Vazamentos entre apartamentos: como identificar e quem paga?

Pior do que identificar vazamentos entre apartamentos é saber quem será o responsável por arcar com os prejuízos estruturais. Por essa razão, é fundamental entender a situação e procurar soluções imediatas e preventivas.

Além disso, é possível descobrir a presença de vazamentos a partir de mudanças visuais que são percebidas imediatamente ou ao longo do tempo, dependendo da intensidade do problema.

Ficou curioso para saber sobre vazamentos entre apartamentos? Então, não deixe de ler nosso post de hoje!

Quais são os principais motivos de vazamentos entre apartamentos?

Os apartamentos são construídos de forma padronizada pela construtora, com sistema de encanamento de água semelhantes entre as unidades prediais, diferindo em poucos detalhes de localização.

Portanto, quando ocorre um escape de água, é provável que o sistema hidráulico esteja sobrecarregado por conta de novas rotinas do prédio, como reformas internas nas unidades ou aumento do fluxo de água pelos moradores a partir da instalação de tecnologias que utilizam água.

Também existe a possibilidade de ruptura de alguns pontos da estrutura do sistema hidráulico. Nessa situação, uma das principais causas é a deterioração das partes internas que ocorre com o passar do tempo.

Como é possível descobrir vazamentos entre apartamentos?

Descobrir vazamentos entre apartamentos não é uma tarefa difícil, principalmente para o morador que está sendo prejudicado com essa situação. Isso porque é possível observar visualmente esse problema.

Em geral, é possível notar manchas escuras no teto, às vezes próximas aos lustres, presença de bolhas na pintura ou mofo, azulejos soltando com facilidade, identificação de umidade acima do esperado, entre outras situações.

Outra característica óbvia de um vazamento de água é o aparecimento de goteiras no teto, nas quinas das paredes, escorrendo pelos armários instalados, entre outros locais.

A água que vaza nessas situações é consequência de alguma atividade recente no apartamento próximo, gerando poças líquidas nas áreas afetadas. Mas também existem os vazamentos ocultos, sinal de grande preocupação.

Então, a partir do momento que se descobre o problema, é essencial comunicar inicialmente ao síndico do prédio ou aos moradores próximos para que eles analisem a situação na presença de um especialista.

Quem paga pelo vazamento entre apartamentos?

Após a identificação do problema, é essencial tomar medidas corretivas rapidamente para evitar um dano maior na estrutura já lesada. Por isso, após a avaliação do especialista, é aconselhável o início imediato das obras.

Porém, a responsabilidade pelo reparo dos danos causados pelo vazamento deve ser analisada conforme regimento interno do condomínio e embasada no diagnóstico feito pelo especialista contratado.

É importante também diferenciar os problemas causados pelo vazamento daqueles já existentes e descartar qualquer possibilidade de intencionalidade nesse sentido, para evitar encaminhamentos judiciais desnecessários.

Após a definição da responsabilidade financeira pelo reparo do vazamento entre apartamentos e de como a obra vai ser realizada, é fundamental manter o síndico e demais moradores cientes sobre a situação.

O vazamento entre apartamentos é uma situação cotidiana nos condomínios, por isso deve ser administrada de forma ética e respeitosa e conforme o regimento preestabelecido. Na ausência desse documento, os moradores dos apartamentos envolvidos devem comunicar a situação ao síndico para ciência e providências a fim de solucionar o problema, principalmente responsabilizando os envolvidos e determinando os custos da obra.

E você, está passando por essa situação? Quer mais informações a respeito? Então, não deixe de ler também sobre vazamento de água, quais são os sinais e como solucionar o problema!


Fortaleza Desentupidora

Desentupidora 24h em São Paulo.
R. Javaés, 626/630 São Paulo, SP
Tel: 0800-3333-3000

Atendimento premiado

Vencedora por 8 anos consecutivos do Prêmio Internacional Quality Brasil em atendimento.

Garantia de qualidade

Todos os nossos serviços oferecem prazo de garantia.

Sustentabilidade

Respeitamos o meio ambiente e nossos procedimentos incluem apenas descarte de esgoto em estabelecimentos credenciados.