Será que está na hora de limpar a fossa residencial?

Muitos domicílios brasileiros ainda não têm acesso ao saneamento básico, sabia? A fossa residencial é a opção mais utilizada e mais em conta quando a localidade não conta com um sistema de tratamento e recolhimento de esgoto.

O problema é que esse tipo de descarte de esgoto tem “vida útil” e, mais cedo ou mais tarde, a fossa residencial vai chegar ao seu limite e até transbordar. Já pensou? Por isso, a limpeza periódica é essencial para evitar problemas dessa natureza.

Neste texto, vamos falar sobre a importância da limpeza das fossas e por que não deixar a manutenção para depois. Acompanhe na leitura!

O que significa fazer a limpeza de fossa residencial?

Fossa é um sistema de recolhimento de esgoto considerado muito eficiente para os locais mais afastados dos centros de tratamento. Ela evita que os rejeitos tóxicos sejam lançados nas águas, mas deve ser construída com impermeabilização das paredes para não contaminar os lençóis freáticos.

A limpeza da fossa é o que garante que o conteúdo ali presente não transborde no quintal das pessoas e que será descartado de forma adequada, sem prejudicar o meio ambiente.

Por que ela é tão importante?

Você gosta de conviver com ratos, baratas e outros bichos que vivem em ambientes de esgoto? De jeito nenhum, certo? A limpeza da fossa residencial evita o surgimento dessas pragas urbanas e também a contaminação pelo contato físico com o conteúdo da fossa.

Como manter a fossa residencial limpa?

A resposta para essa pergunta é fácil: basta contar com o auxílio de uma empresa referência no mercado para remover o conteúdo e limpar a fossa. Trata-se de um serviço que só deve ser realizado por técnicos experientes.

É necessário manejar equipamentos, aplicar produtos e, depois da limpeza feita, garantir o correto descarte do esgoto nas estações de tratamento de lixo sanitário.

Frequência da limpeza

Depende do tamanho da sua fossa. Cada uma tem um formato, tamanho e capacidade de armazenamento de rejeitos. Em média, a cada 3 anos é bem provável que a sua fossa residencial já esteja no ponto de ser esvaziada.

Indícios da hora de fazer a limpeza na fossa residencial

Não se aventure a limpar a fossa residencial por conta própria. O contato com esgoto faz muito mal para a saúde, além de que você vai gastar muito mais tempo do que uma empresa especializada. Fique de olho nos indícios de que, talvez, já seja a hora de providenciar a limpeza para sua fossa residencial, como:

  • odor desagradável;
  • lentidão na drenagem;
  • borbulhamento ao acionar a descarga;
  • tampa da fossa com infiltrações;
  • muito tempo desde a última limpeza.

A limpeza da fossa residencial é uma obrigação de todo cidadão consciente. Dessa forma, a vizinhança fica livre da presença de animais indesejáveis, doenças e do incômodo cheiro de esgoto, não é mesmo?

Este post foi útil pra você? Está na hora de providenciar a manutenção na fossa aí da sua casa? Entre em contato com a Fortaleza Desentupidora e confira as melhores condições e um atendimento de primeira qualidade!


Fortaleza Desentupidora

Desentupidora 24h em São Paulo.
R. Javaés, 626/630 São Paulo, SP
Tel: 0800-3333-3000

Atendimento premiado

Vencedora por 8 anos consecutivos do Prêmio Internacional Quality Brasil em atendimento.

Garantia de qualidade

Todos os nossos serviços oferecem prazo de garantia.

Sustentabilidade

Respeitamos o meio ambiente e nossos procedimentos incluem apenas descarte de esgoto em estabelecimentos credenciados.