Como limpar coifa de restaurantes sem ajuda profissional

Limpar a coifa de restaurantes é determinante para garantir a segurança e bem-estar dos clientes, além de garantir a boa reputação do local.

Sem contar que ao manter a coifa limpa e o ambiente da cozinha do restaurante higienizado, o estabelecimento estará em dia no que se refere as normas da vigilância sanitária.

No entanto, há uma dúvida comum que os donos de restaurantes, lanchonetes, pizzarias, bares e afins costumam ter: como limpar coifa sem ajuda profissional?

Será mesmo possível? Falamos sobre o tema, a seguir.

Limpar coifa de restaurantes: os riscos de não limpar

Você alguma vez já parou para pensar nos perigos e riscos que, tanto seu público, quanto funcionários estão sujeitos, caso não adote os procedimentos corretos de limpeza da coifa?

Pelo fato das coifas sugar o ar, filtrá-lo e  expeli-lo por dutos, diante do sistema de exaustão de fogões industriais, temos a formação das chamadas incrustações. Elas são motivadas pela junção de gordura, névoas de óleo, fumaça, vapor d’água, gases de combustão, poluentes e demais materiais e substâncias.

Caso não seja feita a limpeza e a manutenção preventiva da coifa e do sistema de exaustão,  a exposição diária pode gerar doenças, especialmente para aqueles que atuam em uma indústria.

Há ainda o grave risco de explosão e incêndio, devido o alto acúmulo de gordura e gases no interior da coifa.

Sendo assim, recomenda-se  executar a  limpeza de coifa a cada 90 dias aproximadamente.

E como fazer a limpeza sozinho (a)?

Por mais que você busque produtos para a limpeza e aplique detergentes com o auxílio de buchas, por mais que você esfregue, dificilmente irá conseguir êxito no procedimento.

A limpeza correta deve acima de tudo, garantir que se remova toda a gordura, em um grau que seja possível enxergar o brilho do inox da coifa.

Estamos falando sobre um local em que temos a forte presença de gordura carbonizada, aquela escura e de remoção extremamente difícil.

Sendo assim, a resposta sobre a pergunta do título deste artigo, “Como limpar coifa de restaurantes sem ajuda profissional”, é:

  • Raspe toda gordura da superfície interna da coifa;
  • Aplique um produto desengordurante na região interna e externa, e deixe agir o tempo necessário;
  • Utilize uma esponja para retirar o restante dos resíduos;
  • Enxague e seque a coifa;
  • Faça o polimento da coifa;
  • Não deu certo? Então procure sim ajuda profissional de quem mais entende de limpeza de coifa de restaurante, a Desentupidora Fortaleza!

Fortaleza Desentupidora

Desentupidora 24h em São Paulo.
R. Javaés, 626/630 São Paulo, SP
Tel: 0800 3333 3000

Atendimento premiado

Vencedora por 8 anos consecutivos do Prêmio Internacional Quality Brasil em atendimento.

Garantia de qualidade

Todos os nossos serviços oferecem prazo de garantia.

Sustentabilidade

Respeitamos o meio ambiente e nossos procedimentos incluem apenas descarte de esgoto em estabelecimentos credenciados.