Como desentupir tubulação com gordura? Descubra!

Canos entupidos com gordura são transtornos bastante comuns e fazem parte do cotidiano de muitas pessoas. O que a maioria delas não sabe é que o infortúnio é decorrente de seus próprios hábitos. Diferentemente do imaginado, os dejetos jogados nos ralos nem sempre vão embora com a água.

Um dos principais vilões dos encanamentos é o óleo. O óleo descartado pelo ralo esfria e cria uma crosta no cano, levando ao entupimento. Isso também vale para restos de comida. Assim, antes de lavar a louça, descarte todas as sobras no lixo. Nunca jogue objetos sólidos pelo ralo e pela descarga.

A boa notícia é que, em alguns casos, você mesmo pode resolver o problema. Confira nossas dicas de como desentupir tubulação com gordura de forma simples.

Detergente com água quente

Este provavelmente é o procedimento mais simples, já que você precisará apenas de dois ingredientes que certamente tem em casa. A finalidade é dissolver a gordura que está impedindo a passagem de água. Confira como proceder:

  • retire toda a água da pia e do sifão (se for o caso);
  • despeje detergente no ralo e ao redor do cano;
  • deixe agir por 30 minutos;
  • finalize derramando 1 litro de água fervente.

Bicarbonato de sódio e vinagre

A mistura clássica de bicarbonato de sódio e vinagre também é bastante útil quando se trata de como desentupir tubulação com gordura. A efervescência causada pela junção dos dois elementos desgruda os dejetos da parede dos canos. Confira como colocar em prática:

  • coloque duas colheres de bicarbonato dentro do cano;
  • despeje vinagre no mesmo local;
  • abafe com um pano por 30 minutos;
  • jogue água fervente no entupimento.

Uso do desentupidor

Todo mundo tem um desentupidor em casa, afinal, eles são úteis e fáceis de usar. Não é diferente quando é necessário desentupir tubulação com gordura. Apenas siga o passo a passo:

  • coloque água no ralo (se for o caso);
  • posicione o desentupidor sobre a abertura do tubo de saída bloqueado e empurre-o até sentir que esteja firme e vedado;
  • movimente o cabo do desentupidor para cima e para baixo. Dessa forma, a gordura será empurrada cano a baixo;
  • afaste o desentupidor e averígue se a água está escoando livremente. Se for necessário, repita o processo.

Caso nenhuma das dicas anteriores funcione, não tente forçar os dejetos com objetos rígidos, como cabos de vassoura. Isso pode rachar ou quebrar os canos, tornando o transtorno ainda maior. Também evite utilizar produtos químicos, como a soda cáustica. Além de danificar o encanamento, ela é prejudicial ao meio ambiente.

Neste caso, a melhor solução é chamar ajuda profissional para desentupir a tubulação com gordura. Contatando uma empresa especialista em desentupimento, você resolve o problema de uma vez por todas e garante tanto a segurança da sua família quanto do seu imóvel.

A Desentupidora Fortaleza está disponível 24 horas por dia para desobstruir todo tipo de tubulação, redes de esgoto, ralos, pias e vasos sanitários. A visita é gratuita e sem compromisso. Fazemos o orçamento e, se você aprovar, o serviço já é realizado na hora. Entre em contato com a gente!


Fortaleza Desentupidora

Desentupidora 24h em São Paulo.
R. Javaés, 626/630 São Paulo, SP
Tel: 0800-3333-3000

Atendimento premiado

Vencedora por 8 anos consecutivos do Prêmio Internacional Quality Brasil em atendimento.

Garantia de qualidade

Todos os nossos serviços oferecem prazo de garantia.

Sustentabilidade

Respeitamos o meio ambiente e nossos procedimentos incluem apenas descarte de esgoto em estabelecimentos credenciados.