Como deixar a caixa d’água limpa? Confira 3 dicas!

Para deixar a caixa d’água limpa não existe mistério, apenas programação, mão na massa e utilização dos produtos desinfetantes apropriados. Porém a limpeza deve ser feita periodicamente para evitar contaminação.

Além disso é aconselhável fazer um registro da data da limpeza, do estado em que a caixa d’água se encontrava e quais foram os procedimentos realizados, a fim de verificar também uma possível troca.

Quer saber mais sobre como manter a caixa d’água limpa? Então, se liga nas dicas que daremos a seguir!

Feche o registro da água

A primeira etapa para limpar a caixa d’água é fechar o registro para que não tenha líquido corrente. Então é importante comunicar o fechamento do registo aos moradores do condomínio ou do prédio comercial para que todos tenham ciência da medida.

Dependendo do volume da caixa d’água é importante fechar o registro na noite anterior para dar tempo de consumo do restante de líquido e facilitar a limpeza no primeiro horário da manhã do dia seguinte.

A comunicação sobre o fechamento do registro deve acontecer com antecedência mínima de 24 horas e o procedimento de limpeza deve ser realizado de preferência no horário de menor utilização de água.

Limpe a tampa primeiro

Após o fechamento do registo e esvaziamento da caixa d’água é recomendável iniciar a limpeza pela tampa para otimizar os procedimentos. Para tanto uma inspeção visual na tampa é necessária, avaliando principalmente rachaduras, pontos de contaminação entre outros.

Em seguida, faça a desinfecção com água sanitária, passando por todos os cantos da tampa, deixando secar por alguns minutos. Não tem necessidade de utilizar detergentes pois pode acumular resíduo na água.

Após a desinfecção da tampa, já é possível repetir o procedimento na própria caixa d’água, fazendo movimentos em apenas um sentido. Movimentos circulares não são recomendados, pois se perde o controle do que já foi desinfetado.

Use os produtos certos

A água sanitária é o produto mais eficiente para deixar a caixa d’água limpa. Contudo é fundamental buscar por produtos registrados na Anvisa para evitar riscos durante a manipulação do produto.

Também é importantíssimo utilizar equipamentos de proteção individual tais como luva, jaleco protetor, máscara e óculos. Isso porque a água sanitária quando em contato com as mucosas oculares pode trazer sérias complicações.

Além disso, dependendo da quantidade de água sanitária utilizada, o cheiro pode ficar insuportável, causar falta de ar e inviabilizar todo o procedimento de limpeza periódica da caixa d´água.

Após a aplicação do produto, deixe agir por algum tempo, em geral 2 horas ou mais a depender do tamanho da caixa d’água. Em seguida, seque as pequenas bolhas que ainda permanecem e após nova inspeção visual, inicie a reposição de água.

Para deixar a caixa d’água limpa é crucial manter uma rotina de avaliação da integridade estrutural do recipiente, analisar a formação de colônias de microrganismos e verificar qualquer alteração no fluxo e na limpidez da água. Além disso, é preciso programar essa atividade com antecedência, esvaziar o conteúdo de água e garantir que o procedimento será realizado corretamente.

Caso precise de uma ajuda para realizar a limpeza de sua caixa d’água, conte com uma equipe profissional e capacitada. Fale conosco e solicite um orçamento para limpeza.


Fortaleza Desentupidora

Desentupidora 24h em São Paulo.
R. Javaés, 626/630 São Paulo, SP
Tel: 0800-3333-3000

Atendimento premiado

Vencedora por 8 anos consecutivos do Prêmio Internacional Quality Brasil em atendimento.

Garantia de qualidade

Todos os nossos serviços oferecem prazo de garantia.

Sustentabilidade

Respeitamos o meio ambiente e nossos procedimentos incluem apenas descarte de esgoto em estabelecimentos credenciados.


Contato pelo WhatsApp