O que a falta de saneamento básico pode causar para a sociedade?

Quem não sofre com esse problema não sabe o que a falta de saneamento básico pode causar e nem se dá conta de todas as consequências decorrentes disso. Para se ter uma ideia do tamanho da complicação, milhões de brasileiros não podem contar com água encanada nos banheiros e cozinhas, despejam esgoto de forma inadequada e sofrem por essa situação.

Para contornar a falta de água, por exemplo, muitos cidadãos cozinham utilizando a que está disponível, mas que muitas vezes não é própria para o consumo. É difícil manter hábitos básicos de higiene em um ambiente insalubre, concorda?

Neste texto, vamos falar sobre o que a falta de saneamento básico pode causar e o como a população deve agir para solucionar esse problema. Acompanhe na sequência.

Afinal, o que é saneamento básico?

Trata-se de um conjunto de serviços prestados pelos agentes governamentais para garantir o direito de todo cidadão brasileiro ter água encanada e rede de esgoto em suas casas, por exemplo.

Infraestrutura e instalações operacionais de abastecimento de água

São os sistemas de captação, tratamento e distribuição de água potável. Para ficar mais claro, os canos que transportam a água até a pia da sua casa são parte dessa estrutura.

Drenagem urbana

Envolve toda a estrutura de captação de água das vias urbanas e o seu reaproveitamento. Imagina como as ruas ficariam inundadas se não houvesse esse tipo de serviço. Seria uma verdadeira tragédia em toda época de chuva, não é mesmo?

Limpeza urbana

Tem coleta seletiva no seu bairro? Equipe de varrição? E coleta de lixo? Tudo isso integra o serviço de limpeza urbana, essencial para que as ruas não fiquem tomadas de lixo e para que o sistema de escoamento de água não fique prejudicado.

Esgotamento sanitário

A coleta e o tratamento do esgoto também são parte fundamental do que representa o conjunto de serviços garantidos pelas medidas de saneamento básico. Além de dar a correta destinação para os rejeitos, garante que a água, elemento fundamental à vida, chegue às casas das pessoas.

Manejos de resíduos sólidos e de águas pluviais

Até a calçada, meio-fio, canaleta e bueiro são importantes para a vida urbana. Esse tipo de estrutura conduz a água para longe dos locais de tráfego e leva para os tanques de armazenamento ou reuso.

O que a falta de saneamento básico pode causar?

São muitas consequências adversas e é preciso debater soluções para esses problemas sociais crônicos. Afinal, 100 milhões de brasileiros não têm acesso a esse serviço vital.

Ameaça à saúde pública

Muitos cidadãos adoecem pelo contato com os esgotos a céu aberto, além de ficarem expostos à presença de ratos, baratas e mosquitos, pragas urbanas que buscam o ambiente do esgoto e transmitem sérias doenças.

Desigualdade social

Quem não tem água nem coleta seletiva tende a viver em ambientes insalubres. A falta de recursos leva as pessoas a habitarem esses locais.

Poluição dos recursos hídricos

A contaminação dos rios e lençóis freáticos impossibilita o consumo de suas águas, seja para ingestão humana, criações de animais e irrigação.

Poluição urbana

A falta de controle dos resíduos sólidos como as folhas das árvores e o lixo atrai animais e insetos que são vetores de doenças. Além disso, a ausência desse serviço vai causar o entupimento das vias de escoamento e provocar enchentes.

A população deve exigir seus direitos constitucionais, garantidos pela Lei nº. 11.445/2007. Ela prevê que todos devem ter acesso a água potável, tratamento de esgoto, coleta de lixo e todos os serviços que falamos no texto. Além disso, evitar contato com esgoto e lixo descartados incorretamente é importante para não ficar doente.

Isso é fundamental para a saúde humana, principalmente enquanto precisamos de água e sabão para eliminar a presença do coronavírus. Por isso, agora você já sabe muito bem o que a falta de saneamento básico pode causar, certo?

Se gostou do texto, confira também este outro artigo em que falamos sobre como identificar e resolver entupimento na rede de esgoto.


Fortaleza Desentupidora

Desentupidora 24h em São Paulo.
R. Javaés, 626/630 São Paulo, SP
Tel: 0800-3333-3000

Atendimento premiado

Vencedora por 8 anos consecutivos do Prêmio Internacional Quality Brasil em atendimento.

Garantia de qualidade

Todos os nossos serviços oferecem prazo de garantia.

Sustentabilidade

Respeitamos o meio ambiente e nossos procedimentos incluem apenas descarte de esgoto em estabelecimentos credenciados.