Como desentupir ralo de quintal de forma eficiente? Confira 4 dicas!

Desentupir ralo de quintal é uma medida corretiva, porém é sempre bom adotar ações preventivas para evitar recorrência e prejuízo ao bolso de quem está com o problema.

Por isso, vamos ensinar neste conteúdo quais medidas caseiras podem ser implantadas e quando procurar ajuda especializada para identificar com mais eficiência as causas desse problema.

Então, vamos aprender mais sobre isso?

Quais são as causas de entupimento do ralo de quintal?

O ralo do quintal ajuda no escoamento da água, principalmente durante a limpeza desta área, porém quando se acumula muitas folhas secas, fezes e pelos dos animais de estimação ou entulhos próximos aos orifícios, a chance de entupimento é grande.

As folhas secas que se desprendem das árvores vedam os orifícios dos ralos ao longo do tempo, impedindo o desague eficiente, trazendo muitos transtornos ao fim do dia para os moradores.

Por isso, uma das principais causas do entupimento do ralo do quintal são as medidas inadequadas adotadas pelos indivíduos, principalmente daqueles que acreditam que podem acumular sujeira e que isso não trará consequências prejudiciais.

Como desentupir ralo de quintal?

Existem diversas medidas caseiras que ajudam a desentupir os ralos das áreas externas, porém em situações mais complexas, é importante acionar empresas especializadas nesse serviço.

Então, o primeiro passo para desentupir esse ralo é retirar todo o dejeto que esteja tapando o ralo do quintal, e dependendo do material é aconselhável usar luvas de proteção e uma vassoura comprida.

1.Água fervente com bicarbonato

Colocar água fervente com bicarbonato de sódio e vinagre é uma alternativa para desentupir os ralos das áreas externas, pois ajuda no derretimento pelo calor e na desintegração química dos resíduos acumulados.

Então, para cada 500 ml de água fervente, é preciso colocar uma xícara de vinagre e 2 colheres de bicarbonato de sódio e em seguida despejar no ralo de quintal, observando a formação de uma espuma esbranquiçada.

2.Utilize mangueira ou arame

A pressão de água proveniente da mangueira ou do hidrojateamento, quando aberta ao máximo, pode ajudar a desentupir o ralo de quintal, removendo rapidamente os dejetos que estão causando esse problema.

Para tanto é essencial que a pressão da água seja suficiente para isso, caso contrário pode piorar ainda mais a situação devido ao acúmulo de líquido que se formará ao redor do ralo de quintal.

3.Tenha um desentupidor sempre disponível

Se o entupimento do ralo de quintal for algo frequente, porém administrável, é aconselhável manter um desentupidor na residência. Assim, evita-se episódios mais complexos e com custos financeiros maiores.

Existem diversos tipos de desentupidores, que podem ser encontrados em lojas especializadas em artigos de construção, e os vendedores orientarão qual é o mais adequado para a situação apresentada.

Além disso, em alguns casos é necessário trocar o tipo de ralo, principalmente quando ele não suporta a quantidade de fluxo de água, trazendo um alagamento para a área de quintal do morador.

4.Despeje produtos apropriados

Muitos indivíduos usam a soda cáustica para desentupir o ralo de quintal, porém essa prática não é recomendada, enquanto uma solução concentrada de detergente de cozinha é bem-vinda nessas situações.

Sendo assim, é aconselhável que em casos de dejetos com características muito gordurosas que se despeje uma solução com detergente e para otimizar o processo que seja com água fervente.

Saber como desentupir o ralo de cozinha de forma eficiente e prática é uma das atividades importantes para o morador que deseja manter uma área externa limpa e adequada para diferentes ocasiões. No entanto, dependendo do entupimento, as medidas caseiras apresentadas não resolverão o problema, sendo necessária a contratação de serviços por empresa especializada.

Por isso, se esse for o seu caso, entre em contato conosco e conheça os serviços específicos para essa finalidade!


Fortaleza Desentupidora

Desentupidora 24h em São Paulo.
R. Javaés, 626/630 São Paulo, SP
Tel: 0800-3333-3000

Atendimento premiado

Vencedora por 8 anos consecutivos do Prêmio Internacional Quality Brasil em atendimento.

Garantia de qualidade

Todos os nossos serviços oferecem prazo de garantia.

Sustentabilidade

Respeitamos o meio ambiente e nossos procedimentos incluem apenas descarte de esgoto em estabelecimentos credenciados.