equipe qualificada também sugerirá a dedetização geral que contempla o controle da proliferação de formigas, baratas, traças, pombos etc.

Cupim e traça são duas pragas que geram prejuízos significativos quando infestam armários localizados no quarto, sala, banheiro e outras localidades. Se as medidas caseiras não surtirem efeito, deve optar por uma empresa especializada em identificar as espécies e introduzir produtos específicos para combater esses animais, como a Desentupidora Fortaleza faz.

Por isso, se tiver qualquer problema para se livrar dessas pragas, entre em contato conosco que resolveremos seu problema!


Fortaleza Desentupidora

Desentupidora 24h em São Paulo.
R. Javaés, 626/630 São Paulo, SP
Tel: 0800-3333-3000

Atendimento premiado

Vencedora por 8 anos consecutivos do Prêmio Internacional Quality Brasil em atendimento.

Garantia de qualidade

Todos os nossos serviços oferecem prazo de garantia.

Sustentabilidade

Respeitamos o meio ambiente e nossos procedimentos incluem apenas descarte de esgoto em estabelecimentos credenciados.