Tudo sobre encanamento entupido: confira!

Você sabe quanto resíduo é despejado de forma inapropriada nos encanamentos? Isso causa um grande problema, como o entupimento dos dutos. Os objetos jogados sem querer são diversos, desde gordura de alimentos na pia da cozinha, acúmulo de cabelo em ralos e descartes inadequados em vasos sanitários.

É possível lidar com o problema antes de gerar danos à estrutura por meio de técnicas para desentupir encanamentos levemente obstruídos. Porém, o mais importante é a prevenção, para que o problema não ocorra e, caso aconteça, seja leve. Em momentos de entupimento pesado, também é necessário saber o que fazer para resolver o problema da forma correta. Para todas essas dúvidas, este post fala tudo sobre encanamento entupido. Confira!

Quais são os principais tipos de entupimento? 

Os principais tipos de entupimento são encontrados em locais com grande trânsito de pessoas, o que aumenta a utilização do encanamento e, assim, os dejetos jogados no local. Nesses ambientes é comum haver diferentes tipos de obstrução na passagem da água.

Por isso os moradores, administradores de prédios e condomínios e donos de empresas devem atentar-se a eles, a fim de considerar os riscos e estudar as formas de resolver, caso aconteça.

Veja os principais tipos abaixo.

Entupimento do vaso sanitário

As privadas ou vasos sanitários podem sofrer obstruções. A causa mais comum disso é a má utilização, ou alto volume de uso. Banheiros públicos são os locais onde ocorrem os maiores casos, pois há uma grande quantidade de pessoas utilizando e, muitas vezes, realizando descartes inadequados.

Assim, o transtorno afeta áreas comerciais, residenciais e públicas. As residências que contam com somente um banheiro são as que mais são afetadas por um problema como esse, pois não há outro local que pode ser utilizado, afetando a funcionalidade da casa.

Quando acontece em empresas, pode gerar uma queda de produtividade, pois os funcionários não contarão com o banheiro mais próximo, tendo que recorrer a outros mais distantes.

Entupimento de fossa

As fossas são utilizadas para armazenar e tratar resíduos sanitários de prédios, casas, comerciais e espaços públicos. Elas podem atingir seu nível de capacidade máximo, quando começam a dar sinais de entupimento e esgotamento. O ideal é realizar a limpeza periódica e preditiva, porém, caso chegue nesse ponto, é preciso realizar a limpeza e desentupimento com uma empresa especialista, pois o conteúdo presente na fossa é nocivo para a saúde e também para o meio ambiente.

Entupimento de ralo

Os ralos estão presentes em todos os tipos de imóveis. Quando há o entupimento de algum deles, o transtorno também é grande, tanto em casas como em prédios comerciais. O entupimento, quando é no ralo do chuveiro, pode causar muita sujeira e alagamento. As formas de prevenção do entupimento podem ser realizadas pelo usuário, realizando limpezas periódicas para retirar os dejetos.

Entupimento da caixa de gordura

É comum encontrar caixas de gordura em diferentes tipos de imóveis. Eles recebem a gordura dos alimentos. É comum encontrar caixas de gordura em diferentes tipos de imóveis. Por esse motivo é necessário realizar a higienização de maneira periódica, para evitar o entupimento.

Quando estão em locais comerciais, as caixas podem ficar mais saturadas ainda, onde é necessário a limpeza para que fique funcionando da maneira adequada. Um exemplo disso são ambientes como: shoppings, hotéis, empresas que contam com refeitórios, entre outros. Nesses casos o acúmulo dessa sujidade pode obstruir totalmente a tubulação e resultar em problemas grandes, necessitando, assim, de cuidados maiores.

Entupimento de pia

Outro tipo comum de entupimento é o da pia. Seja o local comercial ou residencial, as cozinhas sempre contam com esse item. A conexão entre os canos da pia e o encanamento principal é feita com o sifão e a caixa de gordura.

Assim, ela escoa a água utilizada na lavagem da louça, que recebe uma grande quantidade de gordura da comida, em especial as panelas. Também acaba recebendo restos de alimentos. Para evitar o entupimento é necessário realizar limpezas e, em caso de desgaste ou excesso de sujeira, substituir alguns itens. Em casos mais graves, é necessário a ajuda de especialistas.

Entupimento de cano de esgoto

Os casos listados acima podem gerar o entupimento do esgoto residencial ou empresarial. Esse entupimento é mais complexo do que os outros, pois o esgoto encontra-se localizado de forma subterrânea. Assim, nesse caso é realmente necessário recorrer a um serviço especializado de desentupimento.

O ideal é não deixar que eles cheguem a esse ponto, pois a solução é mais complicada do que fazer o cuidado preventivo. Tenha atenção ao mau cheiro, vazamento e dificuldade de escoar a água, pois podem sinalizar que o cano está entupido e prejudicar o esgoto.

Entupimento de coluna

Outro entupimento comum de encontrar, especialmente em prédios, são os de coluna do esgoto. Elas são caracterizadas por tubulações que atingem do primeiro ao último andar do prédio. A função delas é transportar os resíduos dos apartamentos para a rede de esgoto geral do prédio.

A quantidade de resíduos é alta, logo, pode acontecer o entupimento das colunas, que gera bastante dor de cabeça para os moradores e administradores do prédio. Para realizar a limpeza, é necessário contar com a ajuda de uma empresa de desentupimento, assim como para resolver casos sérios de obstrução.

Por que os entupimentos acontecem? 

Os entupimentos acontecem pois existe um excesso de dejetos ou sujidades no local, dependendo do ambiente onde ocorreu o encanamento entupido, é mais comum que tenha sido motivado por certos aspectos encontrados no local. Confira quais são as principais causas de cada entupimento:

Entupimento de pias da cozinha

Esse tipo de entupimento geralmente ocorre pelo acesso de restos de comida, gordura e óleo na tubulação, o que acontece diariamente com a lavagem da louça. A gordura pode secar e ficar armazenada no cano, impedindo a passagem da água.

Entupimento de ralo

Quando se trata do entupimento do ralo, o motivo pode ser pêlos, cabelos, restos de pele, gordura do sabonete e do shampoo e condicionador. Além de óleos de banho. Tudo isso pode criar um bloqueio na passagem da água.

Entupimento de vaso sanitário

Nesse caso é comum encontrar vasos entupidos devido ao descarte de objetos no vaso sanitário, que podem se prender em algum local do cano e dificultar a passagem da água.

Entupimento de caixa de gordura

A caixa de gordura entope devido ao acúmulo de óleo no local e também ao despejo de objetos sólidos no ralo da pia.

Entupimentos de esgoto

Todos esses pontos podem causar o entupimento do esgoto, para onde todo o dejeto é levado.

Entupimento das redes pluviais

Esse tipo de entupimento não é tão comum, mas pode acontecer por conta de infiltração de raízes.

O fato é que um encanamento entupido não fica assim de uma hora para outra. Os hábitos errôneos levam a concentração dos objetos contaminantes e obstrutores. Assim, o melhor caminho para evitar casos sérios é a prevenção.

Quais são os riscos desses tipos de entupimentos? 

Tanto os prédios residenciais quanto os comerciais não estão isentos quanto a possibilidades de encanamento entupido. Por isso é necessário realizar a conscientização dos moradores e também dos funcionários. Em locais públicos, isso deve ser feito por meio de placas no local, orientando o correto descarte do lixo e de dejetos.

Em locais onde há grande trânsito de pessoas, não é a ação de apenas uma que gera consequências negativas para o ambiente, e sim de várias. Quando em residências, são os hábitos do dia a dia que levam a isso.

Essas ações trazem grandes consequências para os prédios, casas e empresas, veja quais são os riscos:

Entupimento em prédios e residências

Entre os riscos causados pelos encanamentos entupidos em prédios estão:

  • alagamentos na residência ou na redondeza;
  • mal-estar dos moradores e funcionários;
  • prejuízos financeiros com os danos;
  • danos nos pisos, principalmente os de madeira;
  • aumento das infiltrações.

Além disso, o contato com a água pode apresentar riscos à saúde. Quando o entupimento é na coluna, representa grande risco de rachadura, causada pela pressão do cano na parte interna da parede. Isso pode causar graves infiltrações e grandes prejuízos financeiros e chegar ao ponto de gerar rachaduras.

Assim, é importante que o trabalho preventivo seja bem-feito, os administradores do prédio podem trazer grandes benefícios financeiros para o condomínio com isso, visto que são mais simples de serem feitos e mais baratos.

Entupimento em empresas

O entupimento em empresas não gera só prejuízos para a estrutura do prédio, e sim pode reduzir a produtividade e a motivação dos funcionários, que enxergam a situação como uma falta de preocupação com as condições básicas para trabalhar. O local de trabalho deve ter boa estrutura física e higiene, que é o mínimo para motivar o trabalhador.

Funcionários que, durante o trabalho, têm que conviver com mal cheiro causado por entupimentos, vaso sanitário comprometido, ou qualquer situação de entupimento, têm o local de trabalho comprometido, o que gera uma sensação de falta de valorização do funcionário, e pode acarretar em perda de produtividade e de motivação para um trabalho adequado.

Todo funcionário merece um ambiente de trabalho acolhedor, higiênico, limpo e cheiroso. Assim, não deixe de fazer a manutenção prévia do local, para evitar encanamento entupido. Essa também é uma forma de economizar, visto que contratar uma empresa para solucionar o problema depois que já existe uma obstrução é mais caro do que tratar com problema com antecedência.

Além disso, esse deve ser um dos custos fixos da empresa, pois já é um preço calculado como necessário para o bom funcionamento do local. Assim como a manutenção das máquinas, a prevenção da estrutura dos prédios também é primordial para manter um bom nível de trabalho.

Como evitar os entupimentos? 

Assim, algumas ações podem ser feitas para evitar entupimentos nos locais. O principal ato é evitar hábitos que não são adequados aos frequentadores do local. Incentivar o descarte correto dos dejetos é essencial para lidar com a questão.

Isso é feito criando sinalizações e comunicando a forma correta de usar cada ambiente. Deve-se colocar placas avisando sobre a importância de não descartar bitucas de cigarro no local inadequado, por exemplo. Orientar os moradores a descartar papel higiênico, cabelo, papéis de balas, absorventes no lixo, e não no vaso sanitário ou ralos.

Quando em ralos abertos, os objetos vão ficando acumulados na parte interna, o que ocasiona entupimentos futuros. Deve-se ter cuidado também em reformas, para não descartar restos de materiais de construção nos ralos, pois pode obstruir a passagem da água.

Em empresas com refeitórios, é necessário descartar corretamente o óleo das refeições em garrafas e, depois, levar para os locais de coleta. Isso evita o entupimento dos canos da pia onde geralmente seria descartado.

A preocupação com a manutenção da caixa de gordura também é importante, pois, dessa forma, previne o entupimento mais sério, como o do esgoto. Portanto, veja as principais dicas de como evitar um encanamento entupido.

1. Não jogue objetos sólidos no ralo ou vaso sanitário

Os casos de entupimento mais graves ocorrem pelo descarte de objetos sólidos pelo vaso sanitário ou pelo ralo. Caso seja em empresas, isso pode ser direcionado com placas indicando o local correto de descarte, e lixeira a fácil disposição. Não deve ser descartado na privada de residências papel higiênico, absorventes, preservativos e nem mesmo fio dental. O mesmo vale para tampas de produtos, cotonetes e qualquer plástico.

2. Não jogue gordura ou óleo nas pias

Existe grande prejuízo em despejar gordura e óleo na pia, isso pode danificar os encanamentos e causar obstruções. Muitas pessoas fazem isso sem saber das consequências. Existe a possibilidade de solidificação do material dentro do duto, com o passar do tempo, acarretando em sérios entupimentos.

3. Avise todos da casa, condomínio ou empresa sobre os cuidados

Muitas obstruções acontecem por falta de informação. Logo, deve-se deixar claros os direcionamentos a respeito dos processos que devem ser tomados a fim de evitar entupimento.

Quando nos prédios, o síndico e administradores devem emitir comunicados sobre as formas corretas de descarte. Eles podem ser colocados em elevadores e locais de grande acesso. O mesmo é feito em empresas, com placas comunicativas. Isso pode evitar casos sérios de entupimento.

4. Proteja os ralos

É necessário colocar proteção nos ralos, como grades e grelhas. Isso evita a passagem de dejetos sólidos nesse local. Assim, a proteção deve ser feita em tanques, pias, lavatórios e banheiro. Esse cuidado evita obstruções, barrando a passagem desses objetos.

5. Realize manutenção preventiva

A manutenção preventiva ajuda a manter o local com as condições certas para viver. É possível fazer com a ajuda de uma empresa especialista, que cuidará de todo o processo de limpeza dos locais para evitar o entupimento. A manutenção pode ser feita de seis em seis meses para garantir o funcionamento adequado.

6. Evite entupimento de coluna

Para evitar entupimento de coluna dos prédios é necessário ainda mais cuidado. Primeiramente é necessário separar as instalações. Assim, não deixe o esgoto unido com instalações destinadas ao escoamento de redes pluviais. As tubulações devem ser feitas de maneira separada, para, assim, não causar danos à tubulação. Isso evita o transbordamento da água em caso de entupimento.

Também é primordial fazer manutenções preventivas, isso pode ser feito a cada seis meses, e garante o sossego e a tranquilidade das pessoas que moram no ambiente. Não jogar a gordura na pia também evita casos sérios de entupimento nas colunas, que poderia acumular uma crosta e bloquear a água.

O cuidado com o vaso sanitário mencionado anteriormente também é necessário para evitar essa obstrução, assim como os direcionamentos sobre os ralos e comunicação adequada do procedimento que deve ser seguido. Para as casas, cuidar das calhas também é importante, pois o acúmulo de folhas e sujidade podem causar entupimentos.

Como lidar com entupimentos simples?

Quando os entupimentos são simples, é possível lidar sozinho, com formas rápidas de resolver. Quando é mais complexo, é necessário solicitar a ajuda de empresas especialistas. Pois são necessários equipamentos específicos para solucionar o caso. Quando é feito de forma inadequada, é possível provocar prejuízos graves à estrutura e aos canos.

Apesar de poder solucionar brevemente o problema, com o tempo, a tubulação vai sendo danificada, causando grandes estragos. Assim, existem algumas dicas de como lidar com entupimentos simples. Veja a seguir.

Colocar bicarbonato de sódio no local e ferver água com um pouco de vinagre. Depois, despeje essa solução no local obstruído. Isso tirará principalmente a gordura do local. Também é uma boa forma de limpar periodicamente os ralos e pias.

Quando o entupimento é no vaso sanitário, é possível criar um vácuo no local. Isso é feito colocando um plástico filme ou saco plástico na tampa da privada, a fim de evitar a passagem do ar, depois de estar fechado, você pode fechar a tampa, sentar em cima e dar descarga. Isso criará uma pressão no local, empurrando a obstrução e ajudando a liberar o que está preso.

Caso ainda não seja suficiente para o encanamento entupido voltar ao normal, é necessário recorrer a uma empresa especialista. Uma desentupidora saberá as técnicas necessárias para realizar o serviço sem estragar o encanamento.

Por que contar com uma empresa para desentupir?

O trabalho de uma desentupidora de fossa é essencial em momentos em que a obstrução está muito intensa e os moradores não conseguem mais lidar com ela de maneira caseira. Nesse caso, é preciso contratar uma empresa que tenha o equipamento necessário para o correto reparo.

Eles farão o correto desentupimento do encanamento entupido. É primordial para evitar sérios alagamentos. Também pode ser feita a manutenção preventiva para evitar esse sério problema, a empresa responsável por esses cuidados também é capaz de realizar esse processo.

Uma excelente opção de desentupidora é a Fortaleza Desentupidora. Com grande nome no mercado, possui variados equipamentos modernos, como hidrojateamento para desentupimento com alta pressão.

Os funcionários são especialistas na área, fazendo um trabalho com toda a segurança, profissionalismo e cuidado necessário. Em muitos tipos de desentupimento, como os de fossa, é essencial que seja feito por um especialista, pois um serviço inadequado acarreta em danos à saúde dos moradores e também ao meio ambiente.

Nos outros tipos de desentupimento, contar com especialistas também é importante para preservar a estrutura dos encanamentos e da casa, que, caso o serviço seja feito errado, pode ser danificado. Além da economia financeira, pois um trabalho preventivo sai mais em conta do que a solução para um encanamento já entupido. Logo, é importante considerar colocá-la nos custos.

Também no caso de entupimentos sérios, chamar uma empresa especializada garante que o trabalho será feito sem colocar em risco a saúde dos moradores e funcionários, pois, muitas vezes as pessoas tentam fazer o trabalho sozinhos, utilizando químicos, o que pode gerar grandes problemas tanto a tubulação quanto a quem está fazendo o procedimento.

Assim, quem está enfrentando uma situação de encanamento entupido, é necessário chamar uma empresa da área, se for um entupimento grave. Para evitar essa situação, o ideal é realizar o serviço preventivo, onde a empresa responsável poderá cuidar do local para evitar obstruções graves, que são ainda mais caras e demoradas para resolver.

O trabalho de prevenção também deve ser feito pelos moradores e por quem utiliza os locais. Com ações como: não jogar óleo nas pias, não jogar objetos no vaso sanitário, tomar cuidado para não deixar objetos caírem pelo ralo e protegê-los com grades metálicas. Em empresas e prédios, essas ações devem ser direcionadas por placas, comunicados e informativos, para que seja do conhecimento de todos.

Quando a obstrução é leve, pode ser solucionada com formas caseiras, com itens fáceis de encontrar, como bicarbonato de sódio, vinagre e papel filme, porém, quando é mais grave e essa ação não resolve, é imprescindível contratar um especialista, que saberá como solucionar o encanamento entupido, sem causar maiores problemas à estrutura e de forma definitiva.

Uma excelente opção para isso é a Fortaleza Desentupidora, com grande nome no mercado, conta com equipamentos específicos para o desentupimento e com equipe preparada para essa função. O trabalho é feito com toda a segurança e profissionalismo, para resolver e prevenir os problemas. Para lidar com entupimentos, entre em contato conosco!

Últimas do blog