Rede de drenagem pluvial: quais são os perigos?

Você sabia que a rede de drenagem pluvial é tão importante para manter a limpeza e a saúde quando seu próprio sistema de esgotos? Algumas pessoas pensam que ela é responsabilidade somente da prefeitura. Porém, isso não é verdade: as casas e os condomínios também têm que fazer sua parte.

Quer entender o que é essa rede e por que ela precisa estar funcionando direitinho para garantir o bem-estar da sua família? Dá uma olhada neste post que tem algumas dicas bacanas sobre o assunto!

Rede de drenagem pluvial

A rede de drenagem pluvial são galerias feitas por toda a cidade para receber, guiar e dar passagem para a água da chuva até que ela chegue aos rios ou outros canais naturais.

Elas são instaladas pelo Município porque, quando se usa material impermeável na criação e na modernização das cidades (como asfalto e concreto), o solo não consegue absorver toda a água da chuva. Assim, é preciso um jeito de fazer com que essa água seja escoada para evitar alagamentos e enchentes.

Vale lembrar que isso é diferente das redes de esgoto, que são as tubulações que levam as águas sujas (aquelas provenientes do banheiro, cozinha e lavanderia) até as estações de tratamento.

Importância da drenagem pluvial

Essa água que vai pela rede de drenagem pluvial não passa por tratamento pra tirar impurezas, ela segue diretamente para a natureza. Se tiver alguma mistura com dejetos e outras contaminações de esgotos, acaba poluindo os mananciais.

Fora o fato de que a rede de esgoto não serve para receber a chuva: como é muita água, comparada ao volume de dejetos, o tratamento fica prejudicado. Além disso, as redes dos esgotos são menores. Por isso, se tiver água demais, as tubulações podem se romper, causando vazamento de esgoto nas ruas e nas casas.

Causas para entupimento da rede                              

Essa rede de drenagem pluvial pode ficar entupida por vários motivos. Nos condomínios, é preciso fazer a revisão dela e da rede de esgoto de tempos em tempos, mas tem algo mais importante: conscientizar os moradores de que não pode ficar jogando restos de comida, gordura e objetos nos canos, pois eles entopem a passagem das águas.

De modo geral, as maiores causas de entupimento dessa rede são:

·      jogar resíduo nos canos de casa;

·      derramar óleo diretamente na pia;

·      jogar lixo nas ruas, pois vão parar nas bocas de lobo e nas galerias de águas pluviais.

A população, de modo geral, precisa se conscientizar de não fazer isso, pois no fim das contas quem acaba sofrendo com os prejuízos da rede de drenagem pluvial entupida é ela mesma.

Perigos da rede de drenagem entupida

Quando esse sistema para de funcionar, a água das chuvas não tem passagem para ir para os rios e fica retida nas ruas ou retorna para os esgotos. Isso é totalmente prejudicial para a saúde e um risco para a segurança.

Com essa volta, ela traz doenças como leptospirose, Hepatite A, diarreia, infecções, verminoses e outras.

Além disso, ocorre também o prejuízo ao meio ambiente. Como ela não tem tratamento antes de ser despejada, se tiver contaminação com os esgotos, vai poluir rios, lagos e mares, prejudicar a flora, os ambientes e qualquer pessoa ou animal que viva neles.

Por último, não podemos esquecer das enchentes e alagamentos que às vezes acontecem durante grandes volumes de chuva e pioram quando a rede de drenagem pluvial está entupida: várias famílias perdem móveis, roupas e até suas casas, ficando totalmente desabrigadas.

Solução para desentupir a passagem pluvial

Caso você perceba problemas na rede de drenagem pluvial das áreas públicas, comunique à Prefeitura. Nos condomínios ou em áreas particulares, é importante ter por perto o contato de uma desentupidora da sua confiança para avaliar o problema, encontrar a causa e, se possível, providenciar o desentupimento.

Lembre-se de que o melhor cuidado ainda é conscientização e prevenção. Por isso, reforce com as pessoas ao seu redor a importância da rede de drenagem pluvial.

Quer saber como é projetado esse sistema e como funciona o desentupimento das redes pluviais? Confira este conteúdo explicando direitinho esse assunto!


Fortaleza Desentupidora

Desentupidora 24h em São Paulo.
R. Javaés, 626/630 São Paulo, SP
Tel: 0800-3333-3000

Atendimento premiado

Vencedora por 8 anos consecutivos do Prêmio Internacional Quality Brasil em atendimento.

Garantia de qualidade

Todos os nossos serviços oferecem prazo de garantia.

Sustentabilidade

Respeitamos o meio ambiente e nossos procedimentos incluem apenas descarte de esgoto em estabelecimentos credenciados.