Veja como desentupir fossa e prevenir esse problema

Desentupir fossa parece um desafio e tanto, mas, seguindo as orientações corretas, não tem segredo! Embora seja uma tarefa trabalhosa, é uma questão sanitária extremamente necessária.

Esgoto vazando é um problema sério, mas a notícia boa é que dá para se atentar aos sinais e providenciar o reparo do sistema séptico. Por isso, separamos algumas boas dicas sobre o assunto.

Neste texto, vamos falar sobre como desentupir fossa e mostrar alguns motivos que levam sua casa a ter esse tipo de problema. Acompanhe a leitura para saber mais!

O que causa o entupimento da fossa?

Basicamente, o excesso de resíduos é o grande causador do entupimento, mas não é só isso. A gordura descartada de forma inadequada também contribui para que a fossa encha rapidamente e para a formação de obstruções.

Os resíduos sólidos grudam na crosta de gordura e impedem a passagem dos rejeitos no encanamento. O ideal é separar o óleo usado em garrafas pet, por exemplo, e levar aos centros de reciclagem.

Quais as melhores formas de desentupir fossa?

Busque na memória qual a última vez que a fossa foi esvaziada para saber se já não é hora de chamar a desentupidora ou providenciar você mesmo a remoção dos resíduos. Confira algumas técnicas práticas para desentupir fossa.

Água quente

Para solucionar o que você considera ser um problema pontual, ou seja, um entupimento na pia do banheiro, cozinha e caixa de gordura, por exemplo, despeje uma boa quantidade de água quente nos ralos para ajudar na desobstrução.

Essa técnica consiste em usar o calor para derreter as placas de gordura e liberar o fluxo. Agora, se o problema for mais complicado, melhor contar com uma empresa especializada para avaliar a situação.

Sucção

A máquina de sucção remove todo o conteúdo do sistema séptico, sendo a melhor forma de desentupir fossa. Ao menos 10% do rejeito deve ser mantido para que o processo natural de degradação dos resíduos orgânicos continue a funcionar.

Embora seja possível alugar o equipamento para fazer a sucção por conta própria, o descarte do material removido ainda será um problema. Então, pesquise antes de contratar uma empresa e dê preferência para as que são referência no mercado.

Água com bicarbonato

A água com bicarbonato serve para deixar o encanamento mais “liso”, escorregadio, ou seja, menos aderente às partículas sólidas. Outra função dessa técnica é ajudar a soltar as incrustações que já estão se formando.

Como prevenir entupimento do sistema séptico?

Manutenção preventiva no sistema de esgoto é a melhor maneira de evitar a necessidade de desentupir fossa, mas existem alguns cuidados para prevenir entupimentos e impedir a fossa de encher rapidamente.

Embalagens, cabelo, pedaços de algodão, papel higiênico e restos de comida devem ser descartados na lixeira, não no vaso sanitário. Óleo usado no ralo da pia? De jeito nenhum! Além de obstruir o encanamento e a fossa, é extremamente prejudicial para o meio ambiente, sabia?

Gostou de aprender mais sobre como desentupir fossa e cuidar do sistema séptico de sua casa? Conte sempre com a ajuda técnica profissional para solucionar os problemas mais graves ou mesmo se não quiser lidar com esse trabalho.

Entre em contato com a gente agora mesmo para resolver esse problema. Temos diversos canais de comunicação para atender com toda comodidade!


Fortaleza Desentupidora

Desentupidora 24h em São Paulo.
R. Javaés, 626/630 São Paulo, SP
Tel: 0800-3333-3000

Atendimento premiado

Vencedora por 8 anos consecutivos do Prêmio Internacional Quality Brasil em atendimento.

Garantia de qualidade

Todos os nossos serviços oferecem prazo de garantia.

Sustentabilidade

Respeitamos o meio ambiente e nossos procedimentos incluem apenas descarte de esgoto em estabelecimentos credenciados.