Cano de esgoto com cimento: o que fazer para desentupir?

Quando o entupimento ocorre por causa de um cano de esgoto com cimento, estamos diante de um problema sério! O cimento é um material de construção feito para endurecer e se tornar muito resistente após a aplicação de água. Isso faz com que a parte interna de um cano de esgoto seja um local em que o cimento não deve cair.

A prevenção é sempre a melhor política quando falamos de cano entupido com cimento. Se o problema já se instalou, no entanto, não quer dizer que seja impossível de resolver. Confira neste artigo algumas opções para solucionar esse problema!

Desentupir cano com cimento usando água quente

Se o entupimento do cano de esgoto com cimento é superficial, ou em pouca quantidade, é possível tentar colocar água quente para dissolver a obstrução. Isso funcionará especialmente num entupimento parcial.

Para desentupir cano com cimento usando água quente, despeje 2 litros de água fervente, vagarosamente, no cano entupido. Repita a operação pelo menos três vezes e se certifique de que o escoamento voltou ao normal.

Remover cimento de dentro do cano com ácido muriático

O ácido muriático, também chamado de ácido clorídrico, é uma substância química corrosiva, usada em limpezas pesadas e profissionais. Para resolver um cano entupido com cimento, será necessário despejar a substância dentro do cano, para que o líquido enfraqueça o cimento endurecido.

É importante tomar muito cuidado com essa solução de desentupimento caseira, pois o produto tem um cheiro forte e pode causar queimaduras graves. É recomendado despejar, no máximo, 200 ml de produto, aguardando por 4 horas para que o ácido muriático faça efeito. Não é recomendado repetir a operação, pois o ácido pode começar a agir nos canos do esgoto, causando danos e rupturas na tubulação.

Desentupir cano de esgoto com cimento com hidrojateamento

Se o entupimento do cano de esgoto com cimento é grave, a melhor alternativa é procurar auxílio de profissionais. As desentupidoras, como a Fortaleza, contam com profissionais treinados para resolver problemas de todas as magnitudes, inclusive entupimentos com cimento.

O desentupimento com hidrojateamento é muito indicado para cano de esgoto com cimento. Isso porque a técnica permite aplicar um jato de água pressurizada diretamente na obstrução, quebrando o cimento e removendo todas as incrustações. Assim, você garante o escoamento de todo o resíduo e a limpeza completa da tubulação entupida.

O hidrojateamento de esgoto entupido com cimento é uma opção para resolver o problema de forma rápida, eficaz e sem usar produtos químicos. Assim, você conseguirá um bom resultado, sem agredir o meio ambiente nem colocar as pessoas em risco.

Quando pensamos em um cano de esgoto com cimento, devemos sempre lembrar de que se trata de um problema evitável. É importante tomar medidas preventivas, como a preparação da mistura longe de ralos, além de tampar todos os acessos ao esgoto durante a obra. Caso o entupimento aconteça, é importante ter cuidado com tentativas de resolver tudo sozinho, chamando apoio profissional para avaliar e resolver a questão de uma vez por todas.

Nem sempre o entupimento da obra é causado por cano de esgoto com cimento. Confira nosso artigo sobre como evitar e resolver cano entupido após a obra!


Fortaleza Desentupidora

Desentupidora 24h em São Paulo.
R. Javaés, 626/630 São Paulo, SP
Tel: 0800-3333-3000

Atendimento premiado

Vencedora por 8 anos consecutivos do Prêmio Internacional Quality Brasil em atendimento.

Garantia de qualidade

Todos os nossos serviços oferecem prazo de garantia.

Sustentabilidade

Respeitamos o meio ambiente e nossos procedimentos incluem apenas descarte de esgoto em estabelecimentos credenciados.