Como evitar que a fossa transborde? Confira aqui!

As fossas são meios subterrâneos de realizar a captação e tratamento de dejetos. Os líquidos também são recebidos nesse local, junto com tudo que tem origem na instalação sanitária. Logo, o ambiente tem a função de realizar a retenção do material sólido e liberação da parte líquida. Elas são mais utilizadas em regiões que não têm redes de esgoto, ou seja, lugares mais precários em termos de saneamento básico.

Quando se trata de prédios e locais que já têm esse sistema de esgoto, também deve-se atentar à limpeza da caixa de gordura para evitar demais problemas. Logo, esse post falará sobre como evitar que a fossa transborde, qual é a importância da limpeza e todos os detalhes sobre esse problema e a necessidade de solução por meio da contratação de uma desentupidora. Confira!

O que é fossa?

A fossa é uma maneira mais rudimentar e caseira de realizar o tratamento e captação de sujidades líquidas e sólidas da instalação sanitária, como no vaso sanitário. Ela retém esse material sólido e realiza a liberação do líquido. A fossa é aplicada na área do solo ou um tanque.

O que faz com que a fossa transborde?

O transbordamento da fossa geralmente é causado pelo fim da sua vida útil ou pela utilização de maneira errada. Ocorre por solo saturado, ou fim da utilidade da fossa, depois de muitos anos. O que acelera esse processo é a falta de drenagem e correta secagem.

Logo, dependendo de qual é a situação do terreno, isso pode acontecer mais rápido e a fossa parar de escoar a água. Isso acontece quando o seu enchimento é muito rápido devido a falta de filtração no solo que já está com excesso de água. Se chegar a esse ponto é necessário a substituição da fossa.

Como evitar que a fossa transborde?

Para evitar o transbordamento da fossa, é importante utilizá-la da forma adequada. Logo, a mesma deve ser utilizada para descarte exclusivo dos dejetos sanitários do banheiro. Os da cozinha devem ser feitos de maneira separada. Isso porque a gordura originária dos alimentos que vai para os resíduos da cozinha ocasionam o entupimento da fossa, pois ficam incrustados em sua parede. Isso diminui a permeabilidade e faz com que ela encha mais rápido.

Outro caso de entupimento é originário do excesso de água no solo devido a chuvas, descarte de água originário de calhas na fossa e fossas destampadas. Por isso, é primordial que seja conservada e instalada da maneira adequada para aumentar seu tempo de vida e evitar que a fossa transborde.

Por que fazer a limpeza da fossa?

É importante fazer a limpeza da fossa com uma equipe especializada no assunto. Isso porque os profissionais farão serviços essenciais como desentupimento e limpezas periódicas. Esses pontos evitam que a fossa transborde e gere grandes problemas de saneamento básico.

Como a fossa é uma forma de realizar os tratamentos de resíduos sanitários, é importante também cuidar do solo onde se realiza esse processo. Afinal, esse sistema tem uma vida útil e, com o passar do tempo, é necessário realizar a troca.

Garantir um bom funcionamento e uma maior durabilidade da fossa, é primordial o tratamento correto do local. Dois pontos essenciais são:

  • evitar a mistura dos dejetos sanitários com resíduos da cozinha e engordurados;
  • manter o local limpo e tampado.

O cuidado periódico é necessário. Por isso, conte com uma empresa especialista no assunto para aumentar a vida útil da sua fossa!

Gostou do post? Siga-nos nas redes sociais!


Fortaleza Desentupidora

Desentupidora 24h em São Paulo.
R. Javaés, 626/630 São Paulo, SP
Tel: 0800-3333-3000

Atendimento premiado

Vencedora por 8 anos consecutivos do Prêmio Internacional Quality Brasil em atendimento.

Garantia de qualidade

Todos os nossos serviços oferecem prazo de garantia.

Sustentabilidade

Respeitamos o meio ambiente e nossos procedimentos incluem apenas descarte de esgoto em estabelecimentos credenciados.


Contato pelo WhatsApp